Nevoeiros regressam ao litoral de Portugal, mas tempo quente vai-se manter
Espera-se um aumento significativo dos níveis de humidade do ar durante os próximos dias no litoral de Norte a Sul de Portugal, sobretudo durante as noites e madrugadas.

Até ao final desta semana, perspetiva-se formação de nevoeiro e nuvens baixas no litoral do país, principalmente nos períodos das madrugadas e inícios de manhã. Prevê-se uma ligeira subida da temperatura máxima esta quinta-feira na Península de Setúbal, Sotavento Algarvio e no interior Norte e Centro.

Prevê-se que a temperatura mínima esta quinta-feira seja de 15°C em Braga e Viana do Castelo, 16°C em Setúbal, Leiria e Coimbra, 17°C em Faro, Beja, Santarém, Aveiro e Porto, 18°C em Lisboa, 19°C em Bragança, 20°C em Viseu e Vila Real, 21°C em Castelo Branco, 22°C na Guarda e 24°C em Portalegre.
Quanto às máximas, espera-se que atinjam os 24°C em Viana do Castelo, 25°C no Porto, 26°C em Aveiro, 27°C em Leiria, 29°C em Faro e Coimbra, 31°C em Lisboa, 32°C em Setúbal e Braga, 33°C na Guarda, 34°C em Santarém, 35°C em Portalegre, 36°C em Viseu, 37°C em Beja e Évora, 38°C em Vila Real e 39°C em Bragança e Castelo Branco.

Na sexta-feira, prevê-se que a temperatura mínima seja de 13°C em Viana do Castelo, 14°C em Braga, 15°C em Évora, Coimbra e Setúbal, 16°C em Lisboa, Porto, Aveiro, Leiria, Beja e Santarém, 17°C em Faro, 19°C em Viseu e Bragança, 20°C em Vila Real, 21°C em Guarda e Castelo Branco, e 22°C em Portalegre.
Quanto às máximas, espera-se que atinjam os 24°C em Viana do Castelo, 26°C em Aveiro e Porto, 29°C em Faro e Leiria, 30°C em Setúbal e Coimbra, 32°C em Lisboa e Braga, 33°C na Guarda, 35°C em Beja, Évora, Viseu, Portalegre e Santarém, e 39°C em Vila Real, Bragança e Castelo Branco.
Possível onda de calor a partir de domingo no Centro e Sul do país
De acordo com as atuais projeções dos modelos meteorológicos, será de esperar um novo aquecimento a partir de domingo, principalmente no Centro e Sul do país.

A atmosfera prepara-se para uma nova fase marcada por temperaturas elevadas e tempo seco. A responsável? A subida em dorsal do anticiclone, que irá favorecer a entrada de uma massa de ar quente sobre o território continental de Portugal. Esta subida deverá acontecer de forma mais acentuada a partir de domingo, afectando principalmente o Algarve, Alentejo e interior Centro e Sul.
Este tipo de configuração atmosférica é comum nos meses de verão, mas o reforço da dorsal e a intensidade da massa de ar quente podem fazer desta situação um episódio particularmente marcante.
O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
André do Tempo recommends following real-time updates on digital platforms, including Facebook, Instagram, and TikTok. Explore our website and follow live satellite images, precipitation radar, and lightning detector (thunderstorms). You can also check the latest trends from weather models on the “Forecast Models” page available at andredotempo.pt. Stay updated with the main information from the Portuguese Institute for Sea and Atmosphere (IPMA) at ipma.pt.


