Frente fria em fase de dissipação este domingo – Saiba o que isso significa
O tempo estável e soalheiro já tem uma data para o seu término – Já este domingo. Para este domingo, há previsão de um aumento gradual de nebulosidade de Norte a Sul de Portugal Continental, e da chegada de uma frente fria em fase de dissipação, que irá provocar aguaceiros principalmente ao Litoral.
Frente fria em fase dissipação? Isso quer dizer que é forte? Ou fraca?
A frente fria deste domingo, chegará a Portugal Continental com uma perda de intensidade e menores níveis de precipitação, comparativamente com os registados pela mesma no oceano Atlântico. Esta frente terá também algumas características típicas de uma frente quente.

Uma frente fria pode, em certas condições, apresentar algumas características associadas a uma frente quente. Isso ocorre devido a fatores como a inclinação da frente, a intensidade do sistema e as condições locais. Normalmente, uma frente fria é caracterizada pelo avanço de uma massa de ar frio que empurra e desloca o ar quente, causando mudanças bruscas no estado do tempo, como chuva intensa, vento forte e uma descida das temperaturas. Contudo, quando a frente fria perde intensidade, o seu comportamento pode tornar-se menos típico, aproximando-se de algumas características de uma frente quente.
Uma frente fria pouco ativa, por exemplo, desloca o ar quente de forma mais gradual, o que faz com que o levantamento do ar quente seja menos abrupto. Nestas situações, as nuvens formadas podem ser mais estratificadas, como altostratus ou nimbostratus, em vez de cumulonimbus associados a frentes frias mais intensas. Adicionalmente, se a frente fria atravessar uma superfície aquecida, como águas ou terras quentes, a interação com a atmosfera pode suavizar as transições entre as massas de ar, gerando precipitações mais contínuas e menos intensas, tal como ocorre nas frentes quentes.
A inclinação da frente também pode desempenhar um papel importante. Frentes frias com uma inclinação menos abrupta tendem a provocar chuvas prolongadas e com menor intensidade, que são mais típicas de frentes quentes. Além disso, quando a massa de ar frio perde força ou é parcialmente aquecida durante o seu deslocamento, a frente pode modificar-se e exibir um comportamento menos marcante, aproximando-se de uma transição mais suave entre massas de ar.
Atualmente, a frente fria que está a aproximar-se de Portugal Continental encontra-se a perder intensidade. Apesar de inicialmente trazer condições de instabilidade, como precipitação e vento, o seu enfraquecimento significa que os efeitos poderão ser menos significativos do que os normalmente esperados com a passagem de uma frente fria. O levantamento do ar quente deverá ser mais gradual, resultando em chuvas moderadas e com menor impacto geral.
A temperatura máxima vai descer este domingo
Espera-se uma ligeira descida da temperatura máxima este domingo (durante o dia), para valores na ordem dos 4ºC na Guarda, 6ºC em Bragança, e em Vila Real, 7ºC em Viseu, 8ºC em Castelo Branco, e em Portalegre, 10ºC em Viana do Castelo, e em Braga, 11ºC em Aveiro, e em Leiria, 12ºC em Coimbra, em Évora, e em Santarém, 13ºC no Porto, e em Lisboa, 14ºC em Beja, e em Setúbal, e 15ºC em Faro.
Haverá ainda possibilidade para a queda de neve nas montanhas do Norte e Centro acima dos 1200/1400 metros de altitude.

O anticiclone que tem influenciado as condições meteorológicas no território continental, proporcionando dias estáveis, predominantemente soalheiros, secos e frios, começará a perder força gradualmente. Este enfraquecimento permitirá o retorno de uma circulação de oeste marcada por ondulações, trazendo ventos atlânticos húmidos e moderadamente amenos.
Uma depressão atmosférica vinda de Oeste, vai provocar um agravamento das condições meteorológicas a partir desta segunda feira.

O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
Publicar comentário