Vem aí água: Frente fria vai trazer chuva ao longo desta noite e madrugada de Norte a Sul
Uma frente fria de forte atividade vai provocar precipitação ao longo da noite de domingo, e durante a madrugada de segunda feira. Esta frente desloca-se para Sudeste, e afectará todos os distritos de Portugal Continental.
A precipitação mais intensa associada a esta superfície frontal deverá começar por ocorrer no extremo Noroeste do continente (distrito de Viana do Castelo), no final de tarde de domingo, progredindo para a restante região Norte ao início da noite, avançando para o Centro do país durante a noite e início da madrugada de segunda feira.

Depois, a precipitação mais intensa associada a esta frente fria deverá chegar ao Litoral Oeste e Área Metropolitana de Lisboa (Lisboa e Setúbal) entre o início e meados da madrugada, entrando pelo Alto e Litoral Alentejo a partir das 04h/05h, seguindo para o Baixo Alentejo e Algarve no início de manhã de segunda feira.
A passagem desta superfície frontal trará ainda rajadas de vento fortes, podendo ultrapassar os 100km/h nas regiões montanhosas do Norte e Centro, e no Litoral Norte, e os 90km/h no Litoral de Norte a Sul. Os períodos mais intensos relativamente ao vento ocorrerão durante a madrugada de segunda feira, e ao longo da tarde.
Massa de ar frio entra logo de seguida
O pós frontal (durante o dia de segunda feira) será caracterizado pela entrada de uma massa de ar frio, e por um regime de aguaceiros e abertas. Os aguaceiros poderão ser acompanhados por trovoada e de granizo, sobretudo no Norte e Centro, e de neve acima dos 1000 metros de altitude. Durante a noite de segunda para terça, a cota de neve deverá descer para cotas inferiores – acima dos 800 metros no Norte e Centro.

Comunicado oficial do Instituto Português do Mar e da Atmosfera:
HERMINIA é o nome atribuído pela AEMET (Serviço Meteorológico de Espanha) a uma depressão que às 12UTC de hoje, dia 26 de janeiro, estava centrada a oeste das ilhas Britânicas, aproximadamente em 52°N 20°W, com uma pressão atmosférica no centro de 953hPa, em deslocamento para nordeste.
Portugal continental já está a ser afetado pelo sistema frontal associado à depressão HERMINIA, com ocorrência de períodos de chuva, por vezes forte, vento forte com rajadas até 90 km/h no litoral e até 100 km/h nas terras altas das regiões Norte e Centro e a agitação marítima forte também já se faz sentir na faixa costeira ocidental.
Assim, a precipitação irá continuar até à manhã de dia 28, sendo o período mais gravoso na noite de 26 para 27, ou seja, domingo para segunda-feira. Esta precipitação poderá ocasionalmente ser acompanhada de trovoada. O vento vai continuar a soprar moderado a forte do quadrante oeste, com rajadas até 90 km/h no litoral e até 110 km/h nas terras altas do Norte e Centro.
Após a passagem da superfície frontal fria durante o dia 27, a precipitação passa a regime de aguaceiros, que serão de neve em algumas serras do Norte e Centro.
A agitação marítima na costa ocidental a norte do Cabo Espichel irá atingir 7 a 8 metros de altura significativa entre a tarde do dia 27 e a manhã de dia 28, com altura máxima até 14 metros. Na costa ocidental a sul do Cabo Espichel, as ondas poderão atingir 7 metros de altura significativa nos dias 27 e 28, podendo atingir altura máxima até 11 metros.
Este será o último comunicado sobre esta situação meteorológica.
O IPMA já emitiu avisos de vento, precipitação, neve e agitação marítima, que poderão ser reavaliados até ao fim deste episódio de tempo severo.
Sugere-se a tomada de medidas de precaução, como assegurar a fixação de estruturas temporárias, como andaimes, tendas e toldos, bem como evitar a proximidade de árvores, fachadas ou outras estruturas que possam ser instáveis. Aconselha-se ainda a prudência na condução, em especial em veículos de grande porte, devido ao risco de desestabilização. As autoridades pedem atenção redobrada junto à orla costeira, evitando a aproximação a zonas ribeirinhas e molhes, devido à possibilidade de ondas agitadas e forte agitação marítima.
Avisos decretados:
Os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Viana do Castelo estarão sob aviso vermelho a partir das 12h00 de segunda-feira devido à forte agitação marítima.
A partir da tarde deste domingo e até à madrugada de segunda-feira, os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu estarão sob aviso laranja devido à precipitação persistente e, por vezes, forte, segundo o IPMA.
Todos os distritos do país encontram-se sob aviso amarelo até segunda-feira devido ao vento forte. A partir da tarde de segunda-feira, os distritos de Braga, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu estarão também sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve.

O IPMA emite o aviso vermelho em casos de situação meteorológica de risco extremo. O aviso laranja refere-se a uma situação de risco meteorológico moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo alerta para riscos que afectam atividades específicas relacionadas com as condições meteorológicas.
O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
Publicar comentário