Dezembro de 2023
Dezembro de 2023 foi marcado por uma grande variabilidade meteorológica em Portugal Continental, refletindo a típica transição sazonal entre o outono e o inverno. O mês apresentou padrões meteorológicos que influenciaram significativamente diversas regiões do país, com destaque para precipitações por vezes intensas, temperaturas dentro ou abaixo da média histórica e episódios de nevoeiro e gelo. Veja em baixo algum conteúdo do André do Tempo relativo a dezembro de 2023:
Frente fria nas próximas horas vai provocar precipitação por vezes forte
Espera-se a passagem de uma frente fria durante as próximas horas e durante a noite, inicialmente nas regiões do Norte e Centro, prolongando-se ao longo da noite para a Área Metropolitana de Lisboa e Alto Alentejo, e chegando ao Algarve e Baixo Alentejo durante a madrugada e/ou início de manhã, embora mais enfraquecida.
A precipitação deverá atingir um pico de intensidade na região do Porto no período compreendido entre as 21h e as 22h, na região de Lisboa entre as 23h e as 00h, e em Faro entre as 06h e as 08h da manhã.
Esta segunda feira será marcada por períodos de céu nublado com abertas e uma pequena subida das temperaturas.
Frentes quente e fria vão atravessar Portugal Continental – Vem aí mais chuva
A partir das próximas horas e ao longo de toda a madrugada e dia de amanhã serão de esperar períodos de chuva por vezes forte nas regiões do Norte e Centro, com um aumento da intensidade do vento principalmente no litoral e nas terras altas. As rajadas deverão atingir até 80km/h.
A precipitação estender-se-á à Área Metropolitana de Lisboa e Alto Alentejo a partir do meio do dia desta quinta feira, tendo um período de maior intensidade a meio da tarde.
Seguidamente, no Baixo Alentejo e no Algarve, está prevista precipitação principalmente no final da tarde, embora de um modo geral fraca a moderada.
Possibilidade para a ocorrência de trovoada dispersa em qualquer parte do território continental.
Esta situação será causada pela passagem de uma frente quente seguida de uma fria, ambas associadas a uma depressão localizada a Noroeste de Lisboa.
Perspectiva-se uma subida das temperaturas esta quinta feira, com uma nova descida na sexta feira.
Frente quente vai deixar períodos de chuva fraca ou chuviscos nas próximas horas e durante a noite
A precipitação em geral fraca a moderada irá cair durante as próximas horas principalmente no Norte e Centro, e chegando à Área Metropolitana de Lisboa durante a noite.
A temperatura terá a tendência de subir já durante a noite.
Massa de ar frio já entrou em Portugal Continental – A noite de hoje vai ser mais fria
A entrada de uma massa de ar frio polar irá provocar uma descida da temperatura mínima durante a noite de hoje e a próxima madrugada.
Os próximos dias serão marcados por céu geralmente limpo, vento fraco e formação de nevoeiro e neblina. Possibilidade para geada sobretudo no interior norte e centro.
Sensação térmica esta noite vai atingir os -10ºC no Interior Norte e Centro, -3ºC no Porto e 0ºC em Lisboa
Sensação térmica refere-se à combinação entre a temperatura real do ar, humidade relativa do ar e velocidade do vento, e indica a temperatura aparente sentida na pele.
Para a próxima madrugada espera-se uma sensação térmica mínima na ordem dos -10ºC em diversas localidades do Interior norte e centro, -3ºC no Porto e 0ºC em Lisboa.
No vale do rio Tejo e na Península de Setúbal, por exemplo, alguns locais poderão bater nos -4ºC a -5ºC aparentes.
Espera-se formação de nevoeiro sobretudo no interior norte e centro, península de Setúbal, vale do Tejo e Sado, e Alentejo. Possibilidade para gelo e geada.
Trancoso, no distrito da Guarda, começa o dia com nevoeiro, temperaturas abaixo de 0°C e sincelo (gelo).
Obrigado Susana Fonseca pela fotografia!
Próximas horas com possibilidade de chuva congelada nos distritos de Bragança, Guarda e Vila Real
Durante as próximas horas e o dia desta quarta feira poderão ocorrer aguaceiros em qualquer parte do território continental de Portugal, associados a uma frente fria em fase de dissipação.
A precipitação poderá, durante esta noite, ocorrer de forma congelada nos distritos de Bragança, Guarda e Vila Real. O que isso significa?
Chuva congelada ocorre quando a neve que cai da nuvem passa por uma camada de ar mais quente, com temperatura acima de 0°C. Depois, volta a encontrar uma camada de ar frio, e recongela antes de chegar ao chão.
Natal frio, com possibilidade de geada/gelo e nevoeiro
Os próximos dois dias irão sofrer uma descida das temperaturas em todo o território continental de Portugal, tanto das máximas como das mínimas.
O domínio do anticiclone irá permitir, nos próximos dias, a persistência de tempo geralmente pouco nublado ou limpo, com possibilidade para a formação de geada e/ou gelo sobretudo nas regiões do interior norte e centro.
Espera-se formação de nevoeiro e/ou nuvens baixas principalmente no interior norte e centro, e no centro e sul – com destaque para a Área Metropolitana de Lisboa, vale do Tejo e Sado, e Alentejo.
As noites serão frias, com a temperatura mínima a atingir até -5ºC em algumas localidades do interior norte e centro, 2ºC no Porto, 3ºC em Lisboa e 5ºC em Faro. Tendência para inversão térmica, com localidades abrigadas, rurais e de baixa altitude de qualquer distrito com valores de mínima abaixo de 0ºC.
Passagem de ano sem chuva de Norte a Sul – Mas a noite vai ser mais fria do que as anteriores!
O tempo nublado vai manter-se, no entanto, não se espera precipitação para a noite de passagem do ano em Portugal Continental. Está prevista formação de nevoeiro, sobretudo durante a madrugada de 31 para 01.
A noite de passagem do ano vai ser mais fria do que as anteriores: A temperatura na meia noite da passagem do ano deverá rondar 1ºC na Guarda, 2ºC em Bragança e Viseu, 4ºC em Castelo Branco, Leiria e Vila Real, 6ºC em Évora e Santarém, 7ºC em Braga e Setúbal, 8ºC em Aveiro, Porto e Viana do Castelo, 9ºC em Lisboa, Beja e Portalegre, e 10ºC em Coimbra e Faro. A temperatura mínima será registada depois, entre as 04h e as 07h.
Publicar comentário