Fim de semana misto: Aguaceiros, abertas e frente fria no domingo
Depois da tempestade, uma bonança: Este sábado terá ainda aguaceiros, no entanto, com mais períodos de abertas e menos vento. Leia o comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera:
“NURIA é o nome atribuído pela AEMET (Agência Estatal de Meteorologia Espanhola) a uma depressão que às 12UTC de dia 4 de abril estará centrada aproximadamente em 41°N 12°W, com uma pressão atmosférica no centro de 995hPa.
Esta depressão irá posicionar-se a oeste da Península Ibérica, deslocando-se lentamente para norte e enchendo gradualmente até ao dia 5. A esta depressão está associada um sistema frontal e diversas linhas de instabilidade que condicionarão o estado do tempo em Portugal continental.
Assim, prevêem-se períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada até ao final do dia 4, diminuindo de intensidade e frequência no dia 5. O vento será do quadrante sul moderado, sendo por vezes forte no litoral e nas terras altas, com rajadas até 80 km/h, em especial no litoral a sul do Cabo Mondego e até ao final da tarde de dia 4, podendo atingir 90 km/h no Algarve.
A precipitação poderá ocorrer sob a forma de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela na noite de 4 para 5, não se esperando acumulação significativa.
Prevê-se um aumento da agitação a sul do Cabo Mondego durante o dia 4 com ondas de sudoeste com 4 a 4,5 metros.
Devido a esta situação meteorológica, foram já emitidos avisos de nível amarelo para vento, precipitação e agitação marítima.”

Este sábado será marcado por períodos de céu nublado, com abertas, e possibilidade para a ocorrência de aguaceiros. O vento vai diminuir significativamente de intensidade, e espera-se uma pequena subida da temperatura máxima.
No domingo, entre a madrugada e a tarde, está prevista a passagem de uma frente fria que se deslocará de oeste para leste, atravessando o território continental. Esta frente começará por afetar o litoral, onde se espera precipitação mais intensa, especialmente durante o período da manhã. À medida que a frente avança para o interior, a precipitação tenderá a perder intensidade, sendo mais fraca e dispersa nas regiões do interior norte e centro.

Apesar da passagem da frente fria, prevê-se uma ligeira subida da temperatura máxima na região Norte, devido à maior presença de abertas antes e depois da passagem da frente e a uma massa de ar um pouco mais amena que poderá afetar temporariamente essa região.
O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
Publicar comentário