Descida acentuada da temperatura este domingo
Prevê-se uma descida generalizada das temperaturas este domingo, com as noites a aproximarem-se dos 0ºC em vários locais do interior Norte e Centro. Esta situação será causada pela descida em latitude de uma massa de ar frio polar ártico, associada a uma depressão atmosférica atualmente presente entre o Reino Unido e a Alemanha. Este centro de baixas pressões deverá, progressivamente, mover-se para o Mediterrâneo.
As temperaturas mínima e máxima vão sofrer uma queda já este domingo, tal como a sensação térmica. Espera-se uma temperatura mínima na ordem dos 0ºC na Guarda e em Viseu, 2ºC em Castelo Branco, Bragança e Vila Real, 4ºC em Portalegre e em Évora, 5ºC em Beja, 7ºC em Braga e Coimbra, 8ºC em Setúbal, Faro, Leiria, Viana do Castelo e no Porto, 9ºC em Santarém, e 10ºC em Aveiro e Lisboa.
Já durante o dia, a máxima deverá atingir até 7ºC na Guarda, 8ºC em Bragança, 10ºC em Viseu, 11ºC em Vila Real e Portalegre, 13ºC em Viana do Castelo, Coimbra, Castelo Branco, Beja e Évora, 14ºC em Lisboa, Leiria, Braga e no Porto, 15ºC em Aveiro e Santarém, e 16ºC em Setúbal e em Faro.
O vento continuará a soprar moderado a forte, com rajadas até 85km/h nas regiões do litoral e montanhosas. Espera-se uma diminuição significativa na intensidade do vento na terça feira.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos de nível amarelo para os distritos de Lisboa e Leiria, devido à previsão de agitação marítima. Este aviso estará em vigor entre as 21h00 de sábado e as 03h00 de segunda-feira.
De acordo com o IPMA, durante este período, prevê-se que as ondas provenientes de noroeste atinjam alturas entre 4 e 4,5 metros nas zonas costeiras destes distritos.
O nível amarelo é o primeiro grau de aviso numa escala de três e indica a presença de condições meteorológicas que, embora não extremas, podem representar risco para certas atividades, especialmente as relacionadas com o mar. É, por isso, um aviso importante para a segurança de quem vive ou trabalha próximo das áreas costeiras.
O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
Publicar comentário