Abril de 2024
Abril de 2024
Abril de 2024 teve direito a poeiras, instabilidade atmosférica e temperaturas elevadas características desta altura do ano. Recorda-se da primavera do ano passado? Recorde alguns dos momentos do estado do tempo referentes a abril de 2024!

Esta terça feira vai ser marcada por períodos de chuva em especial no norte e centro
A passagem de uma superfície frontal fria irá provocar períodos de chuva esta terça feira em vários pontos do país.
Esperam-se períodos de chuva moderada no norte e centro principalmente entre o final da manhã e a tarde, podendo também ocorrer precipitação na Área Metropolitana de Lisboa e Alto Alentejo, embora com menor intensidade. Eventualmente para a noite poderá ocorrer chuva fraca no sul.
Está prevista queda de neve apenas nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
Espera-se uma pequena subida das temperaturas.

Uma nova vaga de poeiras em Portugal Continental entre sexta e sábado – centro e sul mais afectados
A circulação favorável Sudoeste – Nordeste irá impulsionar a entrada de uma massa de ar quente temporária e uma consequente vaga de poeiras vindas dos desertos de África.
Esta vaga de poeiras será mais notória no centro e sul, principalmente no interior, e terá um pico no final do dia de sexta feira.
Espera-se uma subida acentuada da temperatura máxima na sexta feira, e uma nova descida no sábado.

Dia de poeiras e possibilidade de trovoada
Os níveis de concentrações de poeiras encontram-se elevados durante o dia deste sábado, em especial nas regiões do centro e sul.
Ao longo do dia e durante a próxima noite haverá possibilidade para a ocorrência de trovoada e aguaceiros em qualquer parte do território.
A temperatura deverá descer.

Possibilidade de trovoada esta noite
É expectável a formação de aguaceiros e trovoada durante a próxima noite e madrugada, especialmente no período entre as 23h e as 06h da manhã. A instabilidade deverá progredir de Sudoeste para Nordeste, iniciando-se no Alentejo e Área Metropolitana de Lisboa, e progredindo para o centro e norte durante a madrugada.
Mais uma vez, e devido à imprevisibilidade da situação, sugere-se o acompanhamento em tempo real do radar de precipitação do IPMA e das plataformas digitais do André do Tempo.
Espera-se uma descida da temperatura mínima.

Uma das notícias mais aguardadas por alguns dos nossos seguidores
Segundo as atuais tendências dos modelos meteorológicos, será expectável a subida em latitude de uma massa de ar quente vinda de África a partir de quinta feira, provocando um aquecimento natural dos dias.
Os termómetros deverão ultrapassar pela primeira vez este ano os 30°C em diversos pontos do país.

Esta tarde os termómetros deverão atingir até 31ºC em algumas localidades do centro e sul
O dia de hoje marca o regresso do tempo quente em Portugal Continental, com a temperatura máxima a chegar aos 30ºC em vários pontos do país.
A próxima noite será mais amena, com a temperatura mínima a rondar os 16ºC no Porto, em Lisboa e em Faro.

Tarde de verão em Portugal Continental: Pinhão, no distrito de Vila Real, tem a temperatura mais elevada!
De acordo com os últimos dados do IPMA, a localidade de Pinhão, no distrito de Vila Real, regista a temperatura mais elevada da tarde em Portugal Continental, com a máxima a rondar os 32°C a 33°C*.
No centro e sul, em Mora, no distrito de Évora, Santarém, e em algumas localidades de Lisboa, os termómetros encontram-se acima dos 31°C.

A trovoada da Primavera está de regresso já esta semana a algumas regiões de Portugal!
O aumento significativo das temperaturas, traduz-se muitas vezes numa atmosfera mais instável. A trovoada da Primavera acontece habitualmente entre os meses de Abril e Junho, prolongando-se por vezes até ao final do verão, e é comum durante os períodos das tardes sobretudo nas regiões do interior.
Tudo indica que a partir da próxima sexta feira a instabilidade atmosférica associada a depressões isoladas irá regressar a Portugal Continental, dando início à época de trovoadas.

Surpresa: Temperaturas voltam a descer durante a próxima semana
O movimento retrógrado de uma massa de ar frio vinda de Nordeste, deverá provocar uma descida generalizada das temperaturas a partir do início da próxima semana em Portugal Continental.
Esta massa de ar frio será, ao que tudo indica para já, geralmente seca.

Possibilidade de trovoada entre as próximas horas e a tarde deste sábado
As próximas horas, a próxima noite e o dia deste sábado, serão favoráveis para a formação e crescimento de células convectivas, capazes de produzir aguaceiros fortes e trovoada concentrada.
Esta possibilidade será maior na região centro de Portugal, na Área Metropolitana de Lisboa, Ribatejo e no interior do Alentejo.

A noite foi de trovoada no centro de Portugal, e Leiria não escapou. Obrigado Bruno Ferreira pelo registo!
Espera-se mais instabilidade atmosférica ao longo do dia de hoje, especialmente na região centro, no Ribatejo, Área Metropolitana de Lisboa e Alentejo.

Atualidade: Desenvolvimento de novas trovoadas a atingir nas próximas horas a Área Metropolitana de Lisboa, Ribatejo e Alto Alentejo
A instabilidade atmosférica deverá permanecer até ao final da tarde.

Noites novamente mais frias a partir de hoje – Temperatura mínima vai atingir os 0°C em alguns pontos do interior norte e centro
A entrada gradual de uma massa de ar mais fresco, irá provocar uma descida gradual das temperaturas ao longo dos próximos dias, sobretudo da mínima.
Já durante a próxima madrugada (esta noite), esperam-se valores até 0°C em alguns locais mais abrigados e rurais do interior norte e centro, 10°C no Porto, e 13°C em Lisboa e em Faro.
No ponto mais alto da serra da Estrela serão de esperar -2°C.
Perspectiva-se a entrada de uma massa de ar frio a partir de quinta feira.

Está com saudades? Chuva regressa esta sexta feira sobretudo ao norte e centro de Portugal
Um centro de baixas pressões irá atingir o território continental de Portugal ao longo dos próximos dias, alterando significativamente as condições meteorológicas.
Já esta sexta feira está prevista a passagem de uma superfície frontal, que deverá provocar aguaceiros ao longo do dia no norte e centro, com um aumento na intensidade e frequência a partir da tarde. A frente fria irá chegar à Área Metropolitana de Lisboa e ao Alto Alentejo ao final da tarde e início de noite, prevendo-se períodos de chuva principalmente no período entre as 19h de sexta e a 01h da madrugada de sábado.
No Baixo Alentejo e no Algarve, é expectável a ocorrência de aguaceiros fracos principalmente na madrugada de sexta para sábado.
Devido à entrada de uma massa de ar frio, espera-se queda de neve no norte e centro acima dos 1400 metros de altitude a partir da tarde.
O vento irá aumentar de intensidade a partir da tarde de sexta, com rajadas até 60km/h nas terras altas e litoral.

Entrada de massa de ar frio em Portugal Continental
As próximas horas continuarão a ser marcadas pela entrada gradual de uma massa de ar frio em Portugal Continental.
A temperatura máxima voltará a descer esta sexta feira, com 11ºC previstos para a Guarda, 15ºC para o Porto, 17ºC para Lisboa e 18ºC para Faro.
O aumento na intensidade do vento, principalmente durante a tarde de sexta feira, irá elevar a sensação de frio, com desconforto térmico em algumas regiões.

Hoje a noite é de acentuado arrefecimento! O ponto mais alto de Portugal Continental vai atingir -4°C
A temperatura mínima voltará a cair durante a próxima madrugada, atingindo -4°C no ponto mais alto da Serra da Estrela, – 1°C em Bragança, 1°C na Guarda, 2°C em Vila Real, 4°C em Braga, Viseu e em Portalegre, 5°C em Castelo Branco e Évora, 6°C em Viana do Castelo, Beja e em Leiria, 7°C no Porto, Setúbal e Coimbra, 8°C em Aveiro e Santarém, e 9°C em Lisboa e em Faro.
Possibilidade para a formação de gelo e geada em alguns locais do interior norte e centro.

Frente fria atravessa Portugal Continental ao longo das próximas horas
A superfície frontal fria prevista irá atravessar o território continental de Portugal ao longo das próximas horas.
Esperam-se períodos de chuva, principalmente nas regiões do norte e centro, na Área Metropolitana de Lisboa, e no Alto e Litoral Alentejo, sobretudo no período entre as 12h e as 17h.
Está prevista a entrada de uma massa de ar frio a partir da tarde de norte para sul – ou mais concretamente de noroeste para sudeste.
Perspectiva-se queda de neve no norte e centro acima dos 1000 metros de altitude a partir do final do dia.
Publicar comentário