Fevereiro de 2024
Fevereiro de 2024 foi caracterizado por entradas de ar frio em Portugal Continental, períodos de precipitação intensa e alguma neve nas montanhas do Norte e Centro. Veja em baixo algum conteúdo do André do Tempo relativo a fevereiro de 2024:

Aviso à tripulação: Inverno regressa dentro de uma semana com chuvas e tempestades
Tudo indica que a partir dos dias 8/9 de Fevereiro a precipitação estará de regresso a Portugal Continental com a chegada de baixas pressões e massas de ar instáveis características desta época.
Segundo as atuais atualizações dos modelos meteorológicos, a precipitação poderá regressar e manter-se durante grande parte do mês de fevereiro.

Imagem de satélite atual, onde é visível o predomínio de altas pressões atmosféricas e poucas nuvens em Portugal
Espera-se continuação de estabilidade atmosférica durante os próximos dias, com uma ligeira e gradual descida das temperaturas.
Possibilidade para a formação de nevoeiro noturno.

Antes da chuva, vem aí mais poeiras de África
A circulação favorável irá permitir a entrada de nebulosidade e poeiras vindas dos desertos de África, ou seja, de Sul/Sudoeste.
Espera-se uma pequena descida das temperaturas em grande parte do território, exceto no Algarve: Termómetros atingem até 23°C no início da semana.

Temporal à vista: quinta feira há previsão de chuvas e ventos fortes de norte a sul de Portugal Continental
A precipitação regressa esta semana a Portugal Continental, estando previsto um agravamento das condições meteorológicas na quinta feira.
Entre terça e quarta feira já poderão ocorrer aguaceiros no norte e centro.

Possibilidade de aguaceiros durante a tarde e a noite de hoje na Área Metropolitana de Lisboa e no litoral norte e centro
Espera-se um agravamento das condições meteorológicas de norte a sul a partir de quinta feira.

Quinta Feira é dia de agravamento do estado do tempo!
O enfraquecimento do anticiclone e a consequente chegada de uma depressão, irão provocar um agravamento das condições meteorológicas a partir de quinta feira.
Será expectável precipitação forte de norte para sul (ou mais concretamente de noroeste para sudeste), e ventos fortes com rajadas que deverão ultrapassar os 100km/h em diversos pontos do país.
Esta situação será causada inicialmente pela passagem de uma superfície frontal fria de forte atividade, contendo no seu pós frontal uma bolsa de ar frio, que deverá provocar uma descida das temperaturas.

Depressão Karlotta aproxima-se de Portugal Continental
Está previsto um agravamento do estado do tempo a partir da próxima madrugada (de norte para sul), começando por um aumento gradual da intensidade do vento e, mais tarde, com a chegada de precipitação forte.
O vento deverá aumentar de intensidade a partir das 00h.

Vento aumenta de intensidade a partir das próximas horas: Rajadas podem ultrapassar os 100km/h esta quinta feira
Espera-se um aumento gradual da intensidade do vento a partir das próximas horas e sobretudo a partir da próxima madrugada em todo o território continental de Portugal.
O período crítico com a velocidade do vento mais intensa deverá ocorrer entre as 09h da manhã desta quinta feira e as 17h da tarde. As rajadas poderão ultrapassar os 100km/h especialmente nas regiões do litoral (quanto mais próximo do mar maior a intensidade), e nas regiões de maior altitude.
Espera-se um novo agravamento da intensidade do vento na tarde de sexta feira.
Sugere-se uma maior atenção ao arrastamento de objetos soltos para as vias rodoviárias ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas.

Frente fria aproxima-se de Portugal Continental – Possibilidade de inundações localizadas durante os próximos dias
Uma superfície frontal fria de forte atividade associada a uma depressão localizada a Noroeste, irá provocar precipitação forte e por vezes persistente em Portugal Continental durante o dia desta quinta feira.
A precipitação deverá começar a cair já a partir do início desta noite no litoral norte, progredindo ao longo da madrugada para a restante região (norte) e para o centro do país. Ao longo da manhã, a precipitação deverá chegar à Área Metropolitana de Lisboa e Alto Alentejo e Litoral, e durante a tarde ao Baixo Alentejo e Algarve.
Para referência, o período crítico com a maior quantidade e persistência de precipitação deverá ocorrer, na cidade do Porto, entre as 10h da manhã e as 14h da tarde, na cidade de Lisboa entre as 12h e as 16h, e na cidade de Faro entre as 17h e as 00h.
Em qualquer parte do território poderão ocorrer acumulados de precipitação bastante significativos, traduzindo-se em possíveis inundações e cheias locais.
Sugerimos a limpeza de sarjetas e de sistemas de escoamento.

Chuva aumenta de intensidade durante as próximas horas no centro e sul de Portugal
Nas próximas horas e até ao final do dia está previsto um aumento da intensidade e persistência da precipitação especialmente no centro e sul de Portugal. Possibilidade de inundações.
O vento deverá diminuir de intensidade ao final da tarde, exceto no Sul: Rajadas podem ultrapassar os 100km/h na faixa costeira do Algarve e nas regiões montanhosas.

Frente oclusa nas próximas horas traz mais chuva e ar frio
Espera-se mais precipitação forte e ocorrência de trovoada durante as próximas horas em Portugal Continental, com menor intensidade no Sul.
Está prevista a entrada de uma massa de ar frio que irá provocar uma descida das temperaturas ao longo da tarde e noite de hoje.

Massa de ar frio a partir das próximas horas
A deslocação do atual centro de baixas pressões para a direção leste irá culminar numa injeção de ar frio em Portugal Continental a partir das próximas horas e este sábado.
Espera-se continuação de ocorrência de aguaceiros em qualquer parte do território continental, que poderão ser de granizo.
Prevê-se queda de neve ao longo do dia de hoje acima dos 1300 metros de altitude, e este sábado acima dos 900/1000 metros no norte e centro.

Nova frente quente vai trazer mais chuva ao final do dia
Uma nova frente quente deverá provocar um novo período de precipitação a partir do final da tarde e durante a próxima noite, principalmente na região centro de Portugal, e durante a noite e madrugada no norte e Área Metropolitana de Lisboa.
Possibilidade de trovoada pontual. A temperatura vai sofrer uma nova subida durante a próxima noite em todo o território continental.

Subida acentuada da temperatura amanhã: Dia com temperaturas elevadas e poeiras de África
A subida da temperatura prevista para esta quarta feira será mais acentuada na Área Metropolitana de Lisboa, Vale do Tejo e litoral alentejano, norte e centro. São expectáveis valores de temperatura máxima até 24ºC a 26ºC. A circulação favorável irá permitir a entrada de uma vaga de poeiras de África.
Serão de esperar aguaceiros e trovoada a partir da tarde e durante a noite de quarta para quinta, com uma menor e reduzida possibilidade no Algarve e Baixo Alentejo.
Mapa referente à variação de temperatura máxima entre o dia de hoje e o de amanhã.

Uma nova pausa na chuva em Portugal Continental!
A subida em latitude de um anticiclone irá originar, mais uma vez, a uma pausa na precipitação em Portugal Continental – salvas exceções pontuais como no dia desta sexta feira, em que poderão ainda ocorrer aguaceiros fracos no norte e centro.
Por isso, não está prevista precipitação significativa em nenhuma região do continente pelo menos até dia 21 de Fevereiro.
Ao longo dos próximos dias espera-se uma subida gradual da temperatura máxima, e uma descida da mínima. Os valores deverão ultrapassar os 20ºC especialmente no centro e sul.

Massa de ar frio polar a partir de quinta feira: o que se sabe para já?
A partir de quinta feira está prevista uma mudança drástica no estado do tempo em Portugal Continental, com a chegada de uma massa de ar frio polar, acompanhada por vento forte, alguma precipitação e neve.
A descida em latitude de um vale depressionário irá deslocar o presente anticiclone para leste e para oeste, fazendo com que o território continental seja atingido por baixas pressões atmosféricas.
Sabe-se para já, que a massa de ar polar irá entrar na região norte de Portugal a partir das 11h de quinta feira, deslocando-se gradualmente para sul, entrando em Lisboa a partir das 17h e em Faro das 20h.
A massa de ar frio será acompanhada por aguaceiros, que deverão ocorrer principalmente no norte, centro e Área Metropolitana de Lisboa, podendo ser acompanhados por granizo e trovoada.
A precipitação será de neve no norte e centro acima dos 1000 metros de altitude, podendo descer a cota para os 800 metros na sexta feira.
O vento deverá aumentar consideravelmente de intensidade com o decorrer do dia de quinta feira.

Massa de ar frio entra em Portugal Continental a partir das próximas horas
A passagem de uma frente fria está a provocar atualmente precipitação moderada no norte e centro, progredindo ao longo das próximas horas para o restante território.
Deverá chegar a Lisboa entre as 15h e as 16h, e a Faro entre as 19h e as 21h, estando prevista precipitação em geral fraca a moderada.
A temperatura deverá descer acentuadamente após a sua passagem, culminado com a chegada do pós frontal, e traduzindo-se em aguaceiros e queda de neve nas montanhas do norte e centro.

Neve acaba de chegar ao Gerês!
Regista-se atualmente queda de neve nos pontos mais altos da Serra do Gerês. É expectável ocorrência de neve durante a noite de hoje nas montanhas do norte e centro acima dos 900 metros de altitude.
A temperatura atual no ponto mais alto da Serra da Estrela ronda -1°C.

Aguaceiros aumentam de intensidade nas próximas horas exceto no Sul
Durante a noite de hoje espera-se um aumento na intensidade e frequência dos aguaceiros, podendo ser acompanhados por trovoada e granizo, sobretudo no norte, centro, Área Metropolitana de Lisboa e Alto Alentejo.
A neve deverá continuar a cair nas montanhas do norte e centro acima dos 800 metros de altitude.

A noite de hoje vai ser mais fria: chuva faz pausa nos próximos dias
Está previsto um arrefecimento noturno ao longo das próximas horas, sendo de esperar uma noite mais fria do que o habitual comparativamente com as últimas semanas.
Aguarda-se uma temperatura mínima na ordem de -1°C na Guarda e Viseu, 0°C em Bragança, 2°C em Vila Real, Castelo Branco e Portalegre, 3°C em Braga, 4°C em Évora, 5°C em Viana do Castelo, Coimbra, Leiria e
Beja, 6°C no Porto, 7°C em Setúbal e em Faro, e 8°C em Lisboa, Santarém, e Aveiro.
A sensação térmica será reduzida em todo o território continental devido ao vento forte, que deverá persistir principalmente no litoral.
A chuva fará uma nova pausa durante pelo menos dois dias, perspectivando-se tempo soalheiro no dia de amanhã, com alguma nebulosidade principalmente no litoral norte.

Massa de ar frio já se faz sentir em Portugal Continental
A massa de ar frio prevista já predomina na Península Ibérica, resultando numa descida das temperaturas e num aumento da intensidade do vento.
A sensação térmica* é reduzida devido ao vento forte, prevendo-se que ronde durante a próxima noite os -15°C no ponto mais alto da Serra da Estrela, 2°C no Porto, e 4°C em Lisboa e em Faro.
*sensação térmica é a temperatura sentida na pele conjugada pelos fatores da temperatura do ar, velocidade do vento e humidade do ar. Não corresponde à temperatura real do ar.

Nova massa de ar frio já está a entrar em Portugal Continental – Vento aumenta de intensidade nas próximas horas
Espera-se um aumento na intensidade do vento durante as próximas horas em todo o território continental de Portugal, com maior incidência nas regiões do litoral e terras altas. As rajadas poderão ultrapassar os 90km/h, em especial no período entre as 14h e as 18h.
A temperatura irá entrar em processo de descida gradual. Aliada ao vento forte, a sensação térmica será reduzida.

Espera-se um agravamento das condições meteorológicas no sábado!
Sucessivos sistemas frontais irão cruzar o território continental no sábado, havendo portanto uma previsão de agravamento do estado do tempo de norte a sul.
Tudo aponta para um sábado geralmente nublado em todo o território continental de Portugal, períodos de chuva, queda de neve no norte e centro acima dos 800/1000 metros de altitude, e um aumento na intensidade do vento.
Perspetiva-se a entrada de uma nova massa de ar frio polar!
Publicar comentário