Aguaceiros e possibilidade de trovoada nos próximos dias
Uma depressão atmosférica vai fazer uma aproximação a Portugal Continental, e por isso, prevê-se um aumento dos níveis de instabilidade durante os próximos dias, sobretudo no centro e sul.

Ao longo da madrugada de quarta feira (noite de terça para quarta) já será provável a ocorrência pontual de aguaceiros, principalmente na Área Metropolitana de Lisboa e alto Alentejo (baixa possibilidade).
Com o decorrer da manhã e início de tarde de quarta feira, perspetiva-se a entrada de um conjunto de células convectivas entre o litoral Oeste e o litoral Alentejo (inclui o litoral dos distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal e Beja), onde se prevê a ocorrência de aguaceiros ou períodos de chuva e possibilidade de trovoada.
Esta instabilidade atmosférica deverá mover-se gradualmente para o restante Centro e Sul. A possibilidade de aguaceiros e trovoada prolongar-se-á pela noite de quarta e madrugada de quinta feira, mantendo-se na sexta feira, em especial no Sul.

Espera-se uma descida da temperatura máxima esta quinta feira, para valores na ordem dos 18ºC em Braga, 16ºC em Faro, Viana do Castelo e no Porto, 15ºC em Beja, 14ºC em Évora, Aveiro, Setúbal, Santarém e Vila Real, 13ºC em Lisboa, 12ºC em Leiria, Viseu e Bragança, 11ºC em Portalegre e Coimbra, 10ºC em Castelo Branco e 8ºC na Guarda.
Saiba já a tendência para o carnaval, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera:
Portugal Continental: A partir de dia 27 de fevereiro, uma depressão com expressão em altitude, irá ficar centrada a oeste de Portugal Continental, afetando assim o estado do tempo no período compreendido entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março, incluindo assim a época de Carnaval.
Deste modo, prevê-se ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros no dia 27, que começam nas regiões do litoral e que se estendem às regiões do interior ao longo do dia, mas que entre os 28 de fevereiro e 2 de março parecem ser mais prováveis nas regiões Centro e Sul. Deve contudo salientar-se que as zonas do País onde se espera a ocorrência de precipitação estarão dependentes da posição da depressão, a qual tem alguma incerteza associada. Pode ainda ocorrer queda de neve acima de 1400/1600 metros de altitude no dia 27 e não se descarta a ocorrência de trovoada durante o período de 28 de fevereiro a 2 de março.
O vento será fraco a moderado de sul/sueste, rodando para o quadrante leste até dia 4 de março, soprando mais intenso nas terras altas.
A temperatura irá sofrer algumas oscilações, devendo a temperatura mínima variar entre 7 a 10°C no litoral e entre 0 e 7°C no interior. A temperatura máxima deverá apresentar valores entre 14 e 19°C nas regiões do litoral e entre 12 e 18°C no interior.
Com o enchimento da referida depressão, prevê-se que os aguaceiros ocorram de forma cada vez mais dispersa e menos frequente nos dias 3 e 4 de março e apenas na região Sul.
Açores: Nos próximos dias, de 27 de fevereiro a 04 de março, o estado do tempo na região dos Açores será influenciado por uma vasta região anticiclónica, que se estende em crista sobre as ilhas britânicas. No entanto, durante dia 28, a passagem de uma superfície frontal fria, com fraca actividade, deverá condicionar o estado do tempo em todas as ilhas.
Assim durante o dia 27 de fevereiro, e em todo o Arquipélago, o vento soprará de norte bonançoso a moderado (10/30 km/h), rodando gradualmente para o quadrante oeste.
A partir da madrugada de dia 28 de fevereiro, com a passagem de uma frente fria, ocorrerão períodos de chuva, passando a aguaceiros, começando pelo Grupo Ocidental, passando sucessivamente ao Grupo Central, e ao Grupo Oriental já na madrugada de dia 01 de março. O vento soprará do quadrante oeste moderado a fresco (20/40 km/h) com rajadas até 50 km/ nos Grupos Ocidental e Central e bonançoso a moderado (10/30 km) no Grupo Oriental, rodando para o quadrante leste com a passagem da frente.
A partir da madrugada do dia 01 de março, no Grupo Ocidental o vento soprará inicialmente do quadrante leste bonançoso a moderado (10/30 km/h), rodando para o quadrante sul, que se manterá até dia 04 de março.
No Grupo Central, a partir de dia 01 de março, o vento soprará de nordeste bonançoso a moderado (10/30 km), ocasionalmente enfraquecendo (05/10 km), mantendo-se a situação até dia 04 de março, em que passará a soprar de leste bonançoso a moderado (10/30 km/h).
No Grupo Oriental, e a partir de dia 01 de março o vento soprará de nordeste bonançoso a moderado (10/30 km/h), soprando por vezes fresco (30/40 km/h) com rajadas até 50 km/h, situação que se deverá manter até dia 04 de março.
Prevê-se que as temperaturas mínimas deverão variar entre 11ºC e os 13ºC e as temperaturas máximas deverão variar entre os 16ºC e os 19ºC.
Quanto à ondulação, esperam-se, neste período, no Grupo Ocidental ondas de noroeste de 2 a 3 metros, passando temporariamente a oeste no dia 28 de fevereiro. No Grupo Central, as ondas serão de noroeste, com 3 a 4 metros, passando temporariamente a norte entre os os dias 28 de fevereiro e 01 de março, e diminuindo para 2 a 3 metros. No Grupo Oriental, as ondas serão de norte, com 3 a 4 metros, diminuindo para 2 a 3 metros a partir do final do dia 28 de fevereiro.
Madeira: A partir de dia 27 de fevereiro, uma região depressionária em altitude, centrada a leste do arquipélago da Madeira, irá afetar o estado do tempo nesta região no período compreendido entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março, incluindo assim a época de Carnaval.
Assim, prevê-se a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros a partir de dia 27 e até ao dia 4 de março, sendo mais prováveis na vertente norte e nas terras altas da ilha da madeira.
O vento será fraco a moderado do quadrante norte, soprando por vezes forte nas terras altas, sendo mais intenso no dia 28 e diminuindo de intensidade nos dias seguintes.
A temperatura não irá sofrer variações significativas, com o valor da mínima a variar entre 9 e 15°C em quase todo o arquipélago, sendo entre 2 e 4°C nas terras altas. Os valores da temperatura máxima irão oscilar entre 15 e 21°C, sendo entre 7 e 10°C nas terras altas.
O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
Publicar comentário