Resumo da semana: Tempo seco, noites frias e subida da temperatura máxima a partir de terça-feira
A primeira semana do outono será marcada por tempo geralmente seco, sem precipitação, noites frescas ou frias e subida da temperatura máxima entre terça-feira e o final da semana.

Chegada do outono a Portugal
No dia 22 de setembro de 2025 ocorrerá o equinócio de outono no hemisfério norte, um dos dois momentos do ano em que o Sol se encontra exatamente sobre a linha do equador celeste. Este fenómeno astronómico acontece devido à inclinação do eixo de rotação da Terra, de 23,5 graus, e à sua translação em torno do Sol. Durante o equinócio, os raios solares incidem de forma perpendicular ao equador terrestre, fazendo com que o dia e a noite tenham aproximadamente a mesma duração em todo o planeta, cerca de 12 horas cada. Embora o equilíbrio não seja matematicamente perfeito, uma vez que a refração atmosférica e o diâmetro aparente do Sol criam pequenas diferenças, esta data simboliza a passagem de um período de maior insolação para outro com menor disponibilidade de luz solar.
A partir do equinócio, no hemisfério norte, o Sol passa a nascer cada vez mais a sudeste e a pôr-se progressivamente a sudoeste, refletindo-se no encurtamento gradual da duração dos dias e no aumento das horas de escuridão. Esta tendência prolonga-se até ao solstício de inverno, em dezembro, quando o hemisfério norte estará inclinado ao máximo para longe do Sol.
Do ponto de vista climatológico e meteorológico, o equinócio de outono marca a transição de uma estação tipicamente quente e seca em Portugal para outra caracterizada por uma descida progressiva da temperatura média, por uma atmosfera mais instável que aumenta a ocorrência de frentes atlânticas, precipitação e fenómenos convectivos, e ainda por uma diminuição da insolação diária.

Início da semana fresco com noite fria de domingo para segunda
A noite de domingo para segunda promete um novo arrefecimento, com valores de temperatura mínima na ordem dos 3ºC na Guarda, 5ºC em Vila Real e Viseu, 6ºC em Bragança, 7ºC em Braga, 8ºC em Leiria e Coimbra, 9ºC em Beja, Viana do Castelo, Porto e Portalegre, 10ºC em Évora e Santarém, 11ºC em Setúbal, Castelo Branco e Aveiro, 13ºC em Lisboa, e 15ºC em Faro.
Toda a semana será marcada por períodos de céu pouco nublado ou limpo, e possibilidade para a formação de nevoeiro noturno. Não se espera precipitação, pelo menos, até sexta-feira.

A partir de terça-feira, espera-se uma breve subida gradual da temperatura máxima, especialmente no Centro e Sul.
Prevê-se que a temperatura mínima na terça-feira seja de 5°C em Leiria, Guarda e Bragança, 7°C em Braga e Vila Real, 8°C em Viana do Castelo, 10°C em Évora, Setúbal, Santarém, Coimbra e Viseu, 11°C em Aveiro e Porto, 12°C em Beja e Castelo Branco, 13°C em Portalegre, 14°C em Lisboa e 16°C em Faro.
Quanto à temperatura máxima, espera-se que atinja os 28°C em Beja, Évora e Santarém, 27°C em Faro, Setúbal e Lisboa, 26°C em Leiria e Braga, 25°C em Castelo Branco e Coimbra, 24°C em Portalegre, 23°C no Porto, Vila Real e Viseu, 22°C em Viana do Castelo e Bragança, 21°C em Aveiro e 18°C na Guarda.

Na quarta-feira, os termómetros deverão voltar a subir ligeiramente:
Prevê-se que a temperatura mínima seja de 6°C na Guarda, 7°C em Bragança, 8°C em Leiria, 9°C em Vila Real, 10°C em Coimbra, 11°C em Setúbal, Braga e Viseu, 12°C em Évora, Santarém, Aveiro e Viana do Castelo, 14°C em Beja e Castelo Branco, 15°C em Lisboa, Portalegre e Porto, e 17°C em Faro.
Quanto à temperatura máxima, espera-se que atinja 30°C em Évora e Santarém, 29°C em Beja, Setúbal, Lisboa e Leiria, 28°C em Coimbra, 27°C em Braga, 26°C em Faro, Portalegre, Castelo Branco e Porto, 25°C em Aveiro, 24°C em Viana do Castelo e Viseu, 23°C em Vila Real, 22°C em Bragança e 20°C na Guarda.
Tal como mencionado anteriormente, ao longo desta semana, as condições meteorológicas deverão manter-se estáveis, com predominância de céu pouco nublado ou mesmo limpo na maioria das regiões do país. Durante o período noturno e nas primeiras horas da manhã, existirá possibilidade de formação de nevoeiro, em especial em vales e locais mais abrigados e rurais, que tenderá a dissipar-se gradualmente ao longo da manhã. Quanto à precipitação, não se prevê a sua ocorrência pelo menos até sexta-feira, mantendo-se assim um cenário de tempo seco.

O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
André do Tempo recommends following real-time updates on digital platforms, including Facebook, Instagram, and TikTok. Explore our website and follow live satellite images, precipitation radar, and lightning detector (thunderstorms). You can also check the latest trends from weather models on the “Forecast Models” page available at andredotempo.pt. Stay updated with the main information from the Portuguese Institute for Sea and Atmosphere (IPMA) at ipma.pt.


