Temperatura máxima volta a subir nos próximos dias
Temperatura máxima até 25ºC em alguns pontos do Centro e Sul do país ☁
A subida em dorsal do anticiclone e de uma massa de ar ameno, vão provocar uma subida da temperatura máxima ao longo dos próximos dias, especialmente no Centro e Sul de Portugal Continental.
A temperatura mais elevada durante os próximos dias deverá ser registada entre os distritos de Setúbal e o Litoral Alentejano, com valores até 25ºC em alguns locais como Alcácer do Sal (distrito de Setúbal ) e Odemira (distrito de Beja).
A temperatura mínima também deverá subir, sobretudo de quinta para sexta feira.
Espera-se uma aumento gradual da nebulosidade ao longo do dia de quinta feira, com ocorrência de precipitação a partir da noite no Litoral Norte, Centro, e Oeste.
A subida em dorsal do anticiclone é um fenómeno meteorológico em que uma área de alta pressão atmosférica se expande para latitudes mais altas, formando uma espécie de crista ou extensão nos mapas meteorológicos.
Este fenómeno está associado a condições de tempo estável, céu pouco nublado e subida das temperaturas, especialmente em regiões sob influência direta da dorsal. O ar dentro desta estrutura desloca-se de forma descendente, o que impede a formação de nuvens e favorece períodos de tempo seco. Em Portugal, a subida em dorsal do anticiclone pode desviar sistemas de baixa pressão e favorecer a chegada de massas de ar mais amenas ou quentes, provocando subidas da temperatura, particularmente no verão ou em situações de bloqueio atmosférico.
Publicar comentário