Episódio de tempo quente e seco: Temperaturas até 46ºC!
Tendo em conta a chegada de uma massa de ar quente e seco, prevê-se uma subida acentuada das temperaturas ao longo dos próximos dias.

As temperaturas vão subir acentuadamente, sobretudo entre sexta-feira e a próxima terça, podendo atingir valores até 44ºC a 46ºC, sobretudo no Vale do Tejo e Interior do Alentejo.
Para este sábado, prevê-se que a temperatura máxima vá rondar os 43 °C em Beja, 42 °C em Évora, 40 °C em Setúbal, Santarém e Castelo Branco, 39 °C em Lisboa e Portalegre, 36 °C em Braga, Vila Real e Faro, 35 °C em Viseu, 34 °C em Coimbra, 33 °C na Guarda e em Leiria, 31 °C em Bragança, 29 °C no Porto, 28 °C em Viana do Castelo e 25 °C em Aveiro.

A temperatura mínima vai rondar os 26ºC em Portalegre, 22ºC em Faro, Beja e Castelo Branco, 21ºC em Évora, 20ºC em Lisboa e na Guarda, 19ºC em Setúbal e Vila Real, 18ºC em Santarém, Viseu e Braga, 17ºC no Porto e em Bragança, 16ºC em Coimbra e Aveiro, e 15ºC em Leiria e Viana do Castelo.
Para este domingo, prevê-se que a temperatura máxima vá rondar os 44 °C em Beja, 43 °C em Évora, Santarém e Portalegre, 42 °C em Lisboa e Setúbal, 41 °C em Castelo Branco, 39 °C em Coimbra e Leiria, 38 °C em Braga e Vila Real, 37 °C em Bragança e Viseu, 36 °C em Faro, 34 °C na Guarda, 31 °C no Porto, 29 °C em Viana do Castelo e 26 °C em Aveiro. Peniche deverá chegar aos 25ºC.

A temperatura mínima vai rondar os 30ºC em Portalegre, 26ºC em Faro, 25ºC em Castelo Branco e Lisboa, 24ºC em Beja, 22ºC em Évora e na Guarda, 21ºC em Setúbal, 20ºC em Vila Real, 19ºC em Santarém, Bragança, Viseu, Coimbra e no Porto, 17ºC em Viana do Castelo e Braga, e 16ºC em Leiria e Aveiro.
Durante períodos de calor intenso, é essencial proteger a saúde. Beba muita água, mesmo que não tenha sede, e evite bebidas alcoólicas ou com cafeína. Use roupa leve, clara e chapéu. Evite a exposição solar entre as 11h e as 17h, procurando locais frescos e com sombra. Mantenha a casa fresca com persianas fechadas e ventile durante a noite. Dê atenção especial a crianças, idosos e pessoas doentes. Nunca deixe ninguém dentro de viaturas estacionadas ao sol.
Comunicado oficial do Instituto Português do Mar e da Atmosfera:
Portugal Continental: A partir de dia 26, a ação conjunta de um anticiclone localizado na região dos Açores, que se irá estender em crista para o Golfo da Biscaia, e um vale depressionário que se estende desde o norte de África até à Península Ibérica, dará origem ao transporte de uma massa de ar proveniente do norte de África, favorável a uma situação meteorológica de tempo quente e seco.
A temperatura do ar, já acima dos valores da normal climatológica do mês de junho na maior parte do território continental, irá registar uma subida gradual, com os valores mais elevados a partir de dia 28, quando deverão variar entre 35 e 40°C na generalidade do território, com exceção de alguns locais do litoral Norte e Centro, e valores entre 40 e 44°C na região Sul, vale do Tejo e vale do Douro. A temperatura mínima irá registar valores próximos de 20°C em grande parte do território, em especial na região Sul, onde poderá não baixar de 25°C em alguns locais, nomeadamente no litoral do Algarve e região de Portalegre.
A duração deste episódio de tempo quente permanece ainda incerta, porém deverá prolongar-se para o início do mês de julho, em especial na região Sul. Devido a esta situação meteorológica, serão emitidos avisos de tempo quente ao longo dos próximos dias.
Adicionalmente, prevê-se a presença de poeiras em suspensão a partir da tarde de dia 27 na região Sul, estendendo-se ao restante território nos dias seguintes.

Arquipélago da Madeira: A ação conjunta de um anticiclone localizado na região dos Açores, a estender-se em crista para o Golfo da Biscaia, e um vale depressionário que se estende desde o norte de África até à Península Ibérica, dará origem à aproximação de uma massa de ar quente proveniente do norte de África a partir de dia 28.
Assim, a temperatura máxima, irá subir de forma gradual ao longo dos próximos dias, sendo a subida mais expressiva registada nas terras altas da ilha da Madeira, onde se esperam valores entre 26 e 28°C nos dias 28 e 29. Na região do Funchal, a temperatura máxima deverá rondar os 28°C ao longo deste episódio de tempo quente. A temperatura mínima, na costa sul e na ilha do Porto Santo, não deverá ser inferior a 20°C, o que é designado como noites tropicais. Na costa norte e nas terras altas, a temperatura mínima deverá variar entre 14 e 18°C.
Adicionalmente, prevê-se a presença de poeiras em suspensão a partir da tarde de dia 28 na parte leste da ilha da Madeira e na ilha do Porto Santo.
Devido a esta situação, o IPMA poderá emitir avisos de tempo quente para o arquipélago nos próximos dias.
O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
André do Tempo recommends following real-time updates on digital platforms, including Facebook, Instagram, and TikTok. Explore our website and follow live satellite images, precipitation radar, and lightning detector (thunderstorms). You can also check the latest trends from weather models on the “Forecast Models” page available at andredotempo.pt. Stay updated with the main information from the Portuguese Institute for Sea and Atmosphere (IPMA) at ipma.pt.
Publicar comentário