Nova semana com vento forte, principalmente na quarta-feira, e temperaturas elevadas a partir de quinta
Neste início de semana, Portugal continental estará sob a influência de uma corrente de noroeste, responsável por transportar uma massa de ar mais fresco e húmido, especialmente para as regiões do litoral. Esta circulação favorecerá a presença de alguma nebulosidade e manterá as temperaturas dentro ou ligeiramente abaixo dos valores médios para a época, sobretudo nas regiões Norte e Centro.
Contudo, a partir de quinta-feira, prevê-se uma mudança significativa no padrão atmosférico, com a aproximação e instalação de uma massa de ar quente proveniente do Norte de África.


Está previsto um aumento significativo na intensidade do vento entre terça e quinta-feira, com um pico na quarta. Quarta-feira será o dia mais ventoso da semana, com rajadas de vento acima dos 80km/h a 90km/h, especialmente no litoral, nas terras altas e regiões montanhosas.
Vento forte no verão? É a nortada!
No verão, forma-se frequentemente o anticiclone dos Açores no Atlântico, a oeste de Portugal. Este sistema de alta pressão favorece a circulação de ventos de norte. Simultaneamente, o intenso aquecimento do interior da Península Ibérica origina uma depressão térmica, ou seja, uma zona de baixa pressão causada pelo calor. Esta diferença de pressão entre o oceano, onde predomina a alta pressão, e o interior, onde se estabelece a baixa pressão, cria um forte gradiente de pressão. Esse gradiente impulsiona o ar do norte para sul, dando origem a ventos persistentes e por vezes intensos junto à faixa costeira, fenómeno conhecido como nortada.
Aquecimento a partir de quinta-feira
Prevê-se uma subida gradual das temperaturas a partir de quinta-feira, sendo acentuada na sexta. Os termómetros vão voltar a subir aos 40ºC, sobretudo no interior Centro e Sul. A subida em latitude de uma massa de ar quente, dará origem a temperaturas elevadas até, pelo menos, ao início de agosto.

O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
André do Tempo recommends following real-time updates on digital platforms, including Facebook, Instagram, and TikTok. Explore our website and follow live satellite images, precipitation radar, and lightning detector (thunderstorms). You can also check the latest trends from weather models on the “Forecast Models” page available at andredotempo.pt. Stay updated with the main information from the Portuguese Institute for Sea and Atmosphere (IPMA) at ipma.pt.