Temperaturas vão disparar no fim de semana, com valores até 44ºC em algumas regiões do país
O tempo quente mantém-se de forma persistente em Portugal continental, sem a presença de ventos intensos e nevoeiros constantes.

O primeiro fim de semana de agosto será marcado por subida das temperaturas e tempo geralmente seco de Norte a Sul. A subida mais acentuada deverá ocorrer no domingo.
Sábado será um dia geralmente pouco nublado ou limpo, com ocorrência de nevoeiro no litoral, especialmente Centro, Oeste e Alentejano. Poderão ainda surgir trovoadas isoladas nas montanhas do Norte e Centro durante o período da tarde.

Prevê-se que a temperatura mínima seja de 15°C em Aveiro, 16°C em Setúbal, Leiria, Guarda, Bragança e Santarém, 17°C em Viana do Castelo, 18°C em Lisboa, Porto, Braga, Évora e Vila Real, 20°C em Viseu, 21°C em Faro, 22°C em Castelo Branco, Coimbra e Beja, e 24°C em Portalegre.
Quanto às temperaturas máximas, espera-se que atinjam os 25°C em Aveiro, 30°C em Viana do Castelo, 31°C em Faro, Porto e Guarda, 32°C em Coimbra, 33°C em Setúbal, 34°C em Lisboa e Leiria, 35°C em Viseu, Bragança e Santarém, 36°C em Évora, Vila Real e Portalegre, 37°C em Braga, 39°C em Beja e Castelo Branco.
Domingo vai ter aquecimento acentuado
Prevê-se que a temperatura mínima seja de 14°C em Leiria, 16°C em Aveiro, 17°C em Setúbal e Santarém, 18°C em Braga, Évora, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança, 19°C no Porto, 20°C em Lisboa e Beja, 21°C em Viseu, 22°C em Faro, 23°C em Castelo Branco, 18°C em Coimbra, e 29°C em Portalegre.
Quanto às temperaturas máximas, espera-se que atinjam os 26°C em Aveiro, 32°C em Faro, 33°C em Porto, Viana do Castelo e Leiria, 34°C em Guarda, 36°C em Coimbra, 37°C em Bragança e Vila Real, 38°C em Viseu, 39°C em Setúbal e Portalegre, 40°C em Lisboa e Braga, 41°C em Castelo Branco, e 42°C em Beja, Évora e Santarém.
O tempo deverá predominar quente e seco, com ocorrência de nevoeiro noturno e matinal no Oeste e litoral Alentejo.

Estamos em período de canícula – Sabe o que é?
Todos os anos, entre meados de julho e meados de agosto, Portugal Continental atravessa um dos períodos mais exigentes do ponto de vista climático: a canícula. Mas afinal, o que significa este termo e o que esperar desta fase do verão?
A canícula é o período mais quente e seco do ano. Em termos meteorológicos, corresponde a uma fase em que as temperaturas máximas são, em média, as mais elevadas do ano, com noites frequentemente quentes e risco acrescido de fenómenos como ondas de calor.
A canícula não é uma onda de calor, nem um evento excecional. É uma referência baseada em médias do passado que indicam quando, normalmente, faz mais calor em Portugal.
Este período, quase que uma estação do ano extra, dura até 15 de agosto.
O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
André do Tempo recommends following real-time updates on digital platforms, including Facebook, Instagram, and TikTok. Explore our website and follow live satellite images, precipitation radar, and lightning detector (thunderstorms). You can also check the latest trends from weather models on the “Forecast Models” page available at andredotempo.pt. Stay updated with the main information from the Portuguese Institute for Sea and Atmosphere (IPMA) at ipma.pt.