Novos períodos de chuva e trovoada durante os próximos dias – Primavera começa com tempo de inverno
A chuva continua sem dar tréguas, e promete continuar a cair durante os próximos dias. Até ao fim de semana, serão de esperar novos períodos de chuva, por vezes forte, e condições para trovoada de Norte a Sul.

Para quinta feira é esperado vento moderado a forte, com um aumento na intensidade a partir da tarde especialmente no Algarve, no Litoral e nas regiões montanhosas de Norte a Sul. Prevê-se uma manhã com algumas abertas, e possibilidade para aguaceiros. A partir da tarde, uma nova faixa de precipitação associada a uma depressão atmosférica, fará uma passagem pelo continente, deixando períodos de chuva ou aguaceiros fortes e possibilidade de trovoada, inicialmente no Centro e Sul (a partir do início da tarde), progredindo para Norte.
Prevê-se queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, podendo a cota descer temporariamente para 1200/1300 metros no Norte e Centro.
Leia o comunicado emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera:
“MARTINHO é o nome atribuído pelo IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) a uma depressão que às 00UTC de dia 20 de março se prevê estar centrada aproximadamente em 39.5°N e 13.0°W, com uma pressão atmosférica no seu centro de 981hPa, influenciando o estado do tempo em Portugal continental entre os dias 19 e 21.
Assim, prevê-se ocorrência de precipitação persistente e por vezes forte a partir do final da tarde de dia 19, inicialmente no litoral a sul do Cabo Carvoeiro, estendendo-se gradualmente para as restantes regiões do Sul e Centro. Até dia 21, o acumulado total de precipitação deverá variar entre 70 e 100 mm nas regiões Centro e Sul, podendo ser localmente superior no litoral Centro. Esta precipitação poderá ser de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, baixando a cota para os 1200/1400 de altitude metros no dia 21.
O vento irá aumentar de intensidade, soprando de sul/sueste com rajadas que poderão atingir valores da ordem dos 80 a 90 km/h, em especial no litoral, e 110 a 120 km/h nas terras altas.
A agitação marítima também irá aumentar, esperando-se ondas de sudoeste com 4 a 5 metros a sul do Cabo Carvoeiro e 3 a 4 metros a norte do referido cabo.
Devido a esta situação meteorológica foram já emitidos avisos de nível amarelo para agitação marítima, bem como avisos de nível laranja para vento e para precipitação.
Primavera começa no dia 20 de março
A Primavera é uma das quatro estações do ano e marca a transição entre o inverno e o verão. No Hemisfério Norte, inicia-se este ano a 20 de março, sendo o equinócio da primavera, e termina a 21 de junho, no solstício de verão.
O início da Primavera está diretamente relacionado com a inclinação do eixo da Terra e a sua movimentação em torno do Sol. No equinócio da primavera, o Sol cruza a linha do equador celeste, resultando num fenómeno astronómico onde o dia e a noite têm duração aproximadamente igual. Os dias tornam-se progressivamente mais longos e as temperaturas tendem a subir gradualmente, preparando o caminho para o verão.
Durante esta estação, há um aumento na incidência da radiação solar e uma redistribuição térmica na atmosfera, o que contribui para mudanças no clima e para a renovação da natureza.
Tendo em conta a incerteza na evolução da depressão MARTINHO aconselha-se o acompanhamento das atualizações das previsões e dos avisos meteorológicos.”

Na sexta feira, novas frentes vindas de oeste provocarão períodos de chuva e um aumento na intensidade do vento. Desta vez, aguarda-se a entrada de uma massa de ar frio ao longo do dia, e depois durante o dia de sábado.
Massa de ar frio entra na sexta feira ao longo do dia
A entrada de uma massa de ar frio vai fazer com que as temperaturas voltem a descer e a neve regresse a diversas montanhas do Norte e Centro. Esta entrada de ar frio deverá acontecer a partir do final da tarde de sexta, prolongando-se pelo fim de semana.

O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
Publicar comentário