Agravamento das condições meteorológicas
É esperado um agravamento das condições meteorológicas no final desta semana, com um aumento significativo na intensidade do vento e a chegada de vários sistemas frontais.

Os 18 distritos de Portugal Continental estarão sob aviso amarelo devido à precipitação por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada, esta sexta-feira e sábado (segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera):
- Aveiro, Braga, Coimbra, Porto e Viana do Castelo: entre as 12h00 e as 21h00 de sexta-feira e das 3h00 às 9h00 de sábado;
- Beja e Faro: entre as 12h00 e as 18h00 de sexta-feira e das 0h00 às 9h00 de sábado;
- Évora e Santarém: entre as 12h00 e as 18h00 de sexta-feira e das 3h00 às 9h00 de sábado;
- Bragança, Castelo Branco, Guarda, Vila Real e Viseu: entre as 15h00 e as 21h00 de sexta-feira e das 3h00 às 9h00 de sábado;
- Leiria, Lisboa e Setúbal: entre as 12h00 e as 15h00 de sexta-feira e das 3h00 às 9h00 de sábado.
Vento forte
Paralelamente, 14 distritos estarão sob aviso amarelo devido ao vento, em vários períodos entre as 9h00 de sexta-feira e as 0h00 de domingo: Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Setúbal, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
No Porto, na Guarda, em Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Braga e Viseu, as rajadas de vento do “quadrante sul” poderão atingir os 100 km/h nas terras altas, entre as 9h00 e as 18h00 de sexta-feira.
Agitação marítima
Dez distritos estarão sob aviso devido à agitação marítima:
- Beja, Faro, Lisboa e Setúbal: aviso amarelo entre as 3h00 de sexta-feira e as 0h00 de sábado e entre as 21h00 de domingo e as 7h00 de segunda-feira. Pelo meio, passarão a aviso laranja.
- Aveiro, Braga, Coimbra, Porto, Leiria e Viana do Castelo: aviso amarelo entre as 15h00 de sexta-feira e as 0h00 de sábado, seguido de aviso laranja até às 15h00 de domingo, retomando depois o aviso amarelo.
As ondas poderão atingir uma altura máxima de 10 metros nos distritos de Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga.
Queda de neve
O IPMA também emitiu avisos para sete distritos devido à queda de neve:
- Braga, Bragança, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu: aviso amarelo entre as 15h00 de sábado e as 19h00 de domingo.
- Castelo Branco e Guarda: aviso amarelo entre as 18h00 de sexta-feira e as 21h00 de sábado, passando a aviso laranja entre as 21h00 de sábado e as 7h00 de segunda-feira.
A previsão indica queda de neve acima dos 1000/1200 metros, com acumulações superiores a 25 cm nos pontos mais altos da Serra da Estrela e até 15 cm acima dos 1400 metros. Entre os impactos prováveis estão “vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores e perturbações no abastecimento local”.
O aviso amarelo é emitido quando há risco para determinadas atividades dependentes da meteorologia, enquanto o aviso laranja sinaliza um risco moderado a elevado.
Leia o comunicado oficial do IPMA:
Portugal Continental: JANA é o nome atribuído pela AEMET (Agência Estatal de Meteorologia Espanhola) a uma depressão que às 12UTC de dia 07 de março estará centrada aproximadamente em 45°N 15°W, com uma pressão atmosférica no centro de 985hPa.
Esta depressão ficará quase estacionária a noroeste da Península Ibérica até dia 10 de março, estando associadas uma superfície frontal fria e diversas linhas de instabilidade que condicionarão o estado do tempo em Portugal continental. No dia 10, já em fase de enchimento, a depressão deslocar-se-á para sueste, atravessando o território do continente a partir da tarde desse dia.
Assim, até dia 10, segunda-feira, prevêem-se períodos de chuva ou aguaceiros que serão fortes à passagem da superfície frontal fria, durante a tarde de dia 7, e à passagem de linhas de instabilidade entre a manhã de sábado, dia 8, e o final de dia de segunda-feira, dia 10. Os aguaceiros, a partir de dia 8, poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada.
O vento irá intensificar a partir de amanhã, dia 7, soprando do quadrante sul com rajadas, que em alguns períodos poderão atingir valores da ordem de 85 km/h no litoral e de 100 km/h nas terras altas.
A precipitação deverá ocorrer sob a forma de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, diminuindo gradualmente a cota para os 1000/1200 metros nas terras altas das regiões Norte e Centro, após a passagem da superfície frontal. O acumulado total de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela poderá atingir valores superiores a 50 cm até segunda-feira, dia 10.
A agitação marítima irá aumentar a partir de dia 8, esperando-se ondas de sudoeste com 4 a 5 metros a sul do Cabo Raso, passando a ondas de oeste/noroeste e estendendo-se a toda a costa ocidental, a partir da tarde, aumentando para ondas 5 a 6 metros no dia 9, com período de pico entre 14 e 15 segundos e podendo atingir uma altura máxima de cerca de 10 metros.
Devido a esta situação meteorológica foram já emitidos avisos de nível amarelo para o vento e precipitação, bem como avisos de nível laranja para a agitação marítima e neve. Aconselha-se o acompanhamento das atualizações dos avisos meteorológicos ao longo dos próximos dias.
Madeira: JANA é o nome atribuído pela AEMET (Agência Estatal de Meteorologia Espanhola) a uma depressão que às 12UTC de dia 07 de março estará centrada aproximadamente em 45°N 15°W, com uma pressão atmosférica no centro de 985hPa.
Esta depressão ficará quase estacionária a noroeste da Península Ibérica até dia 10 de março, estando associada uma superfície frontal fria e um pós-frontal com transporte de uma massa de ar frio sobre o arquipélago da Madeira.
Assim, prevêem-se períodos de chuva, que será por vezes forte à passagem da superfície frontal fria, durante a madrugada de dia 7, passando a regime de aguaceiros, que se manterão até domingo, dia 9. Esses aguaceiros ocorrerão sob a forma de neve acima de 1500 metros de altitude no sábado, dia 8.
O vento irá intensificar a partir de dia 7, soprando de sudoeste, a rodar para oeste/noroeste a partir da manhã, com rajadas da ordem dos 80 km/h, podendo atingir 110 km/h nas terras altas. Prevê-se que o vento diminua gradualmente de intensidade a partir da tarde de dia 9.
Espera-se também um aumento da agitação marítima, com ondas que irão atingir 5 a 6 metros de altura significativa na costa norte e ilha do Porto Santo, com altura máxima que pode chegar a 11 metros, no dia 8, começando a diminuir gradualmente a partir do dia 10. Na parte oeste da costa sul, prevêem-se ondas com altura significativa de 4 a 5 metros neste período.
Devido a esta situação meteorológica foram já emitidos avisos de nível amarelo para o vento e precipitação, bem como avisos de nível laranja para a agitação marítima. Aconselha-se o acompanhamento das atualizações dos avisos meteorológicos ao longo dos próximos dias.
A Proteção Civil recomenda “Garantir a desobstrução dos sistemas de escoamento e retirada de objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas”; “garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas”; “Ter especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores”; “Ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas”; “não praticar atividades relacionadas com o mar”; “adotar uma condução defensiva”; e “não atravessar zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas”.

O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
Publicar comentário