Madrugada de sábado com precipitação e vento forte
A próxima madrugada promete um agravamento – Risco de inundações 💧
Uma depressão atmosférica ou tempestade vai fazer uma passagem por Portugal Continental ao longo da próxima madrugada, iniciando-se no Algarve e dirigindo-se para o restante território continental durante a madrugada e manhã de sábado.

Para referência, a precipitação forte e persistente deverá cair no Algarve a partir das 22h-23h, prolongando-se pela madrugada, na Área Metropolitana de Lisboa a partir das 00h/01h, atingindo o interior do Alentejo e região Centro durante a madrugada, e progredindo para o Norte no final da madrugada e/ou início de manhã de sábado. Possibilidade para trovoada, especialmente no Centro e Sul.
O vento vai aumentar significativamente de intensidade, esperando-se rajadas até 95km/h a 110km/h no Algarve, em todo do litoral Centro e Sul, e nas regiões montanhosas do Norte e Centro. No restante território, as rajadas de vento poderão ultrapassar os 90km/h. O pico de intensidade do vento acontecerá entre o início da próxima madrugada e a manhã de sábado.

Espera-se um nevão acima dos 1200 metros de altitude na Serra da Estrela, e possibilidade de queda de neve no Norte e Centro este sábado acima dos 900/1000 metros de altitude.
O centro (núcleo) da tempestade deverá movimentar-se muito próximo do litoral de Portugal, passando durante a madrugada a oeste de Lisboa com uma pressão mínima até 981hPa/983hPa.
Este sábado será marcado por períodos de chuva ou aguaceiros, e possibilidade de boas abertas em especial no Centro e Sul a meio do dia. Espera-se uma descida das temperaturas.
Recordamos que os 18 distritos de Portugal Continental estão sob aviso amarelo devido a precipitação por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada, esta sexta-feira e sábado, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Nos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Viana do Castelo, o aviso vigora entre as 12h00 e as 21h00 de sexta-feira e das 3h00 às 9h00 de sábado. Em Beja e Faro, entre as 12h00 e as 18h00 de sexta-feira e das 0h00 às 9h00 de sábado. Já em Évora e Santarém, o período de aviso acontece entre as 12h00 e as 18h00 de sexta-feira e das 3h00 às 9h00 de sábado. Nos distritos de Bragança, Castelo Branco, Guarda, Vila Real e Viseu, o aviso está ativo entre as 15h00 e as 21h00 de sexta-feira e das 3h00 às 9h00 de sábado, enquanto em Leiria, Lisboa e Setúbal entre as 12h00 e as 15h00 de sexta-feira e das 3h00 às 9h00 de sábado.

Paralelamente, 14 distritos estão sob aviso amarelo devido ao vento forte, em vários períodos entre as 9h00 de sexta-feira e as 0h00 de domingo. Os distritos afetados são Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. No Porto, na Guarda, em Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Braga e Viseu, as rajadas de vento do quadrante sul poderão atingir os 100 km/h nas terras altas, entre as 9h00 e as 18h00 de sexta-feira (segundo o IPMA).
No que diz respeito à agitação marítima, dez distritos estão sob aviso. Em Beja, Faro, Lisboa e Setúbal, o aviso amarelo vigora entre as 3h00 de sexta-feira e as 0h00 de sábado e entre as 21h00 de domingo e as 7h00 de segunda-feira, passando a aviso laranja no período intermédio. Nos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Porto, Leiria e Viana do Castelo, o aviso amarelo está ativo entre as 15h00 de sexta-feira e as 0h00 de sábado, seguindo-se aviso laranja até às 15h00 de domingo, retomando depois o aviso amarelo. As ondas poderão atingir uma altura máxima de 10 metros nos distritos de Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga.
O IPMA também emitiu avisos para sete distritos devido à queda de neve. Em Braga, Bragança, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, o aviso amarelo estará em vigor entre as 15h00 de sábado e as 19h00 de domingo. Nos distritos de Castelo Branco e Guarda, o aviso amarelo será emitido entre as 18h00 de sexta-feira e as 21h00 de sábado, passando depois a aviso laranja entre as 21h00 de sábado e as 7h00 de segunda-feira. A previsão indica queda de neve acima dos 1000/1200 metros, com acumulações superiores a 25 cm nos pontos mais altos da Serra da Estrela e até 15 cm acima dos 1400 metros. Entre os impactos prováveis estão vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores e perturbações no abastecimento local.
O aviso amarelo é emitido quando há risco para determinadas atividades dependentes da meteorologia, enquanto o aviso laranja sinaliza um risco moderado a elevado.
O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
Publicar comentário