Períodos de chuva ou aguaceiros hoje e na próxima noite, em especial no Norte e Centro
O início desta semana está a ser marcado por períodos de chuva e tempo nublado no litoral norte, e assim deverá continuar ao longo da tarde e noite (passando gradualmente para aguaceiros). Porquê? Uma frente fria numa fase de dissipação está a descer em latitude, e por isso, deverá provocar um breve período de precipitação em geral fraca a moderada no Norte e Centro ao longo da tarde/final de tarde desta segunda feira, e a próxima noite. Esta frente vai progredir para o restante território, chegando a Lisboa, por exemplo, durante o início da madrugada e a Faro na manhã de terça feira.

Esta terça feira será de uma gradual limpeza no céu, com uma progressiva diminuição dos níveis de nebulosidade e possibilidade pontual de aguaceiros. A temperatura máxima vai voltar a subir, exceto em alguns locais do interior norte e centro. São esperados valores máximos até 21ºC em Faro, 19ºC em Setúbal, 18ºC em Beja, Évora, Santarém e Lisboa, 17ºC em Braga, Leiria e Castelo Branco, 16ºC em Coimbra e no Porto, 15ºC em Aveiro e Viana do Castelo, 14ºC em Vila Real e Portalegre, 13ºC em Viseu e em Bragança e 11ºC na Guarda.

Descida acentuada da temperatura mínima na quarta feira
A noite de terça para quarta será bem mais fria, com um acentuado arrefecimento de norte a sul. Diversos locais do interior norte e centro vão registar valores abaixo de 0ºC, e o ponto mais alto de Portugal Continental registará até -4ºC.
Uma massa de ar frio é definida como um volume extenso de ar com características térmicas e de humidade relativamente uniformes, originado em regiões de latitudes elevadas ou polares, onde a radiação solar é menos intensa e as temperaturas à superfície são naturalmente mais baixas. Estas massas deslocam-se sob a influência de sistemas atmosféricos, como centros de alta pressão (anticiclones) ou frentes frias, transportando consigo condições de arrefecimento para as regiões que atravessam
Esta entrada de ar frio será temporária.
O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
Publicar comentário