Chuva faz pausa a partir desta quarta feira
O verão de São Martinho* vai começar a dar os primeiros sinais já esta quarta feira, com a previsão de períodos de céu pouco nublado e uma subida da temperatura máxima.
Depois de vários dias com precipitação por vezes persistente, espera-se agora uma pausa com o regresso de algum sol e até dias ainda mais amenos.
Esta quarta feira terá uma temperatura máxima na ordem dos 25ºC em Braga, Évora, Setúbal, Leiria e Santarém, 24ºC em Beja e Coimbra, 23ºC em Lisboa, Aveiro e Porto, 22ºC em Faro, Viana do Castelo e Castelo Branco, 21ºC em Portalegre e Viseu, 20ºC em Bragança e Vila Real, e 16ºC na Guarda.
De igual forma, a temperatura mínima também não deverá sofrer uma grande oscilação comparativamente com os últimos dias. A atual massa de ar é amena e propícia a temperaturas dentro ou acima da média, e ainda humidade elevada.
A massa de ar amena traz consigo um alto conteúdo de vapor de água. Este vapor, em contacto com superfícies frias ou quando há uma perda de calor rápida durante a noite, condensa rapidamente, formando nevoeiro espesso. A humidade elevada aumenta a densidade do nevoeiro e torna-o mais persistente. Estas massas de ar tendem a criar uma camada estável de ar sobre a superfície, o que limita a circulação vertical e “aprisiona” o nevoeiro próximo ao solo. Esta estabilidade impede que o nevoeiro se dissipe rapidamente, especialmente nas manhãs, quando o ar permanece calmo e as temperaturas não sobem de forma significativa.
O que é o verão de São Martinho?
O “verão de São Martinho” tem lugar por volta do dia 11 de novembro, em que se celebra o dia de São Martinho. Nesta altura, é frequente ocorrer uma breve interrupção das condições meteorológicas típicas do outono — marcadas por temperaturas mais reduzidas, chuva e aumento da nebulosidade — dando lugar a um período de tempo mais seco e ameno. Este aquecimento repentino e temporário é o que se considera um “período de verão” fora da estação tradicional, sendo um fenómeno típico de várias regiões da Europa Ocidental e Mediterrânea.
Do ponto de vista meteorológico, o “Verão de São Martinho” pode ser explicado pela ocorrência de anticiclones, áreas de alta pressão que se posicionam sobre a Península Ibérica ou em regiões adjacentes. Estes anticiclones são comuns nesta época do ano e provocam uma estabilização da atmosfera, impedindo a formação de nuvens e a entrada de massas de ar húmido e frio. Como resultado, temos dias com céu limpo e temperaturas acima da média para o mês de novembro.
Esse padrão de alta pressão mantém a humidade e a precipitação afastadas, permitindo que o sol brilhe com mais intensidade e elevando as temperaturas. Este aumento da temperatura pode ser significativo, especialmente nas regiões do interior de Portugal, onde os termómetros podem subir vários graus acima da média para esta altura do ano.
Segundo a lenda de São Martinho, quando este cavaleiro romano partilhou o seu manto com um mendigo durante uma tempestade, a chuva parou e o sol brilhou, aquecendo o ambiente como num dia de verão.
1 comentário