Próximos dias vão ser quentes, com tempo seco e algum vento
A presença de uma massa de ar quente de origem continental está a provocar um novo período de tempo quente e seco em Portugal continental. Quanto tempo vai durar?

Ao longo deste fim de semana, será de esperar céu geralmente pouco nublado ou limpo e possibilidade de nevoeiro durante a noite e madrugada de sábado para domingo no litoral Oeste, Alentejano e Sagres. Os termómetros deverão registar valores de temperatura máxima na ordem dos 40ºC em alguns locais do Centro e Sul. Domingo será dia de descida da temperatura máxima no litoral Oeste.

Sábado: Prevê-se que a temperatura mínima seja de 13°C em Bragança e Leiria, 14°C na Guarda, 15°C em Aveiro e Viana do Castelo, 16°C em Braga e Vila Real, 17°C em Évora, Setúbal, Santarém e Coimbra, 19°C em Beja, Porto e Viseu, 20°C em Lisboa e Castelo Branco, 21°C em Faro e 24°C em Portalegre.
Quanto às temperaturas máximas, espera-se que atinjam os 27°C em Aveiro, 30°C na Guarda e Viana do Castelo, 31°C em Faro, 33°C em Bragança e Leiria, 34°C em Vila Real e Viseu, 35°C no Porto, Coimbra e Portalegre, 36°C em Setúbal, Castelo Branco e Braga, 38°C em Évora e Lisboa, 39°C em Beja e 40°C em Santarém. Peniche deverá atingir até 24ºC de temperatura máxima.
Domingo: Prevê-se que a temperatura mínima seja de 14°C em Leiria, 15°C em Braga, Aveiro e Bragança, 16°C em Viana do Castelo, 17°C em Setúbal, Santarém, Porto, Guarda, Vila Real e Viseu, 19°C em Évora, 20°C em Lisboa e Beja, 21°C em Faro, 22°C em Castelo Branco e 26°C em Portalegre.
Quanto às temperaturas máximas, espera-se que atinjam os 26°C em Aveiro, 28°C em Viana do Castelo, 29°C no Porto e Leiria, 31°C na Guarda e Faro, 32°C em Coimbra, 34°C em Bragança, 35°C em Vila Real e Viseu, 36°C em Braga, Setúbal, Santarém e Portalegre, 39°C em Beja e Évora, e 40°C em Castelo Branco, o valor mais elevado previsto para este domingo.
O vento, ao longo deste fim de semana, vai soprar em geral fraco a moderado, sendo por vezes forte na faixa costeira, terras altas e regiões montanhosas.

Comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera:
Após um fim de semana e início de semana com temperaturas inferiores ao normal para a época do ano no território do continente, tem-se verificado uma subida significativa da temperatura durante o dia de hoje, e que se prevê continuar amanhã, dia 25, mantendo-se com valores superiores à normal climatológica desta altura do ano nos dias seguintes. Esta subida de temperatura deve-se à intensificação de um anticiclone localizado sobre os Açores e o estabelecimento de uma crista associada a esse anticiclone que se estenderá até ao golfo da Biscaia, promovendo o transporte de uma massa de ar de origem continental (quente e seco) sobre a Península Ibérica.
A temperatura máxima deverá atingir valores acima de 30°C na generalidade do território do continente, podendo rondar os 40°C em alguns locais, nomeadamente do Alentejo, vale do Tejo e vale do Douro. Apenas alguns locais da faixa costeira ocidental poderão registar valores abaixo dos 30°C devido à contribuição da brisa marítima, que será por vezes moderada, em especial durante as tardes. A temperatura mínima também registará valores elevados, não descendo dos 20°C em algumas regiões, em particular no Sul, vale do Tejo e Beira Baixa.
No arquipélago da Madeira, a partir de dia 27, as temperaturas máximas deverão rondar os 30°C, em especial na vertente sul e nas regiões montanhosas. A temperatura mínima será próxima ou superior a 20°C em todo o arquipélago, com exceção das regiões montanhosas, onde deverá situar-se entre os 15 e os 20°C.
Salienta-se que este episódio de tempo quente será caracterizado essencialmente pela duração do mesmo, com elevada probabilidade de vir a ser registada uma onda de calor em algumas regiões do continente, não se prevendo, no entanto, atingir valores próximos a máximos absolutos registados noutras ocasiões. De momento, estão emitidos avisos de nível AMARELO de tempo quente na região Sul e vale do Tejo a iniciar amanhã, dia 25, estendendo-se a todos os distritos a partir de dia 26. Prevê-se, neste momento, que o tempo quente se prolongue pelo menos até final do mês do julho.
O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
André do Tempo recommends following real-time updates on digital platforms, including Facebook, Instagram, and TikTok. Explore our website and follow live satellite images, precipitation radar, and lightning detector (thunderstorms). You can also check the latest trends from weather models on the “Forecast Models” page available at andredotempo.pt. Stay updated with the main information from the Portuguese Institute for Sea and Atmosphere (IPMA) at ipma.pt.