Próximos dias com algumas nuvens, aguaceiros a Norte e vento forte no sábado
Sem fenómenos extremos nem instabilidade atmosférica intensa, os próximos dias serão caracterizados por períodos de céu nublado, aguaceiros no Norte e Litoral Centro, e um aumento na intensidade do vento durante o dia de sábado.

Entre quinta e sexta-feira, prevê-se a possibilidade de ocorrência de aguaceiros ou períodos de chuva, em geral fraca, no litoral das regiões Norte e Centro. Duas frentes frias em fase de dissipação deverão aproximar-se do território continental, podendo assim originar precipitação pontual.
As temperaturas começarão, novamente, o processo de subida gradual.
Para esta quinta-feira, em Aveiro, a temperatura mínima rondará 14 °C e a máxima 25 °C. Em Beja, prevê‑se mínima de 15 °C e máxima de 30°C. Em Braga, esperam‑se 14 °C de mínima e 23 °C de máxima. Em Bragança, a mínima rondará os 13 °C e a máxima os 25 °C. Em Castelo Branco, a mínima será de 14 °C e a máxima de 30°C. Em Coimbra, regista‑se uma mínima de 14 °C e uma máxima de 24 °C. Em Évora, as temperaturas oscilarão entre 14°C e 31 °C.
Em Faro, a mínima será de 17 °C e a máxima de 29 °C. Na Guarda, os termómetros variam entre 12 °C e 22 °C. Em Leiria, a mínima será de 14 °C e a máxima de 26 °C. Em Lisboa, esperam‑se valores entre 16 °C e 24 °C. Em Portalegre, vai oscilar entre 15 °C e 27 °C. No Porto, as temperaturas variam de 15 °C a 23 °C. Em Santarém, prevê‑se mínima de 16 °C e máxima de 27 °C. Em Setúbal, os valores serão de 16 °C a 26 °C. Em Viana do Castelo, a mínima será de 14 °C e a máxima de 23 °C. Em Vila Real, os termómetros registam entre 13 °C e 23 °C. Em Viseu, a previsão aponta para 13 °C de mínima e 22 °C de máxima.

Está previsto um aumento na intensidade do vento ao longo do dia de sábado, principalmente nas regiões do Litoral e nas terras altas. As rajadas deverão ultrapassar 50km/h a 70km/h, sobretudo no período da tarde e início de noite.
A nortada é um vento forte de norte ou noroeste que ocorre com frequência na primavera e no verão ao longo da costa oeste de Portugal. Este fenómeno acontece devido à diferença de pressão entre um anticiclone no Atlântico, geralmente perto dos Açores, e uma depressão térmica que se forma no interior da Península Ibérica devido ao aquecimento do solo durante o dia. Esta diferença de pressão faz com que o ar se desloque do mar para o continente, originando o vento de nortada. A nortada é conhecida por ser um vento fresco e persistente, que pode provocar uma sensação de ar mais frio, apesar das temperaturas elevadas no interior do país.
O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
André do Tempo recommends following real-time updates on digital platforms, including Facebook, Instagram, and TikTok. Explore our website and follow live satellite images, precipitation radar, and lightning detector (thunderstorms). You can also check the latest trends from weather models on the “Forecast Models” page available at andredotempo.pt. Stay updated with the main information from the Portuguese Institute for Sea and Atmosphere (IPMA) at ipma.pt.
Publicar comentário