Melhoria das condições meteorológicas
A instabilidade atmosférica está a perder força, mas… ⬇
Há um mas: A depressão atmosférica causadora da instabilidade dos últimos dias, está agora a perder força e a afastar-se lentamente para a direção Sudoeste.
Este fim de semana já será mais estável e com mais períodos de sol, no entanto, a possibilidade de aguaceiros pontuais e de trovoada mantém-se, sobretudo na Área Metropolitana de Lisboa, no Algarve e na região Centro do país.
Espera-se uma subida da temperatura máxima este domingo, para valores até 25ºC em alguns locais do território continental de Portugal.
Espera-se uma temperatura máxima (no domingo) a rondar os 24ºC em Braga, Aveiro e Setúbal, 23ºC no Porto, em Leiria e Santarém, 22ºC em Viana do Castelo, Coimbra, Beja e Faro, 21ºC em Portalegre, Lisboa e Évora, 20ºC em Viseu e Castelo Branco, 19ºC em Bragança, 18ºC em Vila Real e 16ºC na Guarda.
Espera-se, no entanto, uma descida gradual da temperatura mínima de Norte a Sul, para valores dentro da média para a altura do ano.
Com a estabilização atmosférica e a presença de um anticiclone (mesmo que temporário), torna-se comum observar noites estáveis e mais frias, favoráveis ao fenómeno da inversão térmica. Este fenómeno ocorre quando, durante a noite, o solo arrefece rapidamente devido à ausência de nebulosidade, transferindo o calor para a atmosfera. O ar próximo ao solo torna-se mais frio do que as camadas de ar acima, criando uma inversão na distribuição normal da temperatura.
A inversão térmica é mais frequente em vales ou zonas abrigadas e rurais, onde o ar frio, por ser mais denso, se acumula. Estas condições podem levar ao aumento da humidade relativa, formação de nevoeiros e acumulação de poluentes, especialmente em áreas urbanas.
Publicar comentário