Tempo vai piorar esta semana – Começa já este domingo
O estado do tempo vai sofrer um agravamento ao longo dos dias desta semana, iniciando-se já este domingo e prolongando-se até quarta feira. Uma nova tempestade está em desenvolvimento no oceano atlântico, atingirá diretamente a Irlanda e o Reino Unido, e provocará efeitos colaterais em Portugal Continental.
Para domingo, prevê-se a passagem de uma frente quente, linhas de instabilidade e, para o fim do dia, uma frente fria. O dia será geralmente nublado de Norte a Sul, com ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, com maior intensidade e frequência no Norte, Centro, Litoral Oeste e Área Metropolitana de Lisboa. O vento aumentará de intensidade com o decorrer do dia, podendo ultrapassar rajadas superiores a 110km/h nas regiões montanhosas do Norte e Centro, e 100km/h no Litoral, sobretudo Norte. Perspectiva-se uma subida das temperaturas, e por isso, não há previsão de queda de neve.

Comunicado oficial do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA):
HERMINIA é o nome atribuído pela AEMET (Serviço Meteorológico de Espanha) a uma depressão que às 12UTC de dia 24 de janeiro estava centrada aproximadamente em 42°N e 60°W, com uma pressão atmosférica no centro de 1005hPa, devendo percorrer o Atlântico em fase de cavamento, deslocando-se para nordeste.
Depois do sistema frontal associado à depressão EOWYN atravessar o território de Portugal continental na noite de hoje para amanhã, 24 para 25, um novo sistema frontal associado à depressão HERMINIA deverá afetar a região norte a partir da madrugada de domingo, dia 26, atravessando as regiões Centro e Sul durante a noite de domingo para segunda-feira, 26 para 27.
Assim, a partir do fim da tarde de hoje, o vento vai aumentar de intensidade soprando forte do quadrante sul, com rajadas até 80 km/h no litoral da região Norte. Irão ocorrer períodos de chuva passando a aguaceiros, que serão por vezes fortes e ocasionalmente acompanhados de trovoada, em especial no litoral Norte e Centro.
A partir do início da manhã de sábado, os aguaceiros diminuem de intensidade e frequência e o céu deverá apresenta-se temporariamente pouco nublado, com o vento fraco a moderado do quadrante oeste.
A partir da madrugada de domingo a chuva persistente volta a atingir o Minho, com o vento novamente a rodar para sul, com rajadas até 80 km/h. A chuva e o vento aumentam de intensidade nas regiões do Centro e do Sul a partir da tarde, persistindo para segunda feira. Prevê-se também queda de neve nas terras altas do Norte e Centro a partir da tarde de segunda-feira, a cotas a partir dos 800 metros.
A agitação marítima está forte na costa ocidental, com ondas de noroeste com 4 a 5 metros de altura significativa, diminuindo temporariamente a partir do fim da tarde de sábado. A partir da manhã de domingo a agitação marítima volta a aumentar, atingindo 5 a 6 metros na costa ocidental a partir da tarde de domingo e na segunda-feira, podendo a altura máxima atingir os 11 metros.
Devido a esta situação meteorológica foram já emitidos avisos de nível amarelo para o vento e precipitação, bem como avisos de nível laranja para a agitação marítima. Será previsível a emissão de avisos de neve válidos a partir de segunda-feira, dia 27.
Na próxima segunda-feira, prevê-se a continuação de vento forte de Norte a Sul do país, com rajadas que poderão ultrapassar os 100 km/h, sobretudo nas regiões montanhosas do Norte e Centro. A passagem de uma frente fria entre a madrugada de domingo e segunda feira, trará períodos de precipitação, acompanhados de possibilidade de trovoada. No seguimento desta superfície frontal, uma massa de ar frio deverá provocar uma descida acentuada da temperatura, favorecendo a queda de neve a partir dos 900 metros de altitude nas regiões Norte e Centro.

Na segunda-feira, o pós-frontal será marcado por aguaceiros, possibilidade de trovoada e, pontualmente, ocorrência de granizo. A temperatura deverá registar uma descida acentuada, intensificando a sensação de frio em todo o território.
Quantas frentes vão ocorrer nos próximos dias?
Nos próximos dias, Portugal Continental será atravessado por várias frentes atmosféricas: uma frente quente no domingo, seguida de uma frente fria na noite de domingo para segunda feira, outra frente fria na noite de segunda para terça feira e, pelo menos, duas frentes frias entre quarta e quinta feira.

Esta será uma das semanas mais chuvosas deste inverno, e por isso, recomenda-se tomar algumas precauções simples para minimizar os impactos. Verifique se o telhado da sua casa está em boas condições e se caleiras, algerozes e sistemas de drenagem estão limpos e desobstruídos, garantindo um escoamento eficaz da água. Sempre que possível, mantenha as sarjetas próximas da sua residência livres de folhas ou resíduos que possam causar entupimentos. É aconselhável evitar estacionar veículos em zonas propícias a acumulação de água ou cheias. Se for necessário circular durante períodos de chuva mais intensa, conduza com precaução, reduzindo a velocidade e evitando zonas inundadas. Esteja atento às atualizações meteorológicas e siga as recomendações das autoridades locais para garantir a segurança de todos.

O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
Publicar comentário