Mais nuvens este fim de semana e possibilidade de aguaceiros especialmente no domingo
O sol e a estabilidade atmosférica chegaram, mas não por muito tempo: A verdade é que estamos no inverno, e por isso, as nuvens e o risco de chuva estão de regresso este fim de semana.
Este sábado será marcado por céu em geral muito nublado, com algumas abertas no interior e na região Sul, especialmente até ao fim da manhã. Haverá possibilidade para a ocorrência de períodos de chuva fraca, que serão mais prováveis no litoral oeste e, a partir da tarde, na região Norte. O vento deverá soprar fraco a moderado, até 30 km/h. Contudo, poderá soprar por vezes forte (até 50 km/h) ao longo da faixa costeira ocidental, a sul do Cabo Carvoeiro, e nas terras altas das regiões do Centro e Sul, especialmente após o meio da tarde. Existe também possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do interior, bem como a formação de geada, especialmente nas regiões do Norte e Centro. A temperatura máxima deverá registar uma ligeira subida, particularmente no interior.
A temperatura mínima prevista para a madrugada de sábado deverá rondar os 0ºC em Bragança, 2ºC na Guarda, em Castelo Branco, em Évora, e em Beja, 3ºC em Vila Real, em Viseu, e em Braga, 4ºC em Faro, em Setúbal, em Portalegre, em Leiria, e em Santarém, 5ºC em Coimbra, 6ºC em Viana do Castelo, e no Porto, e 7ºC em Aveiro e em Lisboa.
Domingo será inicialmente marcado por céu em geral muito nublado, com a nebulosidade a diminuir no final do dia. Espera-se a ocorrência de períodos de chuva, que irão gradualmente passar a aguaceiros, começando no norte e estendendo-se para sul. Nos pontos mais elevados das serras do Norte e Centro, acima dos 900/1000 metros de altitude, a precipitação será em forma de neve. O vento deverá soprar fraco a moderado, com intensidade até 30 km/h, vindo do quadrante norte, mas soprando de forma moderada a forte no litoral oeste, com rajadas que poderão atingir até 65 km/h, a partir do início da manhã, e também nas terras altas. Será ainda possível a formação de neblina ou nevoeiro durante a manhã. Em alguns locais do interior Norte e Centro, poderá ocorrer geada. A temperatura mínima deverá sofrer uma pequena subida, especialmente na região Sul.
Frente oclusa em fase de dissipação no domingo

Uma frente oclusa em fase de dissipação ocorre quando o processo de oclusão atinge a sua fase final, caracterizando-se pela diminuição da intensidade da interação entre as massas de ar e pela perda de organização do sistema meteorológico. Durante esta fase, a frente oclusa começa a perder a sua capacidade de gerar precipitação significativa, e a diferença de temperatura entre as massas de ar quente e frio vai desaparecendo progressivamente.
Numa frente oclusa em fase de dissipação, a frente fria já ultrapassou completamente a frente quente, e a zona de contacto entre as massas de ar tende a se alargar, resultando numa diminuição da concentração de nuvens e da instabilidade atmosférica. A precipitação, que inicialmente poderia ter sido forte e associada a aguaceiros, começa a diminuir ou desaparecer. No entanto, pode ainda haver algumas nuvens baixas e períodos de chuva mais fraca ou intermitente, embora com menos intensidade do que nas fases anteriores da oclusão.
O vento também começa a perder força, e as condições de tempo tornam-se mais estáveis, embora ainda possam ocorrer variações temporárias no tempo. A dissipação de uma frente oclusa é frequentemente acompanhada por uma estabilização das condições meteorológicas.
A previsão atual aponta para ocorrência de aguaceiros no domingo, sendo de neve nas regiões montanhosas do Norte e Centro acima dos 900/1000 metros de altitude.

O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
Publicar comentário