Noite de natal com frio e sem chuva
Noite de natal vai ser fria e sem chuva – Possibilidade de nevoeiro ❄🎅
Oh, oh, oh. O natal está a chegar e as previsões indicam que a noite de 24 para 25 vai ser fria de Norte a Sul, sem chuva, e com possibilidade para a formação de nevoeiro, sobretudo no interior Norte e Centro.
Na noite de natal (dentro de 24 horas), espera-se uma temperatura mínima na ordem dos -2ºC em Bragança, 0ºC na Guarda e em Vila Real, 3ºC em Coimbra e Leiria, 4ºC na Guarda, Setúbal e Évora, 5ºC em Santarém, Portalegre, Viseu e Viana do Castelo, 6ºC em Beja, Aveiro, Lisboa e Castelo Branco, 7ºC no Porto e 9ºC em Faro.
O vento deverá soprar em geral fraco a moderado, com rajadas por vezes fortes nas montanhas do Norte e Centro.
Não há previsão de precipitação.
O IPMA já emitiu comunicados sobre as tendências para o Natal. Consulte em baixo:
Até dia 25 de dezembro, o estado do tempo em Portugal continental vai ser influenciado por um anticiclone localizado a nordeste dos Açores, em deslocamento lento para a Europa Central.
Assim, prevê-se céu geralmente limpo, apresentando temporariamente alguma nebulosidade no nordeste transmontano e na Beira Alta durante as noites e manhãs.
Há condições para formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns vales dos rios das regiões Norte e Centro, nomeadamente no nordeste transmontano e na Beira Alta, em especial no dia 25.O vento será fraco a moderado a predominar de leste/nordeste, soprando temporariamente forte nas terras altas, especialmente no dia 24.
Os valores de temperatura previstos estão dentro do expectável para a época do ano, com a temperatura mínima a variar, de um modo geral, entre 5 e 8°C, sendo superior no litoral do sotavento algarvio e em alguns da faixa costeira ocidental a sul do Cabo Carvoeiro, e inferior no interior Norte e Centro, onde deverá variar entre 0 e 5°C. Os valores da temperatura máxima deverão variar entre 15 e 18°C na generalidade do território, e entre 8 e 12°C no interior Norte e Centro.
Há condições para formação de geada no interior Norte e Centro.
Na costa ocidental, as ondas serão de noroeste com 2,5 a 3,5 metros de altura significativa, diminuindo gradualmente para 1 a 2 metros a partir de dia 24. Na costa sul, as ondas serão de sueste inferiores a 1 metro, aumentando para 1 a 1,5 metros no dia 24.
Até dia 25 de dezembro, o estado do tempo no arquipélago da Madeira será influenciado por um anticiclone localizado a nordeste dos Açores, em deslocamento lento para a Europa Central, e por uma depressão, com expressão nos níveis altos da troposfera, centrada entre os arquipélagos da Madeira e das Canárias.
Assim, prevêem-se aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoadas, embora com menor probabilidade nos dias 24 e 25. O vento será fraco a moderado do quadrante leste, aumentando de intensidade no dia 25, altura em soprará por vezes forte.
Os valores de temperatura mínima deverão variar entre 13 e 17°C, e entre 1 e 7°C nas terras altas. A temperatura máxima deverá variar entre 18 e 23°C, e entre 9 e 12°C nas terras altas.
Na costa norte, as ondas serão de nordeste com 2,5 e 3 metros de altura significativa, diminuindo gradualmente para 1,5 a 2 metros. Na costa sul, as ondas serão de leste/sueste com 1 a 1,5 metros.
Nos dias 23 e 24, todas as ilhas dos Açores estarão sob a influência de um centro de altas pressões localizado a nordeste do Arquipélago. Sendo assim, o céu deverá apresentar-se com abertas, o vento a soprar de leste/sueste bonançoso a moderado (10/30 km/h) nas ilhas dos Grupos Central e Oriental e sul/sueste moderado a fresco (20/40 km/h) com rajadas até 50 km/h nas Flores e Corvo.
A partir da madrugada do dia 25 de dezembro, prevê-se a aproximação de uma superfície frontal fria com ondulações que deverá provocar um aumento da nebulosidade e precipitação nas ilhas do Grupo Ocidental. Os restantes Grupos manter-se-ão sob influência de uma região de altas pressões.
Relativamente às temperaturas do ar, prevê-se que variem entre os 13◦C e 15◦C de temperatura mínima e os 17◦C a 19◦C de temperatura máxima.
Quanto à ondulação, espera-se ondas do quadrante leste entre 1 a 3 metros, passando a sul nas ilhas do Grupo Ocidental a partir do dia 23 de dezembro.
Este comunicado será atualizado no dia 23 de dezembro, pelas 19h00.
A análise será atualizada sempre que necessário.
Publicar comentário