Agravamento das condições meteorológicas a partir das próximas horas
Espera-se um agravamento das condições meteorológicas a partir das próximas horas ☁
A partir das próximas horas, é esperado um aumento gradual na intensidade do vento em Portugal Continental, e uma maior possibilidade para a ocorrência de aguaceiros dispersos.
A partir da próxima noite, espera-se a passagem de uma frente fria de forte atividade, havendo previsão de precipitação por vezes forte de Norte para Sul, iniciando-se no Litoral Norte e atingindo um pico de intensidade entre as 02h da madrugada e as 08h da manhã, progredindo para a restante região Norte e atingindo um pico entre as 07h e as 12h.
Na região Centro, a precipitação mais intensa associada a esta frente fria deverá ocorrer entre o final da madrugada e a manhã de domingo (a começar no litoral e progredindo para o interior), enquanto na Área Metropolitana de Lisboa a maior intensidade de chuva deverá ocorrer entre as 06h e as 11h.
Já no Sul, a frente fria vai entrar no Litoral Alentejano e Barlavento Algarvio a partir do final da madrugada, progredindo para a restante região (Sul) ao longo da manhã e início de tarde.
Este domingo será pautado por aguaceiros, por vezes fortes, com abertas, e possibilidade para a ocorrência de trovoada. O vento deverá soprar moderado a forte, com rajadas até 100km/h nas regiões montanhosas do Norte e Centro, e 95km/h no litoral de Norte a Sul.
A entrada de uma massa de ar frio, vai resultar em queda de neve acima dos 1500 metros de altitude a partir do final da tarde.
Há avisos meteorológicos decretados pelo IPMA
O IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) decretou um aviso amarelo para todos os distritos de Portugal Continental, devido à previsão de precipitação por vezes forte, com condições favoráveis à ocorrência de trovoada e granizo. O IPMA colocou ainda sob aviso amarelo todos os distritos do Litoral, no período entre o início de manhã de domingo e segunda feira, devido à previsão de ondas de sudoeste com alturas entre 4 e 5 metros, passando a ondas de noroeste na segunda-feira.
A costa sul e as regiões montanhosas da ilha da Madeira também estarão sob aviso amarelo durante o fim de semana, devido à previsão de chuva forte. O grupo oriental dos Açores, abrangendo as ilhas de São Miguel e Santa Maria, encontra-se igualmente sob aviso amarelo por causa da previsão de precipitação intensa.
O aviso amarelo, o menos grave numa escala de três, é emitido sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes das condições meteorológicas. A Proteção Civil apelou à população para redobrar os cuidados, face à previsão de instabilidade atmosférica anunciada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para os próximos dias. Entre as recomendações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) destacam-se cuidados especiais na circulação e permanência em áreas florestais, zonas costeiras e ribeirinhas que historicamente apresentam maior vulnerabilidade.
O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
Publicar comentário