Temperatura máxima volta a subir durante 3 dias – Domingo desce de novo
Prevê-se uma subida da temperatura máxima entre quinta-feira e sábado, com os termómetros a ultrapassarem os 35ºC em algumas regiões do país.

Nesta sexta-feira, a temperatura máxima deverá rondar os 35°C em Évora e Santarém, 34°C em Beja, Portalegre e Braga, 33°C em Castelo Branco, 32°C em Lisboa, Setúbal, Coimbra e Vila Real, 31°C em Viseu e Bragança, 29°C em Faro, Porto e Leiria, 28°C na Guarda e em Viana do Castelo, e 25°C em Aveiro.
Espera-se que a temperatura mínima seja de 19°C em Faro, Lisboa, Porto, Castelo Branco e Portalegre, 16°C em Setúbal, Santarém, Vila Real e Viseu, 15°C em Beja, Coimbra, Aveiro, Viana do Castelo e Braga, 14°C em Évora e Bragança, e 13°C em Leiria e Guarda.
No sábado, espera-se que a máxima atinja os 36°C em Évora e Castelo Branco, 35°C em Braga, 34°C em Beja, Santarém e Viseu, 33°C em Portalegre, Vila Real e Bragança, 32°C em Lisboa e Setúbal, 30°C em Coimbra e Guarda, 29°C em Leiria, 28°C em Faro e no Porto, e 26°C em Aveiro e Viana do Castelo.
Prevê-se que a temperatura mínima seja de 21°C em Portalegre e Castelo Branco, 20°C em Faro e Évora, 18°C em Lisboa e no Porto, 17°C em Beja, Santarém e Vila Real, 16°C em Coimbra, Guarda, Viseu e Aveiro, 15°C em Setúbal, Viana do Castelo e Braga, e 13°C em Leiria e Bragança.
Entre quinta-feira e sábado, o vento deverá continuar a intensificar-se nos períodos da tarde e da noite, em especial junto ao litoral, nas terras altas e nas regiões montanhosas, onde a exposição orográfica favorece rajadas mais frequentes. Apesar desta tendência de reforço, a sua intensidade deverá ser, em geral, inferior à que se verificou nos últimos dias, proporcionando um cenário mais estável em termos de desconforto provocado pelo vento. Ainda assim, em alguns locais mais expostos, poderão sentir-se rajadas moderadas a pontualmente fortes, particularmente ao final da tarde.

Perspetiva-se um aumento gradual de nebulosidade a partir do final do dia de sábado, começando pelas regiões do litoral e avançando depois para o interior ao longo da noite e madrugada. Esta evolução estará associada à aproximação de uma depressão atmosférica, que transporta consigo uma bolsa de ar frio em altitude. A presença deste sistema irá contribuir para uma alteração do padrão atmosférico, com reflexos na descida das temperaturas já a partir de domingo.

O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
André do Tempo recommends following real-time updates on digital platforms, including Facebook, Instagram, and TikTok. Explore our website and follow live satellite images, precipitation radar, and lightning detector (thunderstorms). You can also check the latest trends from weather models on the “Forecast Models” page available at andredotempo.pt. Stay updated with the main information from the Portuguese Institute for Sea and Atmosphere (IPMA) at ipma.pt.