Resumo da semana: Agravamento do tempo a partir de terça-feira de Norte a Sul
A chegada de uma depressão isolada em altitude, denominada cut-off, vai mexer com as condições meteorológicas em Portugal continental ao longo desta nova semana.

No início da semana, a estabilidade atmosférica deverá predominar nas regiões do Norte e Centro. Pelo contrário, no Sul prevê-se maior nebulosidade ao longo do dia, com possibilidade de aguaceiros e trovoada, em especial na Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo e Algarve.
A temperatura mínima vai sofrer uma descida na noite e madrugada de domingo para segunda. Os termómetros deverão atingir 1ºC no ponto mais alto da Serra da Estrela, 2ºC em Bragança, 5ºC em Vila Real, Guarda e Braga, 7ºC em Viana do Castelo, 8ºC em Viseu, Castelo Branco e Coimbra, 9ºC em Leiria, 10ºC no Porto e em Aveiro, 11ºC em Santarém e Setúbal, 12ºC em Évora, 13ºC em Portalegre e Lisboa, 15ºC em Beja e 17ºC em Faro.

Na terça-feira tudo muda
A aproximação de uma depressão isolada em altitude vai provocar um agravamento das condições meteorológicas a partir da madrugada de terça-feira, com movimento de sudoeste para nordeste. Durante a madrugada e início da manhã, prevêem-se períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes, acompanhados de trovoada, sobretudo no litoral entre o Barlavento algarvio e o Oeste — ou seja, entre Sagres, o litoral alentejano, a Área Metropolitana de Lisboa e o Oeste.
Posteriormente, o agravamento deverá estender-se ao restante território continental ao longo do dia de terça-feira, originando períodos de chuva generalizada de Norte a Sul e possibilidade de trovoada. Não se exclui a ocorrência de inundações ou cheias, dado que um sistema atmosférico deste tipo está associado a elevados níveis de água precipitável.

Na quarta-feira, o núcleo desta depressão atmosférica deverá aproximar-se do território continental, já em fase de enfraquecimento. Assim, prevêem-se aguaceiros ou períodos de chuva e possibilidade de trovoada de Norte a Sul, com possibilidade de abertas, especialmente no Norte e Centro.
Por se tratar de uma massa de ar ameno e húmido, não são esperadas alterações significativas nas temperaturas.
Entre quinta e sexta-feira, é expectável a aproximação de uma frente fria de moderada a forte atividade, que deverá originar precipitação e possibilidade de trovoada, sobretudo nas regiões do Norte e Centro.

Dada a distância temporal ainda existente, o André do Tempo voltará a atualizar a previsão para o final da semana assim que se justificar.
O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
André do Tempo recommends following real-time updates on digital platforms, including Facebook, Instagram, and TikTok. Explore our website and follow live satellite images, precipitation radar, and lightning detector (thunderstorms). You can also check the latest trends from weather models on the “Forecast Models” page available at andredotempo.pt. Stay updated with the main information from the Portuguese Institute for Sea and Atmosphere (IPMA) at ipma.pt.


