Tempo vai piorar esta semana – Começa já este domingo

Linha de instabilidade após a frente quente no domingo

HERMINIA é o nome atribuído pela AEMET (Serviço Meteorológico de Espanha) a uma depressão que às 12UTC de dia 24 de janeiro estava centrada aproximadamente em 42°N e 60°W, com uma pressão atmosférica no centro de 1005hPa, devendo percorrer o Atlântico em fase de cavamento, deslocando-se para nordeste.

Depois do sistema frontal associado à depressão EOWYN atravessar o território de Portugal continental na noite de hoje para amanhã, 24 para 25, um novo sistema frontal associado à depressão HERMINIA deverá afetar a região norte a partir da madrugada de domingo, dia 26, atravessando as regiões Centro e Sul durante a noite de domingo para segunda-feira, 26 para 27.

Assim, a partir do fim da tarde de hoje, o vento vai aumentar de intensidade soprando forte do quadrante sul, com rajadas até 80 km/h no litoral da região Norte. Irão ocorrer períodos de chuva passando a aguaceiros, que serão por vezes fortes e ocasionalmente acompanhados de trovoada, em especial no litoral Norte e Centro.

A partir do início da manhã de sábado, os aguaceiros diminuem de intensidade e frequência e o céu deverá apresenta-se temporariamente pouco nublado, com o vento fraco a moderado do quadrante oeste. 

A partir da madrugada de domingo a chuva persistente volta a atingir o Minho, com o vento novamente a rodar para sul, com rajadas até 80 km/h. A chuva e o vento aumentam de intensidade nas regiões do Centro e do Sul a partir da tarde, persistindo para segunda feira. Prevê-se também queda de neve nas terras altas do Norte e Centro a partir da tarde de segunda-feira, a cotas a partir dos 800 metros.

A agitação marítima está forte na costa ocidental, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros de altura significativa, diminuindo temporariamente a partir do fim da tarde de sábado. A partir da manhã de domingo a agitação marítima volta a aumentar, atingindo 5 a 6 metros na costa ocidental a partir da tarde de domingo e na segunda-feira, podendo a altura máxima atingir os 11 metros.

Devido a esta situação meteorológica foram já emitidos avisos de nível amarelo para o vento e precipitação, bem como avisos de nível laranja para a agitação marítima. Será previsível a emissão de avisos de neve válidos a partir de segunda-feira, dia 27.


Vento vai aumentar significativamente de intensidade ao longo da semana

Quantas frentes vão ocorrer nos próximos dias?

Acumulados de precipitação previstos até quarta feira
Patrocinador oficial do André do Tempo: SVPM – Mediação de Seguros

Publicar comentário