Nova depressão atmosférica entre domingo à noite e terça feira
Mais instabilidade atmosférica a partir de domingo à noite
Uma nova depressão atmosférica fará a sua aproximação a Portugal Continental a partir da noite de domingo, prevendo-se instabilidade atmosférica até terça feira.
A instabilidade com aguaceiros e trovoada deverá surgir a partir da noite e madrugada de domingo para segunda, especialmente na Área Metropolitana de Lisboa e Litoral Alentejano.
Reforçamos que situações de instabilidade atmosférica são extremamente imprevisíveis, significando que as condições atmosféricas instáveis podem variar significativamente de um local para outro. Isto reflete que, enquanto num determinado ponto pode ocorrer chuva intensa e trovoada, a poucos quilómetros de distância o tempo pode manter-se estável e seco.
Esta depressão atmosférica será o resultado de uma tempestade subtropical em enfraquecimento, e que está a afectar os Açores este fim de semana.
O processo de formação de uma depressão pós-tropical começa quando um ciclone tropical se desloca para águas mais frias. Quando isso acontece, a energia do sistema diminui, e a tempestade começa a perder a sua estrutura característica. Este processo pode ser acelerado pela interação com a terra, que interrompe a circulação do ar quente e húmido que alimenta a tempestade. À medida que a temperatura do mar diminui, a estrutura do ciclone muda, dando origem a características típicas de sistemas extratropicais, como frentes frias e quentes. É nesse ponto que a depressão pós-tropical pode começar a gerar fenómenos meteorológicos significativos.
Publicar comentário