Vem aí uma semana quente com agravamento na qualidade do ar
Na semana de início oficial do verão em Portugal e no Hemisfério Norte, espera-se um episódio de tempo quente e seco com um agravamento na qualidade do ar.

Uma massa de ar quente, de origem tropical continental, irá afectar Portugal e Espanha ao longo desta semana, provocando uma subida acentuada das temperaturas na Península Ibérica.
Associada a esta massa de ar, espera-se também a chegada de poeiras em suspensão provenientes do Norte de África, o que contribuirá para uma sensação de tempo mais abafado e deverá reduzir a qualidade do ar.
O tempo será, no geral, quente e seco, embora com possibilidade de formação de nebulosidade em algumas regiões, principalmente durante as tardes. Em determinados locais, sobretudo nas regiões do interior, poderão ainda ocorrer condições favoráveis ao desenvolvimento de trovoadas, típicas deste tipo de situação atmosférica.
Este padrão meteorológico deverá manter-se ao longo de toda a semana, pelo que se recomenda especial atenção aos grupos mais vulneráveis ao calor.

A temperatura máxima na segunda-feira vai rondar os 40ºC em Beja, 38ºC em Évora e Santarém, 37ºC em Lisboa e Castelo Branco, 36ºC em Braga, Setúbal e Portalegre, 35ºC em Bragança e Coimbra, 34ºC em Vila Real, Viseu e Leiria, 33ºC em Faro, 31ºC na Guarda, 30ºC no Porto, 29ºC em Viana do Castelo e 27ºC em Aveiro. Peniche, no Oeste, deverá chegar aos 24ºC.
Espera-se um aumento significativo dos níveis de poeira em suspensão na atmosfera, e possibilidade para a ocorrência pontual de trovoada e aguaceiros isolados no Interior do Alentejo.

Na terça-feira, a temperatura máxima vai rondar os 41ºC em Santarém, 40ºC em Beja, Évora e Braga, 39ºC em Castelo Branco, 38ºC em Coimbra, 37ºC em Leiria, Portalegre e Vila Real, 36ºC em Bragança, 35ºC em Lisboa e Viseu, 34ºC em Setúbal e Porto, 32ºC na Guarda e em Viana do Castelo, 31ºC em Faro, e 29ºC em Aveiro. Peniche deverá atingir até 28ºC.
Noites mais quentes
As noites vão aquecer, com a temperatura mínima a rondar os 28ºC em Portalegre, 24ºC em Lisboa, 23ºC em Faro e Castelo Branco, 22ºC em Beja, 21ºC na Guarda, 20ºC em Évora, Setúbal, Santarém, Coimbra, Viseu e Vila Real, 18ºC no Porto, 17ºC em Leiria e Viana do Castelo, 16ºC em Bragança e Braga, e 15ºC em Aveiro.
Será igualmente possível, ao longo do dia de terça-feira, possibilidade pontual para a ocorrência de trovoada e aguaceiros isolados no Interior de Norte a Sul.
Com a chegada de uma massa de ar quente e seca, de origem tropical continental, prevê-se também o transporte de poeiras em suspensão provenientes do Norte de África, fenómeno que irá afectar Portugal continental nos próximos dias.
Esta intrusão de partículas finas — conhecidas como partículas inaláveis (PM10) — deverá provocar uma deterioração acentuada da qualidade do ar, com impactos na saúde pública, especialmente nos grupos mais vulneráveis. Em condições normais, o valor limite diário recomendado para a concentração de partículas PM10 na atmosfera é de 50 microgramas por metro cúbico (µg/m³). No entanto, devido à intensificação deste transporte de poeiras, os modelos de previsão apontam para valores bastante superiores, podendo atingir ou mesmo ultrapassar os 150 µg/m³ em algumas regiões.

Este agravamento da qualidade do ar poderá causar desconforto respiratório, irritações nos olhos e vias aéreas, e um agravamento de sintomas em pessoas com doenças respiratórias crónicas, como asma ou bronquite. Por este motivo, recomenda-se que a população, em especial crianças, idosos e indivíduos com problemas respiratórios, evite atividades físicas intensas ao ar livre durante os períodos de maior concentração de partículas. Além disso, a presença destas poeiras, aliada à intensificação do calor e à ausência de precipitação significativa, contribui para um aumento do risco de incêndio e redução da visibilidade em certas regiões.
O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
André do Tempo recommends following real-time updates on digital platforms, including Facebook, Instagram, and TikTok. Explore our website and follow live satellite images, precipitation radar, and lightning detector (thunderstorms). You can also check the latest trends from weather models on the “Forecast Models” page available at andredotempo.pt. Stay updated with the main information from the Portuguese Institute for Sea and Atmosphere (IPMA) at ipma.pt.
Publicar comentário