Especial Carnaval – Sobe e desce das temperaturas e aguaceiros com abertas

Depressões isoladas mantêm-se em Portugal Continental nos próximos tempos

Para o carnaval, como vai estar o tempo?

Possibilidade de aguaceiros: Trata-se de uma possibilidade, ou seja, não existem certezas quanto à sua ocorrência. Não se tratarão de dias com chuva persistente, associada a tempestades oceânicas, mas sim a instabilidade atmosférica, ligada a depressões atmosféricas que poderão fazer formar precipitação de forma mais pontual e dispersa.

Leia o comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera referente ao carnaval:

Portugal Continental: Entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março, o estado do tempo em Portugal continental será condicionado por uma região depressionária, que a partir da tarde de dia 1 terá apenas expressão em altitude. 

Deste modo, prevê-se a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, sendo menos frequentes na região Norte e mais intensos na região Sul, onde podem ser pontualmente fortes e acompanhados de trovoada, já com aviso de precipitação emitido para alguns distritos, em especial até ao dia 28, com queda de neve acima de 1400/1600 metros. A ocorrência de aguaceiros, que será o regime predominante durante este período, apresenta sempre alguma incerteza na distribuição espacial e temporal e assim a ocorrência de precipitação para uma mesma região pode variar bastante de local para local.

O vento será fraco a moderado de sul/sueste, rodando para o quadrante leste no dia 28, e soprando com mais intensidade nas terras altas, em especial no fim-de-semana.

De um modo geral a temperatura mínima deverá variar entre 5 e 12°C no litoral e entre -1 e 7°C no interior e a temperatura máxima deverá variar entre 15 e 20°C no litoral e entre 10 e 16°C no interior. 

Existem condições para a formação de geada no interior das regiões Norte e Centro entre os dias 1 e 3 de março.

Açores: Durante o dia 28, a aproximação e passagem de uma superfície frontal fria condicionará o estado do tempo em todas as ilhas, provocando precipitação, em geral fraca. O vento soprará do quadrante oeste, moderado a fresco (20/40 km/h) com rajadas até 60 km/h, rodando para o quadrante leste com a passagem da já referida superfície frontal. 

De 01 a 04 de março, o estado do tempo será influenciado por uma região de altas pressões, pelo que o céu apresentar-se-á, de uma forma geral, com abertas. 

Assim, a partir do dia 1, o vento tornar-se-á geralmente fraco (05/10 km/h) no Grupo Ocidental, enquanto nos Grupos Central e Oriental rodará para nordeste, moderado a fresco (20/40 km/h) com rajadas até 65 km/h.

Quanto ao estado do mar, são esperadas ondas do quadrante norte de 2 a 3 metros em todo o Arquipélago, aumentando para 3 a 4 metros nas ilhas do Grupo Oriental. 

Prevê-se que as temperaturas mínimas deverão variar entre 11ºC e os 12ºC e as temperaturas máximas deverão variar entre os 16ºC e os 17ºC.

Madeira: Entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março, o estado do tempo no arquipélago da Madeira será condicionado por uma região depressionária, que a partir da tarde de dia 1 terá apenas expressão em altitude.

Assim, prevê-se a ocorrência de aguaceiros, sendo mais frequentes na vertente norte e nas terras altas da ilha da Madeira e que poderão ser de neve nos pontos mais altos da ilha da Madeira.

O vento será fraco a moderado do quadrante norte, soprando moderado a forte no dia 28 e madrugada do dia 1, com rajadas até 65 km/h nos extremos leste e oeste da ilha Madeira e na ilha de Porto Santo, e até 80 km/h nas terras altas.

Prevê-se também um aumento da agitação marítima na costa norte no dia 28, sendo ondas de norte/noroeste com 4 a 5 metros de altura significativa, tendo já sido emitido aviso amarelo. 

De um modo geral a temperatura mínima deverá variar entre 9 e 15°C, sendo entre -1 e 4°C nas terras altas, e a temperatura máxima deverá variar entre 15 e 20°C, sendo entre 5 e 10°C nas terras altas.

Publicar comentário