Agravamento das condições meteorológicas esta segunda feira
Prevê-se um agravamento do estado do tempo ao longo deste início de semana, com a chegada de uma depressão, com sistemas frontais associados. Espera-se, portanto, nesta segunda feira, a passagem de duas frentes por Portugal Continental: Uma quente e depois uma fria.

A frente quente deverá começar por afectar o Centro e Sul no período da manhã, com precipitação por vezes persistente, e possibilidade para trovoada. Este sistema vai progredir para N (direção Norte), atingindo a região Norte a partir da tarde.
Surge um agravamento a meio do dia: Uma frente fria de forte atividade deverá começar por afectar o Centro e Sul a meio do dia, prolongando-se pela tarde e progredindo gradualmente para Norte. Esta frente terá um movimento lento, e por isso, é expectável a formação de inundações e cheias rápidas, especialmente em áreas suscetíveis.

O vento deverá aumentar de intensidade, com rajadas até 65km/h no litoral e terras altas.
O IPMA já emitiu comunicados:
Portugal Continental: GAROE é o nome atribuído pelo IPMA (Delegação Regional dos Açores) a uma depressão que deverá estar centrada em 44°N 32°W às 12:00UTC do dia 19 de janeiro. Esta depressão tem um sistema frontal associado, que deverá começar a afetar o estado do tempo em Portugal continental no dia 20 de janeiro.
Prevê-se a ocorrência de precipitação, por vezes forte a partir da manhã do dia 20, situação que se deverá manter até dia 22.
Prevê-se ainda vento do quadrante sul que irá aumentar gradualmente de intensidade, em especial no litoral e terras altas onde as rajadas poderão atingir 70/80 km/h nos dias 21 e 22.
Salienta-se igualmente o aumento gradual da agitação marítima, com ondas de sudoeste que poderão atingir 5 metros de altura significativa nos dias 21 e 22.
Esta situação meteorológica será também caracterizada pela subida generalizada de temperatura, em especial da mínima, contrastando com os valores baixos registados nos últimos dias.
Por este motivo foram já emitidos avisos para precipitação e serão emitidos futuramente avisos para agitação marítima. Recomenda-se o acompanhamento desta situação meteorológica e a atualização das previsões e avisos.
Açores: A depressão GAROE, com um sistema frontal associado, nomeada a 17/01/2025 pelo IPMA ? Delegação Regional dos Açores, encontrar-se-á, às 18 UTC de domingo (19 de janeiro), centrada a 43.36º N 29.85º W, ou seja, a cerca de 500 km a norte/noroeste do Grupo Central, com uma pressão no seu centro de 985 hPa.
Prevê-se que a depressão GAROE provoque precipitação em todo o Arquipélago, que poderá ser por vezes FORTE. Prevê-se o aumento da intensidade do vento, a soprar de oeste rodando gradualmente para norte, com rajadas até 110 km/h em todos os Grupos.
Em relação à agitação marítima, são esperadas ondas de oeste passando a norte, que poderão atingir os 7 a 9 m de altura significativa no Grupo Ocidental, e os 7 a 8 metros de altura significativa nos Grupos Central e Oriental.
A influência desta depressão Garoe deverá continuar a sentir-se até dia 21 de janeiro (terça-feira).
Madeira: GAROE é o nome atribuído pelo IPMA (Delegação Regional dos Açores) a uma depressão que deverá estar centrada em 44°N 32°W às 12:00UTC do dia 19 de janeiro. Esta depressão tem um sistema frontal associado, que deverá começar a afetar o estado do tempo no arquipélago da Madeira no dia 20 de janeiro.
Prevê-se a ocorrência de precipitação por vezes forte nos dias 20 e 21. Prevê-se ainda vento de sudoeste que irá aumentar gradualmente de intensidade com rajadas que poderão atingir 100 km/h nas terras altas da ilha da Madeira no dia 21.
Salienta-se igualmente o aumento gradual da agitação marítima, com ondas de noroeste que poderão atingir 6 metros de altura significativa na costa norte e ondas de sudoeste até 4,5 metros na parte oeste da costa sul da ilha da Madeira no dia 22.
Por este motivo foram já emitidos avisos para precipitação, rajada e agitação marítima, e recomenda-se o acompanhamento desta situação meteorológica e a atualização das previsões e avisos.
O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.

Publicar comentário