Resumo da semana: Temporal de outono a meio da semana vai marcar o estado do tempo
Na madrugada de domingo para segunda-feira, e ao longo do dia de segunda-feira, dia 10, a chuva deverá surgir especialmente no litoral Norte e Centro, sob a forma de aguaceiros ou períodos de chuva. O tempo estará geralmente húmido de Norte a Sul, embora não haja previsão de precipitação para o Sul de Portugal continental.

Prevê-se que a temperatura mínima seja de 4°C na Guarda, 5°C em Bragança, 7°C em Castelo Branco e Évora, 8°C em Beja, Vila Real e Viseu, 9°C em Portalegre, 10°C em Santarém e Leiria, 11°C em Faro, 12°C em Setúbal, Lisboa, Coimbra, Porto, Viana do Castelo e Braga, e 13°C em Aveiro.
Quanto às temperaturas máximas, espera-se que atinjam 22°C em Setúbal, 21°C em Évora e Santarém, 20°C em Faro, Beja e Lisboa, 19°C em Leiria e Aveiro, 18°C em Braga e Coimbra, 17°C em Castelo Branco, 16°C no Porto e em Viana do Castelo, 15°C em Portalegre e Vila Real, e 14°C em Viseu e Bragança, descendo até aos 12°C na Guarda.

Na terça-feira, prevê-se a aproximação gradual de uma depressão atmosférica proveniente do Atlântico Norte, o que deverá originar um aumento da nebulosidade de Norte a Sul, a possibilidade de aguaceiros ou períodos de chuva dispersos e um aumento da intensidade do vento. As rajadas de vento deverão atingir até 75m/h no litoral Norte, e 85km/h nas montanhas do Norte e Centro.
Agravamento a partir de quarta-feira, dia 12
A aproximação de uma depressão atmosférica ao território de Portugal continental deverá conduzir a um agravamento das condições meteorológicas a partir de quarta-feira. Este tipo de sistema caracteriza-se por uma área de baixa pressão que favorece a formação de nuvens e o desenvolvimento de precipitação, muitas vezes acompanhada por vento moderado a forte.
No entanto, ainda persistem incertezas quanto à posição exata do centro da depressão e das frentes associadas, o que dificulta a definição das áreas mais afetadas pela chuva mais intensa. Pequenas variações na trajetória deste sistema poderão alterar significativamente a distribuição da precipitação no território.
De acordo com as tendências atuais dos modelos meteorológicos, é provável que uma frente fria associada à depressão apresente um movimento quase estacionário sobre parte do país. Esta situação poderá originar períodos de chuva forte e persistente, sobretudo em determinadas regiões, aumentando o risco de inundações e acumulações significativas de precipitação.

De acordo com as projeções atuais, entre quarta e quinta-feira, esta frente fria de movimento estacionário poderá originar precipitação persistente, em especial nas regiões do litoral, onde a chuva poderá ser contínua e intensa.

Vento forte poderá causar estragos
O vento deverá aumentar significativamente de intensidade entre quarta e quinta-feira, atingindo o pico entre a manhã de quarta e a madrugada de quinta para sexta-feira. As rajadas poderão ultrapassar os 110km/h, sobretudo no litoral, em áreas de relevo elevado e regiões montanhosas, onde a exposição ao fluxo atmosférico será maior.

Este evento atmosférico apresentará uma marcada componente de instabilidade, pelo que será provável a ocorrência de trovoadas concentradas, especialmente durante os períodos de maior atividade convectiva. O André do Tempo continuará atento à evolução.
O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
André do Tempo recommends following real-time updates on digital platforms, including Facebook, Instagram, and TikTok. Explore our website and follow live satellite images, precipitation radar, and lightning detector (thunderstorms). You can also check the latest trends from weather models on the “Forecast Models” page available at andredotempo.pt. Stay updated with the main information from the Portuguese Institute for Sea and Atmosphere (IPMA) at ipma.pt.


