Os períodos de chuva vão continuar – Novos agravamentos em vista
Devido à passagem de um núcleo secundário associado à atual depressão atmosférica, espera-se um aumento na frequência e intensidade dos períodos de chuva ao longo da tarde deste sábado, prolongando-se pela noite.

O novo centro de baixas pressões deverá deslocar-se em direção ao Litoral Oeste ou à Área Metropolitana de Lisboa, tornando estes locais, a par do Litoral Alentejano, os mais afetados pelo agravamento do tempo. O vento deverá intensificar-se, com rajadas que podem atingir até 95 km/h, sobretudo na faixa costeira entre Lisboa e Sagres. O pico da intensidade do vento ocorrerá entre as 16h e as 22h.
Será possível a ocorrência de trovoada (e granizo pontual), e queda de neve no Norte e Centro geralmente acima dos 1000 metros de altitude.
E este domingo?
Este domingo será caracterizado por ocorrência de aguaceiros, com abertas, e uma ligeira subida da temperatura máxima. A instabilidade deverá voltar a crescer a partir do final do dia, com mais períodos de chuva e possibilidade de trovoada.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), seis distritos do continente e a Região Autónoma da Madeira encontram-se este sábado sob aviso laranja devido à forte agitação marítima e à queda de neve. Outros nove distritos estão sob aviso amarelo devido ao vento, à precipitação e também ao estado do mar nas zonas costeiras, consequência da depressão Jana.
Os distritos de Beja, Faro, Lisboa e Setúbal, assim como a costa norte da Madeira e Porto Santo, estão em aviso laranja devido à agitação marítima. Já Castelo Branco e Guarda enfrentam o mesmo nível de alerta devido à queda de neve.
O aviso amarelo foi emitido para os distritos de Leiria, Coimbra, Viseu, Aveiro, Porto, Braga, Viana do Castelo, Bragança e Vila Real, devido ao vento forte, à neve e à forte ondulação junto à costa.
Na Costa Ocidental, a norte do Cabo Carvoeiro, as ondas terão entre 2,5 e 3,5 metros, podendo atingir os 4 a 5 metros ao final da tarde. A sul do Cabo Carvoeiro, as ondas variarão entre os 3 e 4 metros, aumentando gradualmente para 4 a 5 metros e, mais tarde, para 5 a 6 metros.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando há risco meteorológico moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo alerta para condições que podem representar perigo para determinadas atividades.
Face ao agravamento do estado do tempo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta a população para a possibilidade de inundações e acidentes.

Leia o comunicado do IPMA:
JANA é o nome atribuído pela AEMET (Agência Estatal de Meteorologia Espanhola) a uma depressão que às 12UTC de dia 07 de março estava centrada em 45°N 15°W, com uma pressão atmosférica no centro de 987hPa.
Esta depressão, que ficará quase estacionária a noroeste da Península Ibérica até dia 10 de março, tem associadas diversas linhas de instabilidade que condicionarão o estado do tempo em Portugal continental nos próximos dias. No dia 10, já em fase de enchimento, a depressão deslocar-se-á para leste, atravessando o território do continente a partir da tarde desse dia.
Assim, para dia 8 prevê-se períodos de chuva ou aguaceiros, que serão por vezes fortes até ao meio da manhã, ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada. Nos dias 9 e 10, a precipitação irá continuar e será por vezes acompanhada de trovoada, mas diminuindo gradualmente de intensidade e frequência.
O vento soprará do quadrante sul, sendo mais intenso no dia 8, com rajadas até 80 km/h no litoral.
Prevê-se ainda queda de neve acima de 1000/1200 metros de altitude, subindo a cota para 1200/1400 metros no dia 10.
A agitação marítima irá aumentar a partir de dia 8, esperando-se ondas do quadrante oeste com 4 a 5 metros, aumentando gradualmente para 5 a 6 metros no dia 9, podendo atingir uma altura máxima de 10 metros.
Devido a esta situação meteorológica foram já emitidos avisos de nível amarelo para o vento e precipitação, bem como avisos de nível laranja para a agitação marítima e neve. Aconselha-se o acompanhamento das atualizações dos avisos meteorológicos ao longo dos próximos dias.
Madeira: JANA é o nome atribuído pela AEMET (Agência Estatal de Meteorologia Espanhola) a uma depressão que às 12UTC de dia 07 de março estava centrada em 45°N 15°W, com uma pressão atmosférica no centro de 987hPa.
Assim, prevêem-se períodos de chuva ou aguaceiros, que se manterão até domingo, dia 9. Esses aguaceiros ocorrerão sob a forma de neve acima de 1500 metros de altitude no sábado, dia 8.
O vento soprará de noroeste, moderado a forte, com rajadas até 85 km/h, podendo atingir 110 km/h nas terras altas. Prevê-se que o vento diminua gradualmente de intensidade a partir da manhã de dia 9.
Espera-se também um aumento da agitação marítima, com ondas que irão atingir 5 a 6 metros de altura significativa na costa norte da ilha da Madeira e em Porto Santo, podendo atingir uma altura máxima de 11 metros, nos dias 8 e 9, começando a diminuir gradualmente a partir do dia 10. Na parte oeste da costa sul, prevêem-se ondas com altura significativa de 4 a 5 metros neste período.
Devido a esta situação meteorológica foram já emitidos avisos de nível amarelo para o vento e precipitação, bem como avisos de nível laranja para a agitação marítima. Aconselha-se o acompanhamento das atualizações dos avisos meteorológicos ao longo dos próximos dias.
O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
Publicar comentário