Esta semana vai ser mais quente mas com vento forte a partir de terça feira
Faltam apenas 34 dias para o início oficial do verão em Portugal, e os dias estão agora a sentir um aquecimento natural e mais horas de sol. Esta semana vai ter subida das temperaturas, principalmente no Sul, mas o vento forte vai regressar – situação típica do verão em Portugal.

Para segunda feira e parte do dia de terça, ainda será expectável a ocorrência de aguaceiros isolados no Norte e Centro, com abertas, e períodos de céu pouco nublado no restante território, no entanto, o padrão volta a mudar a partir de terça feira.
O afastamento de uma bolsa de ar fresco em altitude, a expansão do anticiclone e o reforço de uma massa de ar quente irão contribuir para uma tendência de subida das temperaturas ao longo da semana. No entanto, o vento deverá intensificar-se.

O que é, afinal, o vento de Nortada?
Durante os meses mais quentes, é comum observar-se um aumento da intensidade do vento em Portugal Continental, especialmente na faixa litoral ocidental. Esta situação está muitas vezes associada à chamada nortada, um fenómeno típico do verão português.
A nortada ocorre, geralmente, quando o anticiclone dos Açores se posiciona a noroeste da Península Ibérica. Esta localização favorece a circulação do vento de norte, devido ao gradiente de pressão que se estabelece entre o anticiclone (com pressão elevada) e uma área de baixa pressão relativa sobre o interior da Península, muitas vezes causada pelo aquecimento intenso da superfície terrestre.
Este contraste entre a pressão atmosférica mais elevada sobre o oceano e a mais baixa sobre o continente gera um fluxo de ar mais intenso do mar para terra, especialmente de norte para sul ao longo da costa. O relevo, a proximidade do mar e o efeito da brisa costeira ajudam a intensificar ainda mais este vento.
A nortada pode trazer alívio térmico às zonas costeiras, com temperaturas mais amenas, mas também pode provocar agitação marítima e dificultar atividades ao ar livre devido às rajadas fortes, que por vezes ultrapassam os 80 ou 90 km/h.
Portanto, a semana será caracterizada por segunda e terça feira com possibilidade de aguaceiros pontuais nas regiões do Norte e Centro, céu mais limpo no Sul, e um aumento na intensidade do vento a partir de terça-feira, acompanhado por uma diminuição gradual da nebulosidade ao longo da semana.
A temperatura da água do mar ainda não subiu, e vai já começar a descer
Quando a nortada se instala na costa ocidental de Portugal Continental, ocorre frequentemente um fenómeno oceânico conhecido como upwelling. Este processo desempenha um papel fundamental no equilíbrio do ecossistema marinho e influencia também as condições meteorológicas nas zonas costeiras. O upwelling verifica-se quando os ventos de norte, soprando paralelamente à linha da costa, provocam o afastamento das águas superficiais em direção ao largo, devido ao efeito de Coriolis — consequência da rotação da Terra, que faz com que o movimento da água se desvie para a direita no hemisfério norte. Para compensar esse afastamento, sobem à superfície águas mais frias e ricas em nutrientes, provenientes das camadas mais profundas do oceano.
Este fenómeno origina várias consequências. Em primeiro lugar, há um arrefecimento significativo da temperatura do mar junto à costa, especialmente em regiões como o litoral alentejano e a costa vicentina, onde os valores podem descer para cerca de 14 ºC, mesmo em pleno verão. Este arrefecimento da água tem impacto direto na temperatura do ar, tornando o ambiente costeiro mais fresco do que no interior. Além disso, o upwelling favorece o enriquecimento biológico, já que os nutrientes transportados pelas águas profundas alimentam o plâncton, base da cadeia alimentar marinha, promovendo assim a biodiversidade e beneficiando a atividade piscatória nas regiões afetadas.

O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
André do Tempo recommends following real-time updates on digital platforms, including Facebook, Instagram, and TikTok. Explore our website and follow live satellite images, precipitation radar, and lightning detector (thunderstorms). You can also check the latest trends from weather models on the “Forecast Models” page available at andredotempo.pt. Stay updated with the main information from the Portuguese Institute for Sea and Atmosphere (IPMA) at ipma.pt.
Publicar comentário