Março de 2024
Março de 2024 foi caracterizado por instabilidade atmosférica, temperaturas geralmente abaixo da média, períodos com precipitação intensa e depressões atmosféricas. Veja em baixo algum conteúdo do André do Tempo relativo a março de 2024:

Bolsa de ar frio está a entrar em Portugal Continental – Está a nevar em alguns locais do norte acima dos 600 metros de altitude!
As próximas horas serão marcadas por uma descida da temperatura, vento moderado a forte, aguaceiros e possibilidade de neve no norte acima dos 500 metros de altitude e no centro acima dos 700/800 metros.
A massa de ar frio terá um pico de predominância em Portugal Continental durante a próxima noite.

A calma antes da tempestade: hoje é dia de sol em Portugal Continental
Para esta terça feira está previsto céu geralmente pouco nublado de norte a sul, com uma pequena subida da temperatura máxima.
Possibilidade reduzida de aguaceiros pontuais nas zonas montanhosas do norte e centro.
Aguarda-se um agravamento das condições meteorológicas na madrugada de quarta para quinta.

Vai nevar com muita intensidade a partir de quinta feira no norte e centro
A entrada de uma massa de ar frio húmida, irá permitir a ocorrência de queda de neve intensa e prolongada em diversas localidades e montanhas do norte e centro de Portugal.
As altitudes com maiores acumulações de neve ainda estão por apurar, no entanto, sabe-se para já que montanhas como Gerês e Serra da Estrela poderão vir a acumular mais de 1 metro (100cm) em apenas 3 a 4 dias.

Tempestades estão a 800 km de Portugal Continental – Agravamento a partir da próxima noite
Espera-se um aumento gradual da nebulosidade ao longo das próximas horas de norte a sul.
A massa de ar instável deverá entrar em território continental a partir da noite – do litoral para o interior.

Os próximos dias vão ser marcados por precipitação e vento forte, frio, queda de neve e trovoada
A passagem de sucessivos sistemas frontais associados a diversas depressões atlânticas, irá culminar num período instável durante os próximos dias em Portugal Continental. Pelo seu teor imprevisível, sugerimos o acompanhamento em tempo real no IPMA e no André do Tempo.
Para a próxima noite e madrugada está prevista a passagem de 2 frentes frias, que deverão provocar o regresso da precipitação do litoral para o interior, gradualmente. A chuva deverá começar a cair em forma de aguaceiros já a partir das 21/22h em toda a faixa costeira a Norte de Setúbal, incluindo a Área Metropolitana de Lisboa, litoral oeste, e litoral norte e centro.
Com o decorrer da noite, a precipitação por vezes forte deverá prolongar-se para o restante território, atingindo também Faro e todo o interior sul a partir das 05h da madrugada.
É expectável a ocorrência de trovoada e granizo, sendo o último principalmente durante o dia de quinta feira.
O vento deverá aumentar de intensidade a partir das próximas horas, podendo ultrapassar os 85km/h, em especial a partir do final da madrugada.
A entrada de uma massa de ar frio, irá impulsionar uma descida da temperatura e queda de neve no norte e centro acima dos 900/1000 metros de altitude.

A noite passada foi de trovoada em vários pontos do país, e Lisboa não escapou. A possibilidade de trovoada mantém-se nos próximos dias.
Obrigado Saul Monteiro pela fotografia!

Próximas horas com novo agravamento do estado do tempo
Expectável para a próxima noite e madrugada a ocorrência de aguaceiros fortes, possibilidade de granizo e trovoada. O vento deverá aumentar de intensidade, principalmente na Área Metropolitana de Lisboa, litoral oeste, e regiões do norte e centro.
Ocorrência de queda de neve em qualquer parte do território continental acima dos 900 metros de altitude, descendo a cota no norte e centro durante a madrugada para 700/800 metros.

Norte e centro de Portugal acordam brancos, depois de uma noite de neve
A neve caiu com intensidade ao longo de toda a noite no norte e centro, geralmente acima dos 800/900 metros de altitude.
Fotografia captada há instantes na serra da Montemuro, acima dos 1000 metros de altitude, por Aurélio Vieira.

Podem ocorrer aguaceiros de neve em algumas serras do centro e sul entre esta noite e amanhã de manhã
Está prevista queda de neve ao longo desta noite e o dia deste sábado no norte e centro, em altitudes superiores a 450/550 metros. Mas não é tudo: no centro e sul também poderão cair aguaceiros de neve.
A possibilidade de aguaceiros de neve/flocos nas serras do centro e sul está incluída na serra da Lousã, serra do Açor, serra da Malcata, serra da Gardunha, serra de Ossa, serra da Freita, serra de Montemuro, serra do Caramulo, serra de Montejunto, serra de Aires e Candeeiros, serra de São Mamede e serra de Monchique.
Esta possibilidade existirá no período compreendido entre as 03h da madrugada e as 15h da tarde deste sábado, sendo mais elevada (chances de ocorrência) apenas nos pontos mais elevados em altitude.

A neve já está a cair nos pontos mais altos da serra alentejana
Verifica-se atualmente queda de neve nos pontos mais altos da serra de São Mamede, no distrito de Portalegre, Alto Alentejo.
Durante as próximas horas mantém-se a possibilidade de queda de neve acima dos 800/900 metros de altitude, sobretudo no norte e centro.

Cidade da Guarda, há instantes
Obrigado Ana Godinho pela fotografia!

Queda de granizo pinta de branco a serra de Montejunto, no distrito de Lisboa
A possibilidade para queda de neve a partir das próximas horas ficará restrita ao norte e centro, e para altitudes superiores a 1000 metros.
Obrigado Raquel Vitorino pela partilha!

Este é o resultado do nevão dos últimos dias no ponto mais alto de Portugal Continental. Quantidades consideráveis de acumulação de neve! Obrigado Mancha – Instrutor Snowboard e Ski – Serra da Estrela pela fotografia!

Apesar das nuvens, o próximo domingo promete ser o dia mais quente do ano até ao momento
Devido à subida em latitude de uma massa de ar quente, está prevista uma subida das temperaturas ao longo do próximo fim de semana.
As atuais tendências mostram temperaturas até 28°C em algumas localidades do centro e sul de Portugal no domingo.
A nebulosidade deverá, no entanto, aumentar significativamente.

Possibilidade de aguaceiros mantém-se nas próximas horas
O tempo nublado deverá manter-se durante os próximos dias, com uma subida acentuada da temperatura principalmente no domingo.
Antevê-se temperaturas até 28°C em algumas localidades do centro e sul

Temperatura dispara este domingo: Máximas até 28ºC em algumas localidades do centro e sul de Portugal
A temperatura máxima este domingo deverá sofrer uma subida, para valores até 26ºC a 28ºC em algumas localidades do centro e sul de Portugal, como Alcácer do Sal (Setúbal) e Vendas Novas (Évora).
Os termómetros deverão atingir 24ºC em Lisboa, 22ºC em Faro e 20ºC no Porto.
O tempo geralmente nublado irá permanecer.

Vaga de poeiras de África esta segunda feira no centro e sul de Portugal
Uma vaga de poeiras vindas dos desertos de África irá condicionar o estado do tempo no centro e sul de Portugal esta segunda feira.
Espera-se ainda ocorrência de aguaceiros e trovoada nas regiões montanhosas do interior norte e centro durante a tarde, com tempo geralmente nublado de norte a sul.
A temperatura máxima deverá bater nos 27ºC a 28ºC em algumas localidades dos distritos de Faro e Beja, 24ºC em Lisboa e 21ºC no Porto.

Elevados níveis de poeiras de África a partir de quinta feira
Devido a um fluxo de sul induzido por uma depressão isolada, está previsto um aumento nos níveis de poeiras de África a partir do final do dia de quarta feira, prolongando-se pelo menos até ao fim de semana.
Espera-se que a qualidade do ar piore ao longo dos dias, com elevados níveis de partículas inaláveis devido às nuvens de poeira. Os dias com maiores concentrações deverão ocorrer entre sexta e segunda feira.
Esta será uma das vagas de poeiras de África mais intensa dos últimos 2 anos.

Elevada carga de poeiras de África a partir das próximas horas
Está prevista, a partir das próximas horas, a entrada de uma vaga intensa de poeiras vindas dos desertos de África, atingindo Portugal Continental de norte a sul.
Esta carga elevada de poeiras irá marcar presença principalmente entre 20h de hoje e as 06h da madrugada de segunda feira.
Para esta tarde, possibilidade ainda para a ocorrência de aguaceiros e trovoada especialmente no centro e sul.

Massa de ar frio abrupta chega esta segunda feira – Descida muito acentuada das temperaturas
A chegada de uma massa de ar frio de forma abrupta irá provocar uma descida muito acentuada das temperaturas em relação aos últimos dias.
Esta massa de ar deverá começar a entrar a partir do início da manhã desta segunda feira no norte, progredindo para o restante território continental ao longo do dia.
Às 15h da tarde espera-se que a temperatura ronde os -2ºC no ponto mais alto da Serra da Estrela, 11ºC no Porto, 13ºC em Lisboa e 18ºC em Faro.
O vento deverá aumentar de intensidade ao longo do dia, soprando moderado a forte a partir do final da manhã e atingindo rajadas até 80km/h em especial no litoral e nas regiões montanhosas de norte a sul. O aumento na intensidade do vento irá gerar uma sensação térmica reduzida.
A passagem de uma superfície frontal fria irá resultar no regresso de precipitação, inicialmente sob a forma de aguaceiros dispersos sobretudo no norte e centro, esperando-se que a partir do final do dia aumentem de intensidade e frequência em qualquer parte do território. Possibilidade para trovoada e granizo.
A neve deverá regressar a partir do início da tarde acima dos 1400 metros de altitude, descendo a cota aos longo do dia para 500/600 metros de altitude.
Publicar comentário