Janeiro de 2024 – Parte I
Janeiro de 2024 foi caracterizado por uma anomalia positiva de temperatura, ou seja, foi um início de ano com temperaturas acima da média, e precipitação igualmente acima da média de Norte a Sul. Veja em baixo alguns conteúdos do André do Tempo relativos a janeiro de 2024:
A passagem lenta de uma superfície frontal fria e de linhas de instabilidade associadas, irá provocar precipitação persistente durante as próximas horas e a próxima noite no norte, centro, Área Metropolitana de Lisboa – que engloba Lisboa e Setúbal -, e alto Alentejo.
Perspectiva-se a formação de lençóis de água e possibilidade de inundações.
Frente fria em movimento para o Sul do país
Espera-se precipitação persistente durante as próximas horas na Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo Litoral e Alto Alentejo, devendo chegar ao Algarve e Baixo Alentejo para a tarde/noite, embora mais fraca.
Espera-se uma descida da temperatura mínima durante a próxima noite.
A passagem de duas novas frentes irá provocar mais precipitação, e a seguir, a entrada de uma massa de ar frio polar.
Está prevista uma possibilidade para a ocorrência de precipitação durante a próxima noite e a manhã desta quinta feira em qualquer parte do território continental de Portugal, com vento geralmente fraco a moderado e períodos de céu nublado.
Devido à passagem de uma nova frente fria, espera-se mais precipitação a partir da manhã no litoral norte, progredindo para a restante região (norte) ao início da tarde, e para o centro e Área Metropolitana de Lisboa a partir da tarde. A frente fria deverá chegar ao Sul no final da tarde, embora já enfraquecida, com possibilidade de precipitação fraca.
Após a sua passagem, perspetiva-se a entrada de uma massa de ar frio polar, provocando uma descida das temperaturas de norte a sul, e um aumento da intensidade do vento sobretudo nas regiões do litoral.
O pós frontal (depois da passagem da frente) terá uma atividade moderada a forte, esperando-se aguaceiros por vezes fortes, que poderão ser de neve acima dos 1000 a 1200 metros de altitude, possibilidade de granizo e trovoada dispersa, principalmente no norte, centro e Área Metropolitana de Lisboa – em especial na noite de quinta para sexta.
Durante as próximas horas espera-se a passagem de uma frente fria pelo Baixo Alentejo e Algarve e, mais a norte, o deslocamento gradual de uma nova superfície frontal de norte para sul.
Está prevista a entrada de uma massa de ar frio a partir da tarde, juntamente com aguaceiros por vezes fortes, podendo ser de granizo e acompanhados por trovoada sobretudo no norte, centro e Área Metropolitana de Lisboa. Espera-se também queda de neve no norte e centro acima dos 1000 a 1200 metros de altitude.
O vento vai aumentar de intensidade durante a noite especialmente no litoral.
Início de semana marcado por chuva, vento forte e tempo frio de norte a sul
A passagem de uma superfície frontal irá provocar uma nova alteração nas condições meteorológicas em Portugal Continental.
Para esta segunda feira está previsto tempo geralmente nublado, com períodos de chuva sobretudo entre a tarde e o início de noite e descida das temperaturas. Espera-se queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo a cota de neve para 900/1000 metros a partir do final do dia no interior norte.
O vento deverá aumentar de intensidade no período compreendido entre 10h da manhã e as 21h da noite, sobretudo nas zonas montanhosas e litoral do Centro e Sul. As rajadas irão atingir até 70km/h.
A temperatura máxima deverá rondar os 9ºC a 10ºC em Lisboa, 11ºC no Porto e 14ºC em Faro.
A passagem de uma superfície frontal irá provocar precipitação persistente durante as próximas horas de norte a sul, sobretudo na região centro, Área Metropolitana de Lisboa e Alto Alentejo.
A temperatura durante a tarde de hoje deverá rondar os 7ºC a 8ºC em Lisboa, 9ºC no Porto e 13ºC em Faro
Tarde de neve na Serra da Estrela
Esperam-se períodos de neve durante as próximas horas acima dos 1600 metros de altitude. A sensação térmica no ponto mais alto de Portugal Continental ronda atualmente os -5°C.
Dados MeteoEstrela.
O frio vai dar lugar a uma massa de ar húmida e amena a partir de sábado: cresce a possibilidade para trovoadas
Está prevista uma subida das temperaturas a partir de sábado, com a máxima a ultrapassar os 20ºC em algumas localidades do centro e sul de Portugal.
Será expectável a chegada de uma massa de ar húmida e amena, que trará tempo nublado, com precipitação e uma maior possibilidade para trovoadas.
Massa de ar húmida e amena já chegou: Aguaceiros e possibilidade de trovoada a partir das próximas horas e nos próximos dias
A aproximação de uma depressão (centro de baixas pressões atmosféricas) a Portugal Continental irá provocar uma alteração nas condições meteorológicas durante os próximos dias.
A partir das próximas horas e durante o dia deste sábado será de esperar tempo geralmente nublado de norte a sul, com ocorrência de aguaceiros e possibilidade para trovoada em especial nas regiões do norte, centro e Área Metropolitana de Lisboa.
As temperaturas vão manter uma tendência de subida, com as máximas a atingirem os 20ºC no domingo em algumas localidades dos distritos de Beja, Setúbal e Évora.
As condições para tempo com características tropicais e trovoadas deverão manter-se durante a próxima semana.
Apesar do tempo nublado, a temperatura máxima vai chegar este fim de semana aos 22ºC em algumas localidades do centro e sul de Portugal
Durante os próximos dias, a temperatura máxima deverá atingir até 22ºC em algumas localidades dos distritos de Beja, Setúbal, Évora e Faro.
Será expectável a continuação de ocorrência de aguaceiros e possibilidade de trovoada especialmente nas regiões do norte, centro e Área Metropolitana de Lisboa.
Chuva, vento forte e trovoada: Agravamento do estado do tempo a partir do início de tarde de amanhã de norte a sul!
Uma depressão localizada a Noroeste e com um sistema frontal de forte atividade associado, irá provocar um agravamento das condições meteorológicas em Portugal Continental a partir do final da manhã e/ou início de tarde desta terça feira.
Espera-se a passagem de linhas de instabilidade e de uma frente fria ao longo da tarde e noite desta terça feira, de norte a sul e do litoral para o interior – sem exceção -, estando prevista precipitação forte e um aumento significativo das rajadas de vento.
O vento vai sofrer um aumento substancial ao longo da manhã de terça, tendo um pico a partir da tarde e até ao final do dia de quarta feira. Perspectivam-se rajadas até 100 a 110km/h em qualquer parte do território.
Existirá forte possibilidade para a formação e ocorrência de trovoada principalmente no período compreendido entre a tarde de terça e a tarde de quarta feira.
Depressão Irene a caminho de Portugal Continental
Os primeiros sinais desta tempestade deverão fazer-se sentir a partir da próxima madrugada com um aumento da intensidade do vento.
Está previsto um agravamento das condições meteorológicas a partir do início da tarde desta terça feira em todo o território continental de Portugal.
Sugere-se a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e uma maior atenção ao arrastamento de objetos soltos para as vias rodoviárias ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas.
Rajadas de vento até 110km/h dentro de 24 horas
Espera-se um aumento da intensidade do vento a partir da próxima madrugada, tendo um pico no período compreendido entre o final de tarde de terça e a madrugada de quarta feira.
Estão previstas rajadas até 100 a 110km/h em qualquer parte do território, com especial atenção para as regiões montanhosas e faixa costeira de norte a sul.
Os distritos de Setúbal, Lisboa, Leiria, Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo serão dos mais afectados pela forte intensidade do vento.
Sucede-se a formação de trovoada e chuva forte nas próximas horas em qualquer parte do território continental de Portugal
As próximas horas serão as mais favoráveis à formação e desenvolvimento de trovoada e precipitação forte. Atenção para a Península de Setúbal: Nova linha intensa de instabilidade a caminho, com possibilidade de granizo e fenómenos extremos de vento.
Noite de trovoada no Barreiro, distrito de Setúbal. Obrigado António Pinto pelo registo!
Vem aí um novo agravamento do estado do tempo principalmente no centro e sul
O núcleo de uma depressão irá progredir sobre Portugal Continental na sexta feira, no entanto, os efeitos deverão fazer-se sentir a partir da tarde desta quinta feira sobretudo no centro e sul.
Espera-se portanto um agravamento das condições meteorológicas, com previsão de precipitação por vezes forte e persistente, ocorrência de trovoada e rajadas de vento fortes.
Publicar comentário