Temperaturas disparam no início da semana e há possibilidade de trovoada na terça-feira
A chegada e o fortalecimento de uma massa de ar quente, resultarão numa subida das temperaturas em Portugal continental ao longo dos próximos dias.

Nesta segunda-feira, prevê-se que a temperatura mínima seja de 15°C em Viana do Castelo, Leiria e Setúbal, 16°C em Braga, 17°C em Aveiro, Porto e Coimbra, 18°C em Évora e Santarém, 19°C em Vila Real e Bragança, 20°C em Viseu, 21°C em Faro, Beja, Lisboa e Castelo Branco, 22°C na Guarda, e 27°C em Portalegre.
Quanto às temperaturas máximas, espera-se que atinjam os 25°C em Viana do Castelo, 26°C em Aveiro, 28°C no Porto, 33°C em Braga e Leiria, 34°C na Guarda, 35°C em Coimbra, 36°C em Faro, Vila Real e Viseu, 38°C em Bragança, Portalegre e Santarém, 39°C em Setúbal, 40°C em Lisboa, 41°C em Castelo Branco e 42°C em Évora e Beja.

Na terça-feira, prevê-se que a temperatura mínima seja de 13°C em Leiria, 16°C em Viana do Castelo, 17°C em Aveiro, Porto, Coimbra e Braga, 19°C em Bragança e Santarém, 20°C em Setúbal, 21°C em Évora e Vila Real, 22°C em Viseu, 23°C em Beja e Castelo Branco, 24°C em Lisboa e Guarda, 25°C em Faro e 30°C em Portalegre.
Quanto às temperaturas máximas, espera-se que atinjam os 28°C em Viana do Castelo, 30°C no Porto, 32°C em Aveiro e Guarda, 35°C em Braga, 36°C em Viseu, 37°C em Faro, Leiria, Vila Real e Bragança, 38°C em Coimbra e Portalegre, 40°C em Setúbal, 41°C em Lisboa e Castelo Branco, 43°C em Santarém e 44°C em Beja e Évora.

Terça-feira será possível a ocorrência de trovoadas isoladas, acompanhadas por aguaceiros pontuais, sobretudo nas regiões do interior.
As trovoadas derivadas do calor formam-se quando o sol aquece intensamente o solo, fazendo o ar junto à superfície subir rapidamente. Se o dia estiver quente e húmido, esse ar ascendente pode formar nuvens altas do tipo cumulonimbo, capazes de gerar aguaceiros intensos e trovoada. São fenómenos geralmente de curta duração e muito localizados, mais comuns ao fim da tarde ou início da noite, quando o calor acumulado do dia atinge o máximo. Apesar de passageiras, estas trovoadas podem trazer aguaceiros fortes, rajadas de vento e até granizo.
O André do Tempo recomenda: Entre as 11h e as 17h, período em que a radiação ultravioleta atinge valores muito elevados, deve evitar-se a exposição direta ao sol. É fundamental hidratar-se ao longo do dia, mesmo sem sentir sede, e privilegiar refeições leves e frescas. O uso de roupas claras e leves, chapéu, óculos de sol e protetor solar é altamente recomendado. Também se deve evitar a prática de atividades físicas intensas nas horas de maior calor e assegurar que as pessoas mais vulneráveis — como idosos que vivem sozinhos — estejam protegidas e devidamente hidratadas.

Está prevista uma descida generalizada das temperaturas a partir de quarta-feira, sendo mais acentuada nas regiões do litoral.
O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
André do Tempo recommends following real-time updates on digital platforms, including Facebook, Instagram, and TikTok. Explore our website and follow live satellite images, precipitation radar, and lightning detector (thunderstorms). You can also check the latest trends from weather models on the “Forecast Models” page available at andredotempo.pt. Stay updated with the main information from the Portuguese Institute for Sea and Atmosphere (IPMA) at ipma.pt.