Previsão e análise especial Fim de ano – Tempo frio e seco
O tempo estável vai continuar entre o final do ano e o início do próximo, no entanto, o frio vai-se acentuar, principalmente nos períodos das noites e manhãs. O nevoeiro deverá continuar a afectar o interior Norte e Centro, pelo menos até ao dia 03 de janeiro.
Dia 31: A véspera de ano novo vai ser marcada por períodos de céu pouco nublado ou limpo, com alguma nebulosidade em especial no litoral Centro e Sul. Espera-se continuação de nevoeiro no interior Norte e Centro, e ligeira descida das temperaturas. Na meia noite da passagem do ano, os valores de temperatura deverão rondar os 9ºC em Faro, 6ºC em Beja, 5ºC em Évora, Setúbal, Santarém, Leiria e em Portalegre, 7ºC em Lisboa, 3ºC em Castelo Branco, 2ºC em Coimbra e em Braga, -3ºC na Guarda e em Vila Real, -2ºC em Bragança e em Viseu, 7ºC em Aveiro, 6ºC no Porto, e 4ºC em Viana do Castelo.
Dia 01: O primeiro dia do ano de 2025 vai permanecer estável, com céu pouco nublado ou limpo, nevoeiro no interior Norte e Centro, e vento em geral fraco. Não se esperam alterações significativas nos valores de temperatura, tanto da mínima como da máxima.
O IPMA já emitiu comunicados relativos às previsões de fim de ano:
Portugal Continental: O estado do tempo previsto para os dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, será condicionado por um anticiclone localizado sobre a Península Ibérica, e por uma região depressionária complexa nos níveis médios e altos, que se estende desde o norte de África até ao noroeste de Portugal continental.
Assim, para dia 31 prevê-se céu pouco nublado ou limpo, embora possa ocorrer um aumento temporário de nebulosidade por nuvens altas, apresentando-se geralmente muito nublado no nordeste transmontano e na Beira Alta, com formação de neblina ou nevoeiro nestas regiões. O vento soprará em geral fraco do quadrante leste, tornando-se moderado nas terras altas a partir da tarde. A temperatura máxima irá variar aproximadamente entre 12°C e 16°C, sendo ligeiramente superior na costa sul do Algarve, onde terá valores entre 17 e 19°C, e inferior a 7°C no nordeste transmontano e na Beira Alta.
Na noite de passagem de ano, o céu deverá estar geralmente limpo, com exceção do nordeste transmontano e da Beira Alta, que deverá permanecer muito nublado, com formação de neblinas ou nevoeiros em alguns locais. Não se espera ocorrência de precipitação e o vento será de um modo geral fraco do quadrante leste. A temperatura mínima deverá variar entre -3°C e 0°C no interior Norte e Centro, e entre 1°C e 6°C no restante território, com exceção do Algarve, onde a temperatura mínima poderá não descer abaixo de 10/11°C.
No dia 1 de janeiro, a situação será muito semelhante à de dia 31.
Prevêem-se condições favoráveis à formação de geada no interior, com maior impacto no Norte e Centro.
Relativamente à agitação marítima, na costa ocidental as ondas serão de noroeste com 1 a 1,5 metros de altura significativa, diminuindo para 1 metro no dia 1, e na costa sul do Algarve, as ondas serão de sueste inferiores a 1 metro.
Também para o Arquipélago da Madeira:
O estado do tempo previsto para os dias 31 de dezembro e 1 de janeiro, será condicionado por um anticiclone localizado sobre a Península Ibérica, que se estende em crista até ao arquipélago da Madeira.
Assim, o céu deverá apresentar períodos de muita nebulosidade e o vento será fraco a moderado a predominar de leste/sueste. A probabilidade de ocorrência de precipitação será baixa nos dias 31 e 1, inferior a 20%, não se excluindo, no entanto, a possibilidade de ocorrerem aguaceiros fracos e dispersos durante a noite de passagem de ano.
Os valores de temperatura mínima deverão variar entre 12 e 16°C, e entre 0 e 5°C nas terras altas. A temperatura máxima deverá variar entre 16 e 20°C, e entre 6 e 8°C nas terras altas.
Em relação à agitação marítima, na costa norte as ondas serão de norte/nordeste com 1 a 1,5 metros de altura significativa, diminuindo para 1 metro no dia 1, sendo ondas do quadrante sul com 1 metro na costa sul.
E para os Açores:
Uma depressão, centrada muito próxima das ilhas do Grupo Ocidental, com um sistema frontal associado, deverá provocar um agravamento gradual do estado do tempo em todas as ilhas com um aumento da intensidade do vento e precipitação.
Espera-se que a nebulosidade aumente e que a precipitação se faça sentir a partir da manhã do dia 31 de dezembro no Grupo Ocidental, estendendo-se à tarde para o Grupo Central. No Grupo Oriental, a precipitação deverá ocorrer apenas a partir da madrugada do dia 1 de janeiro.
No dia 1 de janeiro, a precipitação manter-se-á em todas as ilhas, no entanto, espera-se uma melhoria nas ilhas dos Grupos Ocidental e Central, ao início da tarde.
Quanto ao vento deverá soprar de sul/sueste muito fresco a FORTE (40/65 km/h) com rajadas a variar entre 70 e 80 km/h.
A ondulação será de sul, com altura significativa entre os 3 a 5 metros, entre os dias dia 31 de dezembro e 01 de janeiro.
Relativamente à temperatura do ar, as mínimas deverão variar entre os 16°C e os 17°C, e as máximas entre os 18°C e os 20°C.
O André do Tempo atualizará a análise do estado do tempo para o fim de ano sempre que necessário. Continue atento ao nosso website e às restantes plataformas digitais!
Publicar comentário