Possibilidade de trovoada esta terça-feira
Um núcleo de baixa pressão atmosférica vai fazer uma aproximação a Portugal Continental ao longo das próximas 72 horas, e por isso, espera-se instabilidade atmosférica.


O tempo quente e a presença de instabilidade atmosférica originarão condições para a formação de trovoada e aguaceiros fortes esta terça-feira, com maior possibilidade nas regiões do Norte e Centro, Área Metropolitana de Lisboa e Alto Alentejo.

Para esta terça-feira, serão de esperar condições para períodos de céu nublado de Norte a Sul, e possibilidade para a formação de trovoadas e aguaceiros. As células convectivas (trovoadas) deverão começar por surgir na Área Metropolitana de Lisboa e Alto Alentejo a meio do dia, evoluindo para Norte ao longo da tarde. No Norte e Centro, a situação terá potencial para precipitação forte e trovoada frequente, principalmente a partir da tarde e durante a noite. Possibilidade ainda para queda de granizo nos locais afectados pela instabilidade.
Resumo: A trovoada e os aguaceiros poderão começar a surgir na Área Metropolitana de Lisboa – que engloba Lisboa e Setúbal – e no Alto Alentejo a partir do meio do dia, mas a ocorrer serão passageiros e vão evoluir para o Norte e Centro a partir da tarde.

Nesta terça-feira, em Aveiro, a temperatura máxima será de 27ºC e a mínima de 18ºC. Em Beja, espera-se máxima de 35ºC e mínima de 18ºC. Braga terá máxima de 34ºC e mínima de 18ºC, enquanto Bragança apresenta máximos de 30ºC e mínimos de 17ºC. Em Castelo Branco, a máxima será de 34ºC e a mínima de 19ºC. Coimbra terá máxima de 32ºC e mínima de 18ºC. Évora regista máximos de 35ºC e mínimos de 18ºC. Faro prevê máxima de 30ºC e mínima de 20ºC. Guarda terá máxima de 27ºC e mínima de 17ºC. Em Leiria, a máxima chega a 30ºC e a mínima a 17ºC. Lisboa terá máxima de 27ºC e mínima de 18ºC. Portalegre regista máxima de 32ºC e mínima de 19ºC. No Porto, a máxima será de 30ºC e a mínima de 20ºC. Santarém prevê máxima de 31ºC e mínima de 17ºC. Em Setúbal, a máxima será de 26ºC e a mínima de 16ºC. Viana do Castelo terá máxima de 26ºC e mínima de 17ºC. Vila Real apresenta máxima de 33ºC e mínima de 19ºC, e finalmente, em Viseu, a máxima será de 30ºC e a mínima de 16ºC.

Ao longo do dia, poderão surgir rajadas de vento fortes vindas de sul em qualquer parte do território continental, estando associadas à instabilidade atmosférica intensa.
Trovoadas da primavera são comuns – Saiba mais ⬇️
O calor é fundamental para a génese das trovoadas no final da Primavera e durante o Verão. O aumento da temperatura do solo gera uma convecção forte, fazendo com que o ar suba com maior intensidade e leve à formação rápida e elevada das nuvens de trovoada. Além disso, há uma maior disponibilidade de vapor de água, pois a humidade aumenta, principalmente nas regiões costeiras ou perto de rios, que fornecem o vapor necessário para a formação das nuvens. O calor diurno, mais intenso durante a tarde, explica porque as trovoadas de verão são frequentemente vespertinas ou noturnas, já que o máximo aquecimento ocorre ao longo do dia.
Um fator meteorológico muito importante para a ocorrência de trovoadas em Portugal, especialmente na Primavera e Verão, é a presença da chamada Depressão Isolada em Altitude (DIA). Trata-se de uma região de baixa pressão atmosférica que se forma numa camada elevada da atmosfera, normalmente a 500 hPa, cerca de 5 a 6 km de altitude, mas que fica isolada de outras áreas de baixa pressão. A DIA não está ligada diretamente a sistemas frontais à superfície, o que lhe confere uma dinâmica particular.
A presença da DIA provoca uma situação de instabilidade atmosférica porque a pressão reduzida em altitude favorece o levantamento do ar quente e húmido próximo da superfície. A DIA também pode provocar uma circulação ciclónica em altitude que “puxa” o ar para cima, através de convergência em altura, intensificando o desenvolvimento das nuvens convectivas. Mesmo que o tempo à superfície pareça calmo ou pouco propício a trovoadas, uma DIA em altitude pode provocar o desenvolvimento súbito de trovoadas ao aumentar a instabilidade atmosférica. É comum observar dias com sol e calor intenso e, de seguida, surgirem tempestades fortes que se devem a esta dinâmica em altitude.
O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
André do Tempo recommends following real-time updates on digital platforms, including Facebook, Instagram, and TikTok. Explore our website and follow live satellite images, precipitation radar, and lightning detector (thunderstorms). You can also check the latest trends from weather models on the “Forecast Models” page available at andredotempo.pt. Stay updated with the main information from the Portuguese Institute for Sea and Atmosphere (IPMA) at ipma.pt.



Publicar comentário