Análise e previsão especial de Natal – Tempo frio e seco
O anticiclone vai dominar este Natal… o que isso significa?
O estado do tempo em Portugal Continental durante este Natal vai ser marcado por noites frias, dias com temperaturas dentro ou ligeiramente abaixo da média e tempo seco, sem precipitação. O nevoeiro, contudo, pode vir a marcar presença.
O que é um anticiclone? Um anticiclone é uma área de alta pressão atmosférica onde o ar desce e se espalha lateralmente, influenciando o tempo das regiões próximas. Em Portugal, durante o mês de dezembro, é comum a presença do anticiclone dos Açores, uma vasta área de alta pressão localizada sobre o Atlântico Norte, que pode deslocar-se para mais perto da Península Ibérica e condicionar significativamente o estado do tempo. Este fenómeno resulta em condições de tempo geralmente estáveis e secas, pois o anticiclone atua como uma barreira que impede a passagem de frentes frias e sistemas de baixa pressão vindos do Atlântico, reduzindo a ocorrência de precipitação.
A presença do anticiclone em dezembro traz habitualmente dias soalheiros, sobretudo no Centro e Sul do país, mas também noites frias devido à ausência de nuvens que ajudam a reter o calor. Além disso, é frequente a ocorrência de inversões térmicas, onde o ar frio fica preso junto ao solo, especialmente em zonas de vale ou regiões rurais, originando nevoeiros persistentes e, por vezes, um aumento na concentração de poluição atmosférica. Nas regiões do interior, como Trás-os-Montes e Beira Interior, as noites estáveis e frias podem levar à formação de geadas e gelo, e os nevoeiros matinais são comuns em áreas mais baixas, e podem até durar mais de 24 horas.
Dia 24: Para o dia 24, véspera de Natal, prevê-se céu geralmente limpo de Norte a Sul, com ocorrência de nevoeiro noturno e formação de geada. Haverá condições para a existência de nevoeiro persistente em alguns locais do Interior Norte, fazendo com que a temperatura não suba durante o dia. Espera-se uma pequena descida da temperatura mínima e uma ligeira subida da máxima.
Noite de Natal: A noite de Natal vai ser fria de Norte a Sul, com uma ligeira descida da temperatura mínima no Centro e Sul. Os termómetros deverão atingir até 0ºC na Guarda, 2ºC em Bragança e Vila Real, 4ºC em Beja, Viseu, Évora e Setúbal, 5ºC em Braga, Castelo Branco e Coimbra, 6ºC em Leiria, Santarém e Portalegre, 7ºC em Viana do Castelo, 8ºC em Faro e Lisboa, e 9ºC no Porto e em Aveiro. O vento deverá soprar em geral fraco a moderado, e haverá condições para a formação de geada e/ou gelo (especialmente no Interior Norte e Centro). Possibilidade para nevoeiro, especialmente no Interior Norte e Centro.
Dia 25: O dia de Natal será igualmente estável, com ocorrência de nevoeiro persistente no Interior Norte e Centro, e alguma nebulosidade no Centro e Sul. Espera-se um ligeira descida da temperatura máxima, para valores até 8ºC na Guarda, 11ºC em Bragança, Vila Real e Viseu, 14ºC em Portalegre, 15ºC em Évora, Beja, Lisboa, Castelo Branco, 16ºC em Setúbal, Coimbra, Viana do Castelo e no Porto, 17ºC em Santarém, Faro, Leiria e Aveiro, e 18ºC em Braga.
O IPMA já lançou comunicados acerca da análise do estado do tempo para o Natal:
Entre os dias 21 e 26 de dezembro, o estado do tempo em Portugal Continental vai ser influenciado por um anticiclone, localizado a nordeste dos Açores e deslocando-se para a Europa a partir do dia 24.
Assim, prevêem-se dias de céu geralmente limpo, apresentando temporariamente alguma nebulosidade, em especial na região Norte no domingo.
O vento será fraco a moderado de norte, soprando temporariamente forte e com rajadas na faixa costeira e nas terras altas domingo, dia 22, e segunda-feira, dia 23, rodando gradualmente para nordeste a partir de segunda-feira.
As noites serão frias, com temperatura mínima acima de 5 °C apenas na faixa costeira. Há condições para formação de gelo e geada em todo o território na madrugada de sábado, dia 21, em especial no interior Norte e Centro onde a temperatura mínima deverá ficar abaixo de 0 °C, prevendo-se uma pequena subida gradual da temperatura para as noites seguintes.
A temperatura máxima no sábado deverá registar valores até 18 °C em alguns locais da faixa costeira sul e inferiores a 10 °C no interior Norte e Centro, com tendência para uma ligeira subida nos dias seguintes, mas mantendo-se o desconforto térmico no domingo e segunda-feira devido ao efeito do vento mais intenso.Há condições para formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, em especial nos vales dos rios do Norte e Centro. A segurança rodoviária, em particular durante a noite e manhã, poderá ser localmente afetada pela ocorrência de gelo na estrada e de nevoeiro.
Na costa ocidental as ondas serão de noroeste com altura significativa de 1,5 a 2,5 metros, aumentando para 3 a 4 metros a partir da tarde de domingo, e diminuindo novamente a partir do fim da tarde de segunda-feira. Na costa sul as ondas passam a ser de leste/sueste a partir de sábado, com cerca de 1 metro, atingindo temporariamente altura significativa até 2 metros na terça-feira.
Para os Arquipélagos da Madeira e dos Açores também:
Entre os dias 21 e 26 de dezembro, o estado do tempo no arquipélago da Madeira vai ser influenciado por um anticiclone, localizado a nordeste dos Açores, deslocando-se para a Europa a partir do dia 24, e por uma depressão em altitude centrada a sul da Península Ibérica, deslocando-se para sueste.
Assim, prevêem-se dias com céu geralmente muito nublado e ocorrência de aguaceiros, que serão mais frequentes nas encostas norte e terras altas e mais intensos na segunda-feira. O vento será moderado a forte de nordeste, com rajadas até 65 km/h, temporariamente com rajadas até 85 km/h nas terras altas no domingo, dia 22, tornando-se fraco ou moderado de leste a partir de terça-feira dia 24.
A temperatura máxima deverá registar, de um modo geral, valores entre 18 e 20°C, podendo subir até 22°C na quarta-feira, dia de Natal, e quinta-feira dia 26, mas persistindo valores inferiores a 10°C nas terras altas. A temperatura mínima deverá registar valores entre 14 e 16°C, sendo mais baixa nas terras altas onde se podem registar valores entre 1 e 4°C.
A agitação marítima será mais intensa na costa norte com ondas de nordeste com altura significativa de 2,5 a 3,5 metros, aumentando temporariamente até 4 metros entre o fim da tarde de domingo e a manhã de segunda-feira.
Todas as ilhas dos Açores estarão sob a influência de um centro de altas pressões centrado a nordeste do Arquipélago até ao dia 24 de dezembro. Sendo assim, o céu deverá apresentar-se com boas abertas, o vento a soprar de leste/sueste bonançoso a moderado (10/30 km/h) nas ilhas dos Grupos Central e Oriental e sul/sueste moderado a fresco (20/40 km/h) com rajadas até 50 km/h nas Flores e Corvo.
A partir do dia 25 de dezembro, prevê-se a aproximação de uma superfície frontal fria com ondulações que deverá provocar um aumento da nebulosidade e precipitação especialmente nas ilhas dos Grupos Ocidental e Central até ao dia 26 de dezembro.
Relativamente às temperaturas do ar, prevê-se que variem entre os 13◦C e 14◦C de temperatura mínima e os 18◦C a 19◦C de temperatura máxima.
Quanto à ondulação, espera-se ondas do quadrante leste entre 1 a 3 metros, passando a sul nas ilhas do Grupo Ocidental a partir do dia 23 de dezembro
O André do Tempo atualizará a análise do estado do tempo para o Natal sempre que necessário. Continue atento ao nosso website e às restantes plataformas digitais!
Publicar comentário