Resumo da semana: Temperaturas vão subir com entrada de ar seco e poeiras a partir de quinta-feira
Nova semana, nova volta no carrossel: As temperaturas vão voltar a subir ao longo dos dias, e está prevista a entrada de uma vaga de poeiras e de ar seco vindo de sul. O verão está a despedir-se em grande!

Ao longo desta semana, perspetiva-se tempo geralmente seco e estável em Portugal continental. Os dias prometem um aquecimento gradual, no entanto, as noites continuarão com temperaturas geralmente abaixo da média no Norte e Centro.
Para segunda-feira, prevê-se que a temperatura mínima seja de 10°C em Bragança, 12°C em Vila Real, 13°C em Coimbra, Viseu, Braga e Viana do Castelo, 14°C na Guarda e Leiria, 15°C em Santarém e Porto, 16°C em Évora e Aveiro, 17°C em Beja, Setúbal e Lisboa, 18°C em Castelo Branco e 19°C em Portalegre, sendo de 21°C em Faro.
Quanto à temperatura máxima, espera-se que atinja os 36°C em Évora e Castelo Branco, 35°C em Beja, 33°C em Portalegre, 31°C em Santarém, 30°C em Bragança e Setúbal, 29°C em Lisboa e Faro, 28°C na Guarda, Vila Real e Viseu, 27°C em Braga, 25°C em Coimbra, 24°C em Leiria, e 23°C em Aveiro, Porto e Viana do Castelo.

Na terça-feira, o panorama é de nova subida da temperatura máxima mas descida da mínima, o que se traduz em tardes quentes mas com madrugadas frescas ou frias!
Prevê-se que a temperatura mínima seja de 9°C em Braga, 10°C em Bragança e Viana do Castelo, 11°C em Leiria e Vila Real, 12°C em Porto e Coimbra, 13°C em Évora, Santarém e Viseu, 14°C em Setúbal, Guarda e Aveiro, 16°C em Lisboa e Beja, 19°C em Portalegre e Castelo Branco, e 21°C em Faro.
Quanto às temperaturas máximas, espera-se que atinjam 38°C em Évora, 37°C em Beja, 36°C em Castelo Branco, 34°C em Santarém e Portalegre, 33°C em Setúbal e Viseu, 32°C em Lisboa, 31°C na Guarda, Braga, Vila Real e Bragança, 30°C em Faro, 28°C em Coimbra, 27°C em Leiria, 25°C no Porto, 24°C em Viana do Castelo e 22°C em Aveiro.

Apesar da massa de ar quente, as madrugadas vão arrefecer! Porquê?
Em setembro e em outubro, é comum termos dias quentes e noites frias, mesmo quando o ar que nos chega é quente. Isso acontece porque, embora a massa de ar quente eleve as temperaturas durante o dia, a intensidade e duração da radiação solar já não são as mesmas do verão.
O Sol está mais baixo no céu, os dias são mais curtos e, por isso, embora o solo e a atmosfera aqueçam o suficiente para termos dias quentes, há menos energia acumulada para manter o calor à noite. Durante a noite, o solo e o ar perdem rapidamente calor por radiação para o espaço, e se o ar for seco e as noites limpas, esse arrefecimento torna-se ainda mais intenso, levando a temperaturas noturnas bastante frescas.
Além disso, o solo em setembro já não está tão aquecido como nos meses de verão, o que diminui a quantidade de calor que pode ser libertada durante a noite. Assim, mesmo numa massa de ar quente, a diferença entre a curta duração do aquecimento diurno e a rápida perda de calor noturna cria esta situação de dias quentes e noites frias típica de setembro.
Entre quarta e quinta-feira vai dar entrada uma vaga de poeiras e ar seco vindo de sul
O fluxo de sul vai permitir a entrada de ar seco e quente vindo de sul a partir de quarta ou quinta-feira, e por isso, espera-se também uma nova vaga de poeiras vindas de África.

Este novo fluxo, que deverá durar pelo menos 4 a 5 dias, resultará em poeiras e alguma instabilidade nos níveis elevados da atmosfera. Não serão de descartar aguaceiros e trovoada pontuais, sobretudo no final da semana. Continuaremos atentos às próximas atualizações!
O André do Tempo sugere o acompanhamento em tempo real nas plataformas digitais, através do Facebook, Instagram e Tik Tok. Explore o nosso website e siga em tempo real as imagens de satélites atuais, radar de precipitação e detetor de descargas eléctricas (trovoada). Pode ainda consultar as atuais tendências dos modelos meteorológicos, na página “Modelos de previsão” inserida em andredotempo.pt. Acompanhe ainda as principais atualizações no Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em ipma.pt.
André do Tempo recommends following real-time updates on digital platforms, including Facebook, Instagram, and TikTok. Explore our website and follow live satellite images, precipitation radar, and lightning detector (thunderstorms). You can also check the latest trends from weather models on the “Forecast Models” page available at andredotempo.pt. Stay updated with the main information from the Portuguese Institute for Sea and Atmosphere (IPMA) at ipma.pt.