Regime de aguaceiros e trovoada de Norte a Sul – Noites voltam a arrefecer

Regime de aguaceiros em Portugal Continental
Previsão de rajadas de vento durante a madrugada de terça para quarta

Depressão atmosférica? Vamos saber mais…

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera tem comunicados lançados:

Portugal Continental: GAROE é o nome atribuído pelo IPMA (Delegação Regional dos Açores) a uma depressão que estava centrada em 40°N 24°W às 12:00UTC do dia 20 de janeiro. Esta depressão tem um sistema frontal associado, que começou a afetar o estado do tempo em Portugal continental hoje, dia 20 de janeiro, com precipitação persistente e por vezes forte, em especial na região Sul. 

Prevê-se a continuação de ocorrência de precipitação, por vezes forte, e que poderá ser acompanhada de trovoada e ocasionalmente de granizo a partir da próxima noite, situação que se deverá manter até dia 22. 

Prevê-se ainda vento do quadrante sul que irá aumentar gradualmente de intensidade, em especial no litoral e terras altas, onde as rajadas poderão atingir 75 km/h no dia 22. 

Salienta-se igualmente o aumento gradual da agitação marítima, com ondas de sudoeste com 4 a 5 metros, que poderão atingir temporariamente 5 a 5,5 metros de altura significativa no dia 22 a sul do Cabo Carvoeiro. 

Por este motivo foram já emitidos avisos para precipitação e agitação marítima.

Açores: A depressão GAROE, com um sistema frontal associado, nomeada a 17/01/2025 pelo IPMA ? Delegação Regional dos Açores, encontrar-se-á, às 18 UTC de domingo (19 de janeiro), centrada a 43.36º N 29.85º W, ou seja, a cerca de 500 km a norte/noroeste do Grupo Central, com uma pressão no seu centro de 985 hPa. 

Prevê-se que a depressão GAROE provoque precipitação em todo o Arquipélago, que poderá ser por vezes FORTE. Prevê-se o aumento da intensidade do vento, a soprar de oeste rodando gradualmente para norte, com rajadas até 110 km/h em todos os Grupos. 

Em relação à agitação marítima, são esperadas ondas de oeste passando a norte, que poderão atingir os 7 a 9 m de altura significativa no Grupo Ocidental, e os 7 a 8 metros de altura significativa nos Grupos Central e Oriental.
A influência desta depressão Garoe deverá continuar a sentir-se até dia 21 de janeiro (terça-feira).

Madeira: GAROE é o nome atribuído pelo IPMA (Delegação Regional dos Açores) a uma depressão que estava centrada em 40°N 24°W às 12:00UTC do dia 20 de janeiro. Esta depressão tem um sistema frontal associado, que começou a afetar o estado do tempo no arquipélago da Madeira no dia 20 de janeiro, com precipitação por vezes forte. 

Prevê-se a continuação de ocorrência de precipitação, que poderá ser por vezes forte até ao dia 22. Prevê-se ainda vento de sudoeste por vezes forte, com rajadas que poderão atingir 110 km/h nas terras altas da ilha da Madeira até à tarde de dia 21. 

Salienta-se igualmente o aumento gradual da agitação marítima, com ondas do quadrante oeste que poderão atingir 6 metros de altura significativa, e os 11 metros de altura máxima no dia 21. 

Por este motivo foram já emitidos avisos precipitação, rajada e agitação marítima, e recomenda-se o acompanhamento desta situação meteorológica e a atualização das previsões e avisos.

Publicar comentário