Noites mais frias a partir de hoje em Portugal Continental
Após a passagem da frente fria prevista, o momento atual é de uma maior estabilidade atmosférica e, por consequência da entrada de uma massa de ar mais frio, de uma descida da temperatura mínima ao longo dos próximos dias.
A superfície frontal fria provocou precipitação forte em diversos locais do país, com acumulados superiores a 50mm no Litoral Norte, e em localidades como Leiria e Coimbra. A estação meteorológica Porto, Serra do Pilar (IPMA), registou cerca de 20mm no total deste evento, enquanto a estação Lisboa, Tapada da Ajuda, acumulou mais de 30mm de precipitação. Em Faro, os acumulados rondaram os 2mm.
É altura agora para uma maior estabilização atmosférica, mas com noites mais frias
O que se segue agora? Vem aí mais estabilidade, com menos chuva e noites mais frias. A estabilização atmosférica será causada por um afastamento temporário dos centros de baixas pressões, não só em Portugal, como em boa parte da Europa. Será esta uma bonança antes do real inverno?
Após a passagem de uma frente fria, é comum observar um processo de estabilização atmosférica, caracterizado por mudanças significativas nas condições meteorológicas. Este fenómeno ocorre devido à substituição de uma massa de ar quente e húmida por uma massa de ar frio e mais seco, trazida pela frente fria.
Quando a frente fria avança, o ar quente, menos denso, é forçado a subir, resultando em formação de nuvens e precipitação intensa. Após a passagem da frente, o sistema frontal afasta-se, e a massa de ar frio estabiliza a atmosfera.
A estabilização atmosférica acontece porque o ar frio que substitui o ar quente tem uma densidade superior, o que impede a formação de correntes ascendentes necessárias para o desenvolvimento de nuvens de grande porte. Assim, o céu torna-se mais limpo, com pouca nebulosidade. As condições tornam-se mais estáveis, muitas vezes acompanhadas de uma queda adicional de temperatura, especialmente durante a noite, devido à perda de calor para a atmosfera, e ventos que podem ser moderados a fracos, dependendo da intensidade da frente.
Além disso, a humidade relativa do ar tende a diminuir, uma vez que o ar frio é geralmente mais seco. Contudo, em algumas regiões, pode ocorrer a formação de nevoeiro ou geada, sobretudo em áreas baixas ou onde o ar frio se acumula. Estas condições persistem até que outro sistema meteorológico, como uma nova frente ou uma zona de baixa pressão, interfira.
As próximas noites deverão sofrer uma descida da temperatura, para valores próximos dos 0ºC em alguns locais do Interior Norte e Centro, e abaixo dos 10ºC em boa parte do território continental.
A madrugada de segunda para terça deverá contar com uma mínima na ordem dos 2ºC na Guarda, 3ºC em Bragança, 4ºC em Viseu e Castelo Branco, 5ºC em Vila Real, 6ºC em Évora e Portalegre, 7ºC em Coimbra, 8ºC em Beja, Setúbal, Santarém e Leiria, 9ºC em Braga, 10ºC em Viana do Castelo e Lisboa, 11ºC no Porto, em Aveiro e Faro.
A noite mais fria da semana acontecerá de terça para quarta, com valores mínimos até 1ºC na Guarda, 2ºC em Bragança, 3ºC em Castelo Branco, Vila Real e Viseu, 4ºC em Coimbra, 5ºC em Évora, Portalegre e Santarém, 6ºC em Braga e Setúbal, 7ºC em Beja e Leiria, 8ºC em Lisboa, 9ºC em Aveiro, Viana do Castelo e no Porto, e 10ºC em Faro.
Os próximos dias serão pautados por períodos de céu pouco nublado, possibilidade de aguaceiros pontuais no Norte, e formação de nevoeiro noturno.
Publicar comentário