Massa de ar frio polar chega a partir deste fim de semana
A massa de ar frio vai entrar em Portugal Continental a partir da tarde deste sábado ❄
Uma massa de ar frio polar ártico vai dar entrada em Portugal Continental a partir da tarde deste sábado, de Norte para Sul.
O ar frio em altitude começará por entrar no Gerês e em Chaves a partir do meio da manhã de sábado, progredindo para a restante região Norte e para o Centro do país ao longo da tarde. A bolsa de ar frio descerá em latitude ao longo da noite e madrugada de sábado para domingo, chegando ao Algarve (extremo Sul) no domingo.
O vento vai aumentar de intensidade ao longo do dia de sábado, atingindo rajadas até 85km/h no litoral, especialmente Centro e Oeste, e nas regiões montanhosas de Norte a Sul.
O vento forte deverá provocar uma redução na sensação térmica*, prevendo-se valores abaixo de 5ºC em praticamente todo o território durante a madrugada de domingo.
Para referência, na madrugada de sábado para domingo, a sensação térmica deverá atingir valores abaixo de -10ºC no ponto mais alto da Serra da Estrela, 4ºC no Porto e em Faro e 2ºC em Lisboa.
Esta bolsa de ar frio contém um teor geralmente seco, e por isso, não se espera precipitação significativa entre a tarde de sábado e domingo, contudo, poderão ocorrer aguaceiros de neve no extremo norte do país acima de 1000 metros de altitude.
*A sensação térmica é a percepção subjetiva que temos da temperatura, influenciada por fatores como o vento, a humidade e a radiação solar. Muitas vezes, a temperatura indicada pelos termómetros não reflete a forma como realmente sentimos o calor ou o frio no nosso corpo, pois esses fatores meteorológicos podem intensificar ou amenizar a nossa percepção.
Um dos principais elementos que afectam a sensação térmica é o vento. Quando está frio, o vento intensifica a perda de calor do corpo, fazendo com que a temperatura pareça mais baixa do que realmente é. Este fenómeno é conhecido como “efeito wind chill” ou “arrefecimento pelo vento”. Por exemplo, num dia em que o termómetro marca 5°C, mas há vento forte, podemos sentir como se estivesse abaixo de zero.
Compreender a sensação térmica é essencial para nos prepararmos adequadamente, seja para proteger-nos de temperaturas extremas ou para desfrutar de atividades ao ar livre com maior conforto.
Publicar comentário