Dia de carnaval com nova possibilidade de aguaceiros e trovoada, mas com subida da temperatura máxima

Aguaceiros e trovoada previstos para o dia de carnaval
Depressão isolada em altitude mantém-se no domínio de Portugal Continental

Leia o comunicado em vigor do Instituto Português do Mar e da Atmosfera:

Portugal Continental: Até dia 4 de março, o estado do tempo em Portugal continental será condicionado por uma região depressionária, com expressão em altitude sobre a Península Ibérica, e pelo transporte de uma massa de ar frio nos níveis baixos, afetando as regiões Norte e Centro até dia 3. 

Deste modo, prevê-se a ocorrência de aguaceiros, sendo mais intensos na região Sul, e menos frequentes na região Norte, podendo ser pontualmente acompanhados de trovoada. A precipitação será mais provável até dia 3, embora possa também ocorrer de forma dispersa no dia de Carnaval, dia 4, em especial durante a tarde. A ocorrência de aguaceiros, em particular nestas situações de maior carácter convectivo, apresenta sempre alguma incerteza na distribuição espacial e temporal, assim como na sua intensidade.

Está prevista queda de neve nas terras altas do Norte e Centro, podendo na madrugada de dia 2 ocorrer a 700/800 metros na Beira Interior, subindo gradualmente a cota para os 1300/1500 metros a partir da tarde, e sendo já menos provável a ocorrência de neve a partir do final de dia 3.

O vento será de um modo geral fraco a moderado do quadrante leste, soprando temporariamente forte nas terras altas.

A temperatura irá descer no dia 2, em especial no Norte e Centro, e haverá uma subida nos dias 3 e 4. Assim, esperam-se mínimas a variar entre 5 e 10°C no litoral e entre -1 e 8°C no interior, e a temperatura máxima deverá variar entre 15 e 20°C no litoral e entre 10 e 15°C no interior, não superando os 10°C no nordeste transmontano e na Beira Alta no dia mais frio (domingo, dia 2), onde poderá ocorrer formação de gelo e geada.

Madeira: Até dia 4 de março o estado do tempo no arquipélago da Madeira será condicionado por um fluxo de nordeste, resultado da ação conjunta de um anticiclone, localizado na região dos Açores, e de uma região depressionária com expressão em altitude, situada entre a Madeira e a Península Ibérica.

Assim, prevê-se a ocorrência de aguaceiros, sendo mais frequentes na vertente norte e nas terras altas da ilha da Madeira, e que poderão ser de neve nos pontos mais altos da ilha da Madeira.

O vento será fraco a moderado predominando de nordeste, soprando por vezes forte nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira, na ilha do Porto Santo e nas terras altas, em especial até à tarde de dia 3.

Prevê-se ondas de norte com 2 a 3 metros na costa norte da ilha da Madeira e em Porto Santo, sendo inferiores a 1 metro na costa sul. 

A temperatura não deve sofrer alterações significativas durante este período, com valores da temperatura mínima entre 9 e 15°C, devendo aproximar-se dos 0°C nos pontos mais altos, e a temperatura máxima deverá variar entre 15 e 20°C, não superando os 10°C nas terras altas.

Açores: No dia 04 de março, uma região de altas pressões influenciará o estado do tempo em toda a região dos Açores. Assim, o céu apresentar-se-á, de uma forma geral, com boas abertas em todas as ilhas podendo ocorrer aguaceiros fracos especialmente nas ilhas do Grupo Central tendo em conta a presença de alguma instabilidade a norte.

Relativamente ao vento, soprará de sudoeste bonançoso a moderado (10/30 km/h) nas ilhas do Grupo Ocidental. No Grupo Central, será geralmente fraco (05/10 km/h), e nas ilhas do Grupo Oriental o vento soprará de norte/nordeste bonançoso a moderado (10/30 km/h).

Quanto ao estado do mar, prevê-se ondas do quadrante norte com uma altura significativa de 1 a 3 metros em todo o Arquipélago.

As temperaturas mínimas deverão variar entre 12ºC e os 14ºC e as temperaturas máximas deverão variar entre os 18ºC e os 19ºC.

Publicar comentário