Agosto de 2024
Agosto de 2024 foi marcado por tempo geralmente quente e reduzidos níveis de instabilidade atmosférica. Relembre alguns momentos ⬇️

Subida das temperaturas nos próximos dias – Interior volta a aproximar-se dos 40ºC
Espera-se uma nova subida das temperaturas durante este fim de semana de norte a sul, com as máximas próximas dos 40ºC em diversos pontos do interior de Portugal Continental.
Neste sábado, a temperatura máxima deverá rondar os 38ºC em Castelo Branco, 37ºC em Beja e Évora, 35ºC em Portalegre, 34ºC em Bragança e Vila Real, 33ºC em Faro, Santarém e Braga, 32ºC em Setúbal e Viseu, 31ºC na Guarda, 29ºC em Coimbra, 28ºC em Lisboa, 26ºC em Leiria e no Porto, 25ºC em Viana do Castelo e 24ºC em Aveiro.
O vento moderado a forte deverá manter-se principalmente na faixa do litoral e terras altas, em conjunto com a formação de nuvens baixas e/ou nevoeiros durante a noite e inícios de manhã sobretudo nas regiões. do litoral.

Há subida acentuada da temperatura na sexta feira, mas não por muito tempo
A atual massa de ar quente predominante na Península Ibérica deverá ganhar força na próxima sexta feira, provocando uma subida acentuada da temperatura máxima em Portugal Continental, sobretudo no interior norte e centro.
Esta subida acentuada da temperatura será temporária, estimando-se para já, uma nova descida no início da próxima semana.

Massa de ar quente expande-se para Portugal Continental a partir de hoje
Ao longo das próximas horas e sobretudo entre sexta e sábado, é esperada a expansão de uma massa de ar quente em Portugal Continental.
Será previsível uma subida acentuada das temperaturas principalmente nas regiões do interior norte e centro, onde se esperam valores até 42ºC a 43ºC em alguns locais dos distritos de Vila Real, Guarda, Viseu e Castelo Branco. Pinhão, no distrito de Vila Real, será uma das localidades mais quentes da Europa no final da semana, com os termómetros a atingirem até 44ºC.
Espera-se um aumento nos níveis de concentração de poeiras entre sábado e domingo, embora sem excessos.
As temperaturas voltam a descer no domingo, e de forma acentuada na segunda feira.

Temperaturas até 42ºC esta tarde em alguns locais dos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu e Castelo Branco
As próximas horas serão marcadas por uma subida acentuada da temperatura, principalmente no interior norte e centro de Portugal.
Os distrito de Vila Real, Bragança e Guarda já entraram em aviso vermelho, segundo a escala do IPMA, devido ao tempo extremamente quente.
O nevoeiro e as nuvens baixas deverão continuar a marcar presença, sobretudo no litoral oeste.
Espera-se uma nova subida das temperaturas para amanhã.

Nova descida das temperaturas para esta terça feira com possibilidade de chuva no norte e centro
A passagem de uma frente fria em fase de dissipação, irá provocar um aumento da nebulosidade de norte a sul de Portugal durante a próxima noite e madrugada, com possibilidade para a ocorrência de precipitação fraca nas regiões do norte e centro ao longo do dia desta terça feira, e períodos de céu nublado.
Esta superfície frontal poderá, ao final do dia (já de noite), provocar chuviscos no litoral oeste e Área Metropolitana de Lisboa, embora com reduzida possibilidade.
O vento deverá aumentar de intensidade ao longo do dia desta terça feira, especialmente no centro e sul, com rajadas até 60km/h nas terras altas e regiões montanhosas. As rajadas de vento mais intensas ocorrerão no período entre as 12h e as 19h.
Será de aguardar uma nova descida das temperaturas de norte a sul, com as máximas a rondarem os 23ºC no Porto, 26ºC em Lisboa, e os 30ºC no interior do Alentejo e Faro.
Em resumo: Esta terça feira será marcada por mais nuvens no norte e centro, com possibilidade de precipitação. Menos nebulosidade no restante território, mas com descida das temperaturas (em todo o território continental) e vento moderado a forte.

Chove intensamente em algumas regiões do litoral norte de Portugal
A frente fria prevista já chegou ao litoral norte de Portugal, onde está a ocorrer precipitação intensa em alguns locais.
A superfície frontal deverá desfazer-se ao longo das próximas horas, esperando-se possibilidade de aguaceiros no norte e centro e aumento da nebulosidade. Durante a próxima noite, possibilidade de chuviscos no litoral oeste e Área Metropolitana de Lisboa.
Espera-se uma subida gradual das temperaturas para amanhã, sendo acentuada na quinta feira.

Massa de ar quente já chegou – Temperaturas em subida acentuada
A massa de ar quente prevista já está em território continental de Portugal, principalmente no centro e sul, onde se espera uma subida acentuada das temperaturas ao longo dos próximos dias.
As máximas deverão aproximar-se hoje dos 40ºC nos distritos de Setúbal, Santarém, Évora, Portalegre e Beja.
As próximas noites serão mais amenas do que o habitual, com mínimas acima dos 23ºC a 24ºC em alguns locais dos distritos de Lisboa, Setúbal, Portalegre e Faro.
O vento, contudo, irá continuar a soprar moderado a forte, em especial no litoral e terras altas.

Novo aumento na intensidade do vento neste início de semana – Rajadas até 70km/h em alguns locais
O vento de norte irá voltar a aumentar de intensidade neste início de semana, principalmente no litoral de norte a sul, nas terras altas e regiões montanhosas.
De destacar o litoral oeste, a faixa costeira entre Lisboa e Setúbal, e Sagres, no distrito de Faro, onde as rajadas poderão atingir os 65km/h a 70km/h no período da tarde.
O nevoeiro e/ou as nuvens baixas continuarão a marcar presença no litoral oeste durante a noite e madrugada, com possibilidade de chuvisco, podendo estender-se temporariamente para outras regiões.
Espera-se uma ligeira descida das temperaturas no litoral de norte a sul. A temperatura máxima deverá chegar aos 37°C em Faro, 28°C em Lisboa e 25°C no Porto.

Descida das temperaturas esta quinta feira
A evolução da temperatura em Portugal Continental durante este verão tem sido marcada por altos e baixos, com descidas e subidas ao longo das semanas. Devido ao afastamento temporário da atual massa de ar quente e à entrada de uma bolsa de ar mais fresco, está prevista uma descida das temperaturas mínima e máxima para esta quinta feira em Portugal Continental.
A temperatura máxima esta quinta feira não deverá ultrapassar os 22ºC no Porto, em Aveiro e em Viana do Castelo, 23ºC em Leiria, 24ºC em Coimbra, 25ºC em Lisboa, 27ºC em Setúbal, 28ºC em Braga, Santarém, Guarda e Viseu, 29ºC em Faro e Portalegre, 30ºC em Vila Real, 32ºC em Beja, 33ºC em Évora, 34ºC em Bragança, e 35ºC em Castelo Branco.
As noites também vão sofrer uma queda na temperatura, principalmente de quinta para sexta, com mínimas até 8 a 9ºC em alguns locais do interior norte e centro, 14ºC no Porto, 16ºC em Lisboa, e 18ºC em Faro.
O vento irá continuar a marcar presença, sobretudo na faixa do litoral e nas terras altas, esperando-se um novo aumento na intensidade durante o fim de semana.

Sismo sentido em várias partes do país. Estima-se uma magnitude 5.9 na escala de Richter a Sudoeste de Lisboa.
Várias regiões de Portugal foram às 05h11 abaladas por um sismo de magnitude 5.3 na escala de Richter, localizado a Sul de Lisboa e a Oeste de Sines. Há registo de inúmeros relatos de objetos caídos e loiças partidas.
O sismo terá ocorrido a uma profundidade de 10,7 quilómetros, e terá sido sentido com maior intensidade na Área Metropolitana de Lisboa e Litoral Alentejano.

Setembro está a chegar e o tempo vai começar a mudar
O mês de Setembro é conhecido em Portugal pela transição meteorológica, muitas vezes associada ao regresso do tempo mais fresco, alguma chuva e trovoada. Parece que este ano não é exceção.
Uma depressão isolada em altitude deverá fazer uma aproximação a Portugal Continental a partir de quinta feira, prevendo-se um aumento dos níveis de instabilidade atmosférica.
Estima-se para já, o regresso de boas condições para a formação de trovoada e aguaceiros, e a entrada de uma vaga de poeiras vindas de África.
O tempo ameno/quente deverá, no entanto, continuar a marcar presença.

A noite passada foi fria em algumas partes do país!
A noite e a madrugada anteriores registaram uma descida da temperatura mínima, para valores abaixo dos 10ºC em diversos pontos do país, de norte a sul.
Carrazêda de Ansiães, no distrito de Bragança, bateu nos 6.0ºC no final da madrugada, tendo sido um dos locais mais frios do território. Mais a sul, na praia da Rainha, em Almada, a mínima rondou os 8.0ºC.
Segundo o IPMA, no Porto, a temperatura mínima rondou os 13ºC, em Lisboa os 14ºC em alguns locais, e em Faro os 21ºC.
Espera-se uma subida da temperatura durante a próxima noite e madrugada.