Dia de carnaval com nova possibilidade de aguaceiros e trovoada, mas com subida da temperatura máxima
A instabilidade atmosférica continua presente em Portugal Continental, e assim deverá manter-se durante os próximos dias.

Esta terça feira será dominada por períodos de céu nublado, com abertas, especialmente no litoral norte, com possibilidade para a ocorrência de aguaceiros e trovoada, sobretudo no centro e sul. Prevê-se uma subida da temperatura máxima, para valores na ordem dos 21ºC em Braga, 19ºC em Faro, Santarém, Viana do Castelo e no Porto, 18ºC em Setúbal, Leiria e Coimbra, 17ºC em Aveiro, Beja, Évora e Lisboa, 16ºC em Portalegre e Castelo Branco, 15ºC em Vila Real e Viseu, 14ºC em Bragança e 12ºC na Guarda.

Para quarta e quinta feira, o panorama instável com abertas mantém-se, com possibilidade de aguaceiros e trovoada em qualquer parte do território continental de Portugal, e nova ligeira subida das temperaturas, sobretudo na quarta.
Espera-se um agravamento do estado do tempo a partir de sexta feira.
O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
Leia o comunicado em vigor do Instituto Português do Mar e da Atmosfera:
Portugal Continental: Até dia 4 de março, o estado do tempo em Portugal continental será condicionado por uma região depressionária, com expressão em altitude sobre a Península Ibérica, e pelo transporte de uma massa de ar frio nos níveis baixos, afetando as regiões Norte e Centro até dia 3.
Deste modo, prevê-se a ocorrência de aguaceiros, sendo mais intensos na região Sul, e menos frequentes na região Norte, podendo ser pontualmente acompanhados de trovoada. A precipitação será mais provável até dia 3, embora possa também ocorrer de forma dispersa no dia de Carnaval, dia 4, em especial durante a tarde. A ocorrência de aguaceiros, em particular nestas situações de maior carácter convectivo, apresenta sempre alguma incerteza na distribuição espacial e temporal, assim como na sua intensidade.
Está prevista queda de neve nas terras altas do Norte e Centro, podendo na madrugada de dia 2 ocorrer a 700/800 metros na Beira Interior, subindo gradualmente a cota para os 1300/1500 metros a partir da tarde, e sendo já menos provável a ocorrência de neve a partir do final de dia 3.
O vento será de um modo geral fraco a moderado do quadrante leste, soprando temporariamente forte nas terras altas.
A temperatura irá descer no dia 2, em especial no Norte e Centro, e haverá uma subida nos dias 3 e 4. Assim, esperam-se mínimas a variar entre 5 e 10°C no litoral e entre -1 e 8°C no interior, e a temperatura máxima deverá variar entre 15 e 20°C no litoral e entre 10 e 15°C no interior, não superando os 10°C no nordeste transmontano e na Beira Alta no dia mais frio (domingo, dia 2), onde poderá ocorrer formação de gelo e geada.
Madeira: Até dia 4 de março o estado do tempo no arquipélago da Madeira será condicionado por um fluxo de nordeste, resultado da ação conjunta de um anticiclone, localizado na região dos Açores, e de uma região depressionária com expressão em altitude, situada entre a Madeira e a Península Ibérica.
Assim, prevê-se a ocorrência de aguaceiros, sendo mais frequentes na vertente norte e nas terras altas da ilha da Madeira, e que poderão ser de neve nos pontos mais altos da ilha da Madeira.
O vento será fraco a moderado predominando de nordeste, soprando por vezes forte nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira, na ilha do Porto Santo e nas terras altas, em especial até à tarde de dia 3.
Prevê-se ondas de norte com 2 a 3 metros na costa norte da ilha da Madeira e em Porto Santo, sendo inferiores a 1 metro na costa sul.
A temperatura não deve sofrer alterações significativas durante este período, com valores da temperatura mínima entre 9 e 15°C, devendo aproximar-se dos 0°C nos pontos mais altos, e a temperatura máxima deverá variar entre 15 e 20°C, não superando os 10°C nas terras altas.
Açores: No dia 04 de março, uma região de altas pressões influenciará o estado do tempo em toda a região dos Açores. Assim, o céu apresentar-se-á, de uma forma geral, com boas abertas em todas as ilhas podendo ocorrer aguaceiros fracos especialmente nas ilhas do Grupo Central tendo em conta a presença de alguma instabilidade a norte.
Relativamente ao vento, soprará de sudoeste bonançoso a moderado (10/30 km/h) nas ilhas do Grupo Ocidental. No Grupo Central, será geralmente fraco (05/10 km/h), e nas ilhas do Grupo Oriental o vento soprará de norte/nordeste bonançoso a moderado (10/30 km/h).
Quanto ao estado do mar, prevê-se ondas do quadrante norte com uma altura significativa de 1 a 3 metros em todo o Arquipélago.
As temperaturas mínimas deverão variar entre 12ºC e os 14ºC e as temperaturas máximas deverão variar entre os 18ºC e os 19ºC.
Publicar comentário