Subida da temperatura a partir dos próximos dias
Mais uma volta, mais uma alteração no estado do tempo. Vem aí uma nova subida das temperaturas!
Um afastamento da atual bolsa de ar frio e a entrada de uma massa de ar mais ameno, vão provocar uma subida das temperaturas ao longo dos próximos dias, com incidência em todo o território continental de Portugal.
Uma frente quente atravessará o Norte de Portugal, trazendo precipitação ao longo do dia de terça-feira, com períodos de chuva e uma gradual subida da temperatura. O vento intensificar-se-á nas regiões do Norte e Centro, podendo alcançar rajadas até 80 km/h nas regiões montanhosas.
No restante território, também será esperada uma subida das temperaturas, tanto da mínima como da máxima.
Ar mais ameno? No inverno?
Durante o inverno, Portugal é frequentemente influenciado por massas de ar mais ameno devido à interação entre sistemas meteorológicos típicos desta estação e a sua localização geográfica. O país encontra-se numa zona de transição entre o clima temperado do Atlântico e o clima mediterrânico, o que faz com que esteja sujeito à influência de diferentes tipos de massas de ar.
Nesta altura do ano, o Atlântico Norte desempenha um papel crucial. As frentes quentes associadas a sistemas de baixa pressão (depressões) provenientes do oceano transportam ar mais ameno e húmido em direção à Europa Ocidental, incluindo Portugal. Este fenómeno ocorre devido à circulação geral da atmosfera, que movimenta as massas de ar das latitudes mais baixas, onde as temperaturas são mais elevadas, em direção ao Norte.
Além disso, o efeito da corrente de jato — uma corrente de vento intenso que circula em altitudes elevadas — pode guiar estas massas de ar para a Península Ibérica. Quando a corrente de jato se posiciona a sul, facilita a entrada de ar polar marítimo ou tropical marítimo, resultando em temperaturas mais amenas durante o inverno, sobretudo nas regiões costeiras.
Esta dinâmica é frequentemente acompanhada de precipitação, já que o ar ameno e húmido ao encontrar massas de ar mais frio origina frentes que provocam chuva. Este padrão meteorológico é característico de países com influência atlântica, como Portugal, especialmente nos meses de inverno.
Mas afinal, a temperatura vai subir até quais valores?
A temperatura máxima, com o decorrer desta semana, vai atingir valores até 20ºC em Aveiro, Faro, em Setúbal, em Santarém, 19ºC em Leiria, 18ºC em Braga, Beja, em Évora, em Lisboa, 17ºC em Coimbra, em Castelo Branco, e no Porto, 16ºC em Viana do Castelo, 15ºC em Vila Real, Viseu, Portalegre, em Bragança, e 13ºC na Guarda.
Os dias já estão a crescer…
A partir de janeiro, torna-se mais evidente o crescimento dos dias em Portugal. Embora o aumento da duração da luz solar comece logo após o solstício de inverno, em dezembro, é em meados de janeiro que esta mudança se torna mais perceptível, sobretudo ao final da tarde, com o pôr do sol a ocorrer progressivamente mais tarde.
Este fenómeno deve-se à inclinação do eixo da Terra e à sua posição na órbita em torno do Sol, que gradualmente permite que o hemisfério norte receba mais luz solar diariamente. Durante o mês de janeiro, o prolongamento dos dias é mais notório, marcando o início de um período de transição em direção à primavera.
Publicar comentário