Pós frontal ao longo de domingo e segunda com aguaceiros e possibilidade de trovoada
Após a passagem da frente fria prevista, aguarda-se o pós frontal associado
Após a passagem de uma frente fria, a atmosfera entra numa fase designada por regime pós-frontal, um estado caracterizado pela incursão de massas de ar frio, geralmente de origem polar ou marítima, que substituem o ar mais quente e húmido previamente existente. Este regime é marcado por uma atmosfera instável, propícia à formação de fenómenos convectivos e à ocorrência de condições meteorológicas frequentemente adversas.
A redução significativa da temperatura, resultado do deslocamento da massa de ar frio, promove um gradiente térmico vertical acentuado, que potencia a instabilidade atmosférica. No domínio do pós-frontal, o céu apresenta formações cumuliformes proeminentes, em particular cúmulos e cumulonimbos, que estão associadas à ocorrência de aguaceiros intermitentes, muitas vezes de carácter forte e localizado. Estes aguaceiros podem ser acompanhados por trovoada e granizo.
Outro elemento característico deste cenário é a intensificação do vento, com rajadas de grande intensidade, especialmente em associação com as células convectivas. Estas rajadas são provocadas tanto pela diferença de pressão atmosférica entre o ar frio e o quente, como pela dinâmica própria dos sistemas convectivos que se desenvolvem no pós-frontal. A turbulência do vento pode ser exacerbada em zonas orográficas ou costeiras, onde os efeitos locais amplificam os fenómenos.
Ao longo de todo o dia de domingo e na segunda feira, prevê-se a ocorrência de aguaceiros por vezes fortes em qualquer parte do território continental, com possibilidade para trovoada e queda pontual de granizo.
A entrada de uma massa de ar frio, provocará uma descida gradual da temperatura, com possibilidade para queda de neve no Norte e Centro acima dos 1000/1200 metros de altitude.
Esta segunda feira será então caracterizada por uma descida generalizada das temperaturas.
Este domingo, todos os distritos de Portugal Continental estão sob aviso amarelo devido a chuva intensa, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os alertas para precipitação forte, com possibilidade de trovoada e queda de granizo, estarão em vigor entre as 6h00 e as 15h00, com exceção dos distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga, onde se prolongam até às 00h00 de segunda-feira.
Devido à previsão de vento forte, o IPMA também emitiu um aviso amarelo para 15 distritos até às 12h00, estendendo-se até às 15h00 no distrito de Faro.
Nos distritos da Guarda e Castelo Branco, mantém-se ainda um aviso amarelo devido à previsão de queda de neve até às 18h00 deste domingo, o que poderá causar constrangimentos como condicionamento de estradas.
Foi igualmente emitido um aviso amarelo para a orla costeira, com ondas que poderão atingir uma altura máxima de cinco metros.
O aviso amarelo, o menos severo numa escala de três, é emitido sempre que há risco associado a determinadas atividades que dependem das condições meteorológicas.
O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
Publicar comentário