Acontecimentos marcantes em 2024
O ano de 2024 foi repleto de acontecimentos e fenómenos marcantes ao nível da meteorologia e da natureza em Portugal e no Mundo. Alguns dos momentos mais memoráveis foram a formação de auroras boreais, a passagem do cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS), e, por exemplo, a entrada na atmosfera de um meteoro. Lembra-se de alguns destes episódios?
12 de março: Uma massa de ar frio associada a uma depressão atmosférica, condicionou o estado do tempo em Portugal Continental, com precipitação, descida das temperaturas e queda de neve nas regiões montanhosas do Norte e Centro. Esta situação causou um nevão em diversos locais, como em Lamego, Serra da Estrela e Guarda. Também houve registo de neve em algumas serras do Alentejo, como na serra de São Mamede, em Portalegre.
17 de março: A subida em dorsal de uma massa de ar quente oriunda do Norte de África, impulsionou uma subida da temperatura em Portugal Continental a meio do mês de março. No dia 17 de março, ainda no período de inverno, foi registada uma temperatura máxima de 26.9ºC em Alcácer do Sal, no distrito de Setúbal (dados oficiais do IPMA).
28 de março: A sucessiva passagem de diversos sistemas frontais, provocou instabilidade atmosférica e alguns fenómenos extremos. Um exemplo disso, foi a ocorrência de uma tromba de água, que se formou inicialmente no rio Tejo, junto à Ponte Vasco da Gama, em Lisboa, evoluindo e desfazendo-se em terra, já sob a forma de tornado. Este evento de instabilidade provocou estragos um pouco por todo o país, com mais de 1000 ocorrências, segundo a Proteção Civil.
10/11 de maio: Um aumento na atividade solar e uma posterior tempestade geomagnética, provocaram um fenómeno pouco habitual na Europa até então. Foram avistadas auroras boreais em praticamente toda a Europa, e até mesmo em Portugal Continental. A formação de auroras voltou a repetir-se ao longo do ano e foram visíveis novamente em Portugal e Espanha.
18 de maio: E porque o aparecimento das auroras não foi suficientemente raro, um meteoro atravessou a atmosfera e deu entrada em Portugal, tendo provocado um brilho explosivo no continente, e um som intenso no Norte e Centro. O meteorito terá caído, alegadamente, no oceano.
14 de junho: As temperaturas desceram acentuadamente alguns dias antes do início oficial do verão, e o ponto mais alto da Serra da Estrela atingiu valores próximos de 0ºC no dia 14 de junho.
26 de agosto: Um sismo de moderada intensidade, registado com 5.4 de magnitude na escala de Richter, provocou um abanão em todo o território continental durante a madrugada, às 05h11. Este sismo foi sentido em Portugal Continental, em alguns locais de Espanha e do Norte de África.
Outubro: O cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) foi visto em todo o Mundo, fazendo parte da nuvem de Oort, localizada nos confins do sistema solar. Este cometa voltará a ser visto no planeta Terra daqui a 80 mil anos.
Publicar comentário